quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Record produz matéria em telejornal sobre demissões na Folha e ataca publicação

Por Franco Ahmad

Imagem Internet
A briga entre a TV Record e o jornal Folha de S.Paulo ganhou mais um capítulo. Na edição da última quarta-feira (23) do "Jornal da Record", uma reportagem de dois minutos repercute a "crise" que o jornal paulistano enfrenta, com sucessivas demissões e queda na circulação, conforme publicamos aqui e aqui.

Segundo a matéria, há uma década o jornal "vem caindo gradativamente em números de circulação". Em 2002, eram 350 mil exemplares diários e, em 2010, os números somavam 295 mil exemplares, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). De acordo com o noticiário, as "quedas acarretaram em dificuldades financeiras que obrigaram a empresa a demitir profissionais da redação".

Desde o início do ano até outubro foram 58 demissões de funcionários e, recentemente, a empresa anunciou mais 40 demissões, contingente que representa 10% da redação, "sem nenhuma negociação com o sindicato", aponta o "Jornal da Record".

Na matéria, o repórter Ogg Ibrahim afirma que a "crise compromete a credibilidade e a qualidade da informação do jornal". Consultado pela equipe da TV Record, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Luís Augusto Camargo, o Guto, disse que o leitor nota a "crise refletida na qualidade". "O que o leitor percebe? Ele não sabe quantas pessoas estão trabalhando lá, mas percebe o resultado; se a qualidade do jornal melhorou ou piorou". Segundo o sindicato, a Folha é o terceiro jornal que mais demite, hoje, no país.

Na última quarta-feira (23), o R7, site de notícias de Record, também publicou matéria, na qual utilizava falas da direção do Sindicato para repercutir as demissões e "atacar" o jornal.

Assista ao vídeo da reportagem:



Record e
Folha de S.Paulo travam um embate público desde a veiculação de reportagens pelo jornal, que mostravam a evolução do patrimônio da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), proprietária da emissora, desde a sua fundação. A jornalista Elvira Lobato, autora da matéria, recebeu o prêmio Esso, em 2008, com "A Universal chega aos 30 anos com império empresarial", que denunciou o enriquecimento dos membros da IURD. Elvira integra o quadro de profissionais da Folha que foram desligados nos últimos dias.

A briga entre as duas mídias está esquentando e até a TV Globo já foi citada na troca de acusações entre as duas, em outras ocasiões..

Nenhum comentário: