quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bombeiro confirma uma morte em deslizamento em SP


Por Rodrigo Cavalcante
Eq. Fatos e versões

Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima, a obra era realizada por uma empreiteira contratada pela Prefeitura. Uma retroescavadeira que estava no alto do morro caiu causando o deslizamento, de acordo com Paca de Lima.
Cães farejadores auxiliavam no trabalho de buscas. Segundo as famílias que moram na região, seis crianças ficaram soterradas.

Deslizamento na Zona Sul de SP (Foto: Editoria de Arte/G1)

Retroescavadeira caiu causando deslizamento, segundo Defesa Civil.
Acidente aconteceu no limite entre São Paulo e Diadema.
Pelo menos uma pessoa morreu em um deslizamento ocorrido no final da manhã desta quinta-feira (7) na Rua da Saúde, na região de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, segundo os bombeiros. No local, era realizada uma obra de urbanização da Prefeitura. O local fica próximo da Avenida Alda, no limite com Diadema, no ABC.
Segundo o coronel Roberto Rensi, que comanda a operação do Corpo de Bombeiros, três pessoas foram resgatadas - duas delas com ferimentos leves.  Por volta das 14h10,  Rensi informou quatro vítimas: além de duas mulheres com ferimentos leves, uma mulher de 18 anos, que pode estar grávida, e uma criança de três anos, desaparecida. O Corpo de Bombeiros não sabe dizer se outras vítimas foram resgatadas por moradores ou outros serviços de emergência.

"Estamos concentrando os esforços neste momento para localizar a criança para só depois fazer uma busca por eventuais novas vítimas no terreno. Os familiares que procuraram os bombeiros não trouxeram informações de outras vítimas", disse o coronel.

No local, havia 23 carros da corporação  por volta das 14h10. No total, 65 homens trabalhavam no resgate, alguns deles em cima do morro observando a movimentação da terra.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 11 equipes foram mandadas para o local. A Defesa Civil também deslocou uma equipe para ajudar no resgate. Até as 12h20, as causas do desabamento eram desconhecidas. No horário, três helicópteros Águia, da Polícia Militar, estavam no local – dois auxiliavam no socorro às vítimas e o outro realizava imagens do soterramento.
A obra de urbanização era realizada há cerca de um ano e meio e a Prefeitura já havia iniciado a retirada de famílias do local. Por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros informou que quatro casas foram atingidas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Professora Amanda Gurgel Recusa Prêmio

Por Franco
Equipe fatos e versões


Por que não aceitei o prêmio do PNBE


Oi,

Nesta segunda, o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE) vai entregar o prêmio “Brasileiros de Valor 2011″. O júri me escolheu, mas, depois de analisar um pouco, decidi recusar o prêmio.


Mandei essa carta aí embaixo para a organização, agradecendo e expondo os motivos pelos quais não iria receber a premiação. Minha luta é outra.


Espero que a carta sirva para debatermos a privatização do ensino e o papel de organizações e campanhas que se dizem “amigas da escola”.

Amanda


Natal, 02 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,

Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.


Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.


A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.


Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas “organizações da sociedade civil de interesse público” (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.


Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.


Saudações,
Professora Amanda Gurgel

Fonte: Blog da Amada Gurgel

PM's São presos no RN por Roubar combustível

Por Rodrigo Cavalcante
Eq. Fatos e Versões


Pelo menos 12 policiais militares do Rio Grande do Norte, entre eles um tenente coronel e um major, foram presos nesta segunda-feira durante uma operação conjunta entre o Ministério Público do estado e a própria Polícia Militar. Os detidos foram flagrados desviando combustível de carros oficiais. Eles também são acusados de oferecerem serviço de escolta 24 horas a empresários do estado.

Pms foram flagrados roubando combustível de viaturas - Foto Reprodução de vídeo feito pelo Ministério Público/Globonews TV

O Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Militar cumpriram 15 mandados de prisão expedidos pela Justiça potiguar nas cidades de Assu, Pendências, Paraú, Mossoró e em Natal nesta segunda-feira.
Segundo informações do MPE, a operação, chamada de Batalhão Mall, também prendeu três empresários suspeitos de corrupção nas cidades e que teriam contratado os serviços oferecidos pelos PMs. Segundo o MP, os PMs acompanhavam os 'clientes' a bancos e casas lotéricas. Participaram da operação mais de 80 homens e 11 promotores de Justiça. As investigações duraram nove meses e foram feitas imagens dos PMs retirando o combustível das viaturas oficiais
De acordo com o MPE, foram cometidos crimes de corrupção ativa, passiva e peculato contra a administração pública militar. São investigadas as práticas de venda de escolta de transporte de valores e de vigilância 24 horas, tudo com o uso de viaturas, estrutura da PM e de policiais em serviço.

Fonte: O Globo


Rivaldo avisa críticos no Verdão: "As vaias não me abalam"


Por Robson Araújo
Eq. fatos e versões

Em praticamente um ano com a camisa do Palmeiras, Rivaldo atuou apenas uma vez como volante, a posição de origem. Ao aceitar a função de lateral esquerdo, o atleta pagou um preço caro: virou um dos alvos de crítica da torcida. Mas a ira dos fãs do Verdão não mudam o tom de voz pacato do atleta.
"As vaias não me abalam, entram por aqui e saem por aqui", disse o jogador na tarde desta segunda-feira, apontando para os dois ouvidos.

Na pressão vivida no Palestra Itália, Rivaldo se apega ao apoio recebido do técnico Luiz Felipe Scolari. Sempre que cumpre a função tática, o jogador é elogiado pelo treinador. "Ele me dá os parabéns quando faço o que pede", confirmou.
O torcedor do Palmeiras sonha, contudo, com um lateral esquerdo mais efetivo no apoio. Rivaldo diz que chega pouco à linha de fundo até por determinação de Felipão, que prioriza o avanço de Cicinho pela direita.

"Sou tranquilo, faço o que Felipão me manda, se a torcida não gosta... Não sou de apoiar, faço o terceiro zagueiro, mas torcida parece que não entende", lastimou.
Dentro de campo, Rivaldo consegue sentir quando não está agradando, principalmente nas partidas realizadas na capital paulista, com maioria alviverde nas arquibancadas. "Dá para perceber as vaias no momento em que erro, mas prefiro não colocar isso em mente. Lá atrás, não sou de driblar muito, procuro jogar fácil", disse.

Na quinta-feira, Rivaldo retoma a posição de titular do Palmeiras no confronto contra o América-MG, já que Gabriel Silva foi liberado para servir a seleção brasileira sub-20 e pode perder até 11 jogos do Campeonato Brasileiro. Para a diretoria alviverde, a ordem ainda é buscar mais um lateral esquerdo no mercado para completar o grupo.

Smartphone se populariza com preço baixo


Por Franco
Eq fatos e versões

A mistura de preços mais baixos com a curiosidade por novas tecnologias fez com que o smartphone se tornasse objeto de desejo dos consumidores brasileiros. Hoje, existem opções de aparelhos em torno de R$ 400.
Com isso, o consumidor encontra nos aparelhos adquiridos funcionalidades antes impensadas para a sua rotina, como conexão 3G, bluetooth e acesso à caixa de e-mail.
"As empresas estão focando em novas estratégias. Elas perceberam que não dá mais para trabalhar com altos preços e pouca variedade", diz André Torretta, sócio-diretor de A Ponte Estratégia.

O "mico" autoritário de José Serra


Por Franco
Eq. Fatos e versoes

José Serra publica uma nota em seu blog, ontem, dizendo que o documento do Conselho Político que, depois, viu-se que não era do Conselho, mas dele, Serra, nunca foi documento do Conselho Político.
Foi um “mico” fenomenal. E revelador do autoritarismo de Serra, que pretendeu, nele, acusar Dilma de autoritária. Serra se sentiu “dono” do Conselho e disparou o documento grosseiro. Foi preciso a chiação do resto do tucanato para lembra-lo de que o cargo que ocupa é decorativo e “de consolação”.
Quem tratou muito bem disso foi o jornalista Nirlando Beirão, do R7:
“Por conta própria, sem consultar os companheiros de partido (quase escrevi amigos, mas Serra não os tem), ele lançou uma espécie de manifesto atacando duramente não só o governo, mas a própria Dilma. “Incompetente” e “autoritária” foram duas das palavras que pularam do texto borbulhante de ressentimento e deselegância.
O PSDB, responsável, desautorizou o texto. Como vocês já leram no Balaio do Kotscho, atribuiu a diatribe ao Serra, só a ele – o qual, depois de derrotado na convenção nacional pelas alas Aécio Neves e Geraldo Alckmin, tenta buscar algum espaço a bordo de um imaginário Conselho Político do PSDB.
Serra tem a pretensão de ditar as diretrizes doutrinárias da oposição. Mas ele não tem programa nenhum. Aliás, tem, sim. Uma agenda rigorosamente pessoal, solitária. Quer ser presidente da República, e ponto final. Mas a esta altura fica dizendo convencer até a Soninha Francine.

Tijolaço

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Padre será testemunha de casal gay em processo contra doceria

Por Rodrigo Cavalcante
Eq. Fatos e versões

Um padre irá testemunhar em favor de um casal homossexual que move processo por homofobia contra a doceria Ofner
O gerente de vendas Lucio Serrano e seu namorado afirmam que foram repreendidos por um segurança após trocar carinhos em uma loja da rede nos Jardins, em 2010, e levaram o caso à Justiça.
Chamaram o pároco Carlos Alberto, da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, que frequentam no Planalto Paulista, pra falar sobre sua "boa conduta".
O casal afirma que, ao se abraçar, um segurança da empresa teria dito que "isso aqui é lugar de família" e que "dois homens se pegando é coisa de bicha".
Na época, a Ofner repudiou a conduta do segurança e disse que é inaceitável que se questione qualquer comportamento de seus clientes. A empresa disse ainda que o segurança teria repreendido o casal para atender a reclamações de outros fregueses.

Relembre os personagens gays que fizeram sucesso na TV

A evolução dos personagens homossexuais nas novelas brasileiras
Por Flavia Mello
Eq. Fatos e versões

Exibida às 21h na Rede Globo, a novela "Insensato Coração" vem fazendo um trabalho revolucionário, denunciando a homofobia social e defendendo os personagens gays da trama.

Eles não são poucos: cinco personagens homossexuais fazem parte da história, e mais um entra no ar em breve. Com esse time, os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares buscam abordar um assunto que ainda é tabu, e tentam destruir o preconceito reinante.

Desde o início da novela, os espectadores vêm assistindo às peripécias de Eduardo (Rodrigo Andrade), que começa a se envolver afetivamente com o professor Hugo (Marcos Damigo), além de conviver com Xicão (Wendel Bendelack) e Nelson (Edson Fieschi). Sem falar no alucinado Roni (Leonardo Miggiorin), o assistente e melhor amigo de Natalie (
Deborah Secco).


Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior
Leonardo Miggiorin como Roni, o assistente de Natalie (Deborah Secco) em "Insensato Coração"

Nas próximas semanas, o ator Miguel Roncato, que interpretou Alfredo na novela "Passione", entra na história em rápida passagem. Seu personagem será assassinado por jovens playboys cariocas, apenas por ser gay. Com isso, os autores pretendem escancarar ainda mais o problema da homofobia, representado nas falas do preconceituoso Kléber (Cássio Gabus Mendes). E até Rony quase foi vítima: no capítulo dessa sexta-feira (01), ele foi perseguido por homofóbicos, mas escapou ileso.

No Passado


Foto: Reprodução
Buza Ferraz, Bete Mendes e Ziembinski no clássico "O Rebu", de 1975

Mas nem sempre a TV se esforçou para diminuir preconceitos. No passado, os personagens gays apareciam de forma nem sempre louvável. Muitas vezes, eram mostrados como tipos de caráter duvidoso, cujas sexualidades eram vistas como algo doentio, ou usados para fazer humor.

No primeiro caso, pode ser incluída "O Rebu", novela exibida pela Globo em 1975 no horário das 22h. O milionário Conrad Mahler (Ziembinski) tinha um caso obscuro e meio marginal com o garotão Cauê (Buza Ferraz). Mahler termina matando Sílvia (Bete Mendes), por ciúmes do namoro dela com o rapaz.


Foto: TV Globo/Eduardo Nadar
Seu Peru (Orlando Drummond), veterano dos programas de humor

No departamento do humor, inúmeros programas da TV sempre mostraram personagens afetados, coloridos e escandalosos, estereotipando os gays. O mais famoso é o Seu Peru (Orlando Drummond), da "Escolinha do Professor Raimundo". Mas houve também a clássica Vera Verão, de "A Praça é Nossa", interpretada pelo já falecido Jorge Lafond. Tais personagens viviam disparando frases de duplo sentido, e estavam sempre interessados em sexo.

Nas novelas, os gays muitas vezes eram mordomos afetados. Os principais: Everaldo (Renato Pedrosa) em "Dancin' Days" (1978), Eugênio (Sérgio Mamberti) em "Vale Tudo" (1988) e Jacinto (Cláudio Curi) em "Roda de Fogo" (1986) - Jacinto tinha um caso repleto de lances sadomasoquistas com seu patrão, Mário Liberato (Cecil Thiré).


Foto: Reprodução
Eugênio (Sérgio Mamberti), o mordomo de Helena (Renata Sorrah) em "Vale Tudo"
Mas se "Vale Tudo" tinha o caricato Eugênio, havia também na novela o casal de mulheres Cecília (Lala Deheizelin) e Laís (Cristina Prochaska). Cecília acabou morrendo, mas Laís encontrou um novo amor: Marília (Bia Seidl). E o principal autor de "Vale Tudo" (atualmente em reprise no Canal Viva), não por acaso, era Gilberto Braga.

Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Sílvio de Abreu

Gilberto acabou se especializando em criar personagens gays. Praticamente em todas as suas obras existem representantes da comunidade. Mas além dos mordomos Everaldo e Eugênio, ele também escreveu gays mais discretos.

O primeiro deles foi Inácio (Dennis Carvalho), de "Brilhante" (1981). Atormentado pela repressão da mãe (Fernanda Montenegro), Inácio se envolveu com o personagem de João Paulo Adour, foi obrigado a se casar com Leonor (Renata Sorrah), mas terminou ao lado de um novo namorado (Buza Ferraz, novamente).

Em "Paraíso Tropical" (2007), Gilberto investiu em um casal gay bem-sucedido e discreto. Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) eram executivos que viviam juntos e não tinham nenhum problema de ordem sexual. E todo o círculo social e profissional do casal aceitava com bons olhos o romance.

Outros autores preocupados em abordar o tema: Sílvio de Abreu e Aguinaldo Silva. Aguinaldo criou Bernardinho (Thiago Mendonça), o simpático carnavalesco de "Duas Caras" (2007), que viveu abertamente suas paixões, e terminou ao lado de Carlão (Lugui Palhares).


Foto: TV Globo
Thiago Mendonça e Lugui Palhares em "Duas Caras"
Aguinaldo também criou, em "Suave Veneno" (1999), o guru gay Uálber (Diogo Vilela), sempre assessorado por Edilberto (Luís Carlos Tourinho). Os personagens receberam críticas de militantes gays, pois estariam reforçando estereótipos de que os gays seriam "afeminados".

Sílvio de Abreu foi pioneiro ao colocar, de forma aberta, um jovem casal gay em "A Próxima Vítima" (1995). Os hoje clássicos Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes). Apesar de um episódio negativo - o ator André Gonçalves foi agredido no banheiro de uma boate carioca, por causa do personagem -, os dois tiveram boa aceitação pública e terminaram juntos.

O mesmo não aconteceu com a próxima iniciativa de Sílvio no assunto. O casal Leila (Sílvia Pfeiffer) e Rafaela (Christiane Torloni), lésbicas bonitas, ricas e bem-sucedidas, foram rejeitadas nas pesquisas de opinião. E terminaram indo pelos ares na explosão do shopping que dava cenário à novela "Torre de Babel" (1998).

Primeiro as damas


Foto: Divulgação/SBT
Luciana Vendramini e Giselle Tigre: o beijo pioneiro de "Amor & Revolução"


Apesar do trauma de "Torre de Babel", as mulheres acabaram avançando mais no quesito da aceitação popular. E assim, os casais Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) de "Mulheres Apaixonadas" (2003), e Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) de "Senhora do Destino" (2004), tiveram sucesso.

Todas essas personagens lésbicas eram retratadas de forma sutil, com muita feminilidade e modernidade - fugindo dos esterótipos de mulheres masculinizadas, que vigorava no passado. O resultado desembocou no primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira: Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) em "Amor & Revolução", no ar no SBT.

Beijo Gay Masculino


Foto: TV Globo
Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em "América": o quase-beijo mais famoso da TV


Enquanto as mulheres conseguiram se beijar, os homens continuam aguardando a vez. Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), o casal country de "América" (2005), terminaram juntos, mas sem beijo. O mesmo ocorreu com Julinho (André Arteche) e Thales (Armando Babaioff) na recente "Tititi" (2010).

Mas, independente do tão aguardado beijo, o fato é que os gays masculinos na TV mudaram muito e hoje são mostrados com naturalidade, como pessoas comuns - e conquistando a confiança do público e de alguns personagens conservadores das tramas. Como foi o caso de Julinho: o cabeleireiro cativou a rígida Bruna (Giulia Gam), mãe de seu falecido namorado, Osmar (Gustavo Leão), e conseguiu mudar a mentalidade da sofrida personagem - a ponto de ela passar a considerar o rapaz como o filho que perdera.


Foto: Alex Carvalho/TV Globo
André Arteche, o Julinho de "Tititi"


Apesar de tanto avanço, ainda aparecem nas novelas certos gays que preferem mudar de rumo. Orlandinho (Iran Malfitano), de "A Favorita" (2008), era gay, mas terminou se casando com a amiga Mariazinha (Deborah Secco).

Politicamente Correto x Incorreto


Foto: TV Globo/Divulgação
André Gonçalves como Áureo, o gay exuberante de "Morde & Assopra"


Diante desse cenário, abriu-se novamente a possibilidade de personagens gays não tão "bonzinhos" ou politicamente corretos. Assim, Aguinaldo Silva criou Carlo (Pierre Baitelli), um "gay do mal", na minissérie "Cinquentinha" (2009). Carlo voltou ao vídeo na atual "Lara com Z". Também retornaram os gays espalhafatosos, como o Áureo (André Gonçalves, intérprete do pioneiro Sandrinho), que está no ar às 19h, em "Morde & Assopra".

Já os programas de humor continuam na mesma linha do passado. O milenar "Zorra Total", no ar desde 1999, já teve o Alfredinho (Lúcio Mauro Filho), cujo comportamento envergonhava o pai (Jorge Dória), e hoje investe em Valéria, ex-Valdemar (Rodrigo Sant'anna), cujo bordão é "Ai, como eu tô bandida!". Uma volta ao passado?


Foto: TV Globo
Carlo (Pierre Baitelli), o "gay malvado" de "Cinquentinha" e "Lara com Z"


Na linha dos gays ambíguos, volta ao ar Felipe Cerqueira. Criado por Janete Clair na novela "O Astro" (1978), Felipe foi interpretado por Edwin Luisi e era um personagem conturbado: problemático, viciado em drogas e bissexual, namorava Clô (Tereza Rachel) e acabou matando o marido dela, Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), ajudado pelo amigo Henri (José Carlos Rodi).


Foto: AgNews
Henri Castelli e João Baldasserini no remake de "O Astro"

"O Astro" ganhou remake, que estreia no próximo dia 12 de julho. E nele, Felipe volta na pele de Henri Castelli - e continua "perigoso". Se na primeira versão da novela a sexualidade de Felipe era misteriosa, na atual ele de fato mantém um caso com o cabeleireiro Henri (João Baldasserini) - as primeiras fotos da dupla foram divulgadas há algum tempo -, e se envolverá com a Clô da vez: Regina Duarte. Resta saber se ele continuará sendo o assassino de Salomão.

Na dúvida, "Insensato Coração" continua em sua cruzada quixotesca para retratar os gays de forma atual, moderna e livre de preconceitos, levando ao ar um texto corajoso e humanista - e esperando que a mensagem seja entendida pelo grande público.


Foto: TV Globo
Marcos Damigo e Rodrigo Andrade: Hugo e Eduardo, representantes gays em "Insensato Coração"
Fonte: Babado

domingo, 3 de julho de 2011

Defesa do São Paulo busca melhora psicológica para se reencontrar



Por Rodrico cavalcante
Eq. Fatos e vesões

Como é possível a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com um gol sofrido nos cinco primeiros jogos, sofrer sete nas duas últimas partidas? Xandão, que aos 23 anos passa a ser um dos zagueiros mais experientes do elenco, não sabe explicar. O que pode comprovar o principal problema detectado por Paulo César Carpegiani para a pane são-paulina: o fator psicológico.

"Tivemos derrotas muito ruins. Precisamos sair desta situação no aspecto psicológico para buscar os resultados", apontou o técnico, que vê até avitória por 2 a 0 do Botafogo na quarta-feira, no Morumbi, como consequência do maior baque do time neste Brasileiro até então: os 5 a 0 impostos pelo Corinthians no último domingo.
As reações ao histórico tropeço no clássico ainda atingem Xandão, que agora só tem Rhodolfo, de 24 anos, como zagueiro mais velho que ele no clube. "É complicado achar uma explicação. De repente, uma defesa considerada a melhor do campeonato toma cinco gols em um clássico e depois perde em casa", relata o defensor, logo concordando com o chefe.
"O jogo contra o Corinthians é difícil de tentar explicar. Foi desastroso, uma catástrofe, ninguém imaginava. Não conseguimos nos recuperar a tempo para a reabilitação contra o Botafogo. O fator psicológico pode ter pesado bastante", apontou Xandão.
O principal alento na esperança da retomada da retaguarda tricolor é o retorno de Xandão, fora desde a segunda rodada por conta de um estiramento muscular na coxa esquerda. Além dele, os volantes Wellington e Carlinhos Paraíba, suspensos contra o Botafogo, também devem entrar em campo na próxima quarta-feira, contra o Engenhão.
Novidades que injetam otimismo em Xandão. "É difícil um time conseguir emplacar cinco vitórias consecutivas. Mas é mais difícil ainda perder cinco vezes seguidas, ainda mais em um clube do tamanho do São Paulo. Em breve, vamos voltar a ter os resultados a nosso favor", apostou o zagueiro.

A revista Veja: sempre idiota

Por Franco
Eq Fatos e versões
 
 
 
 
Você que está lendo este blog, diga a verdade. Conhece alguma publicação mais fascista e mais demente do que a Veja?

O ódio contra tudo o que é diferente dela chega a dar medo. Já imaginou por exemplo, alguns de seus colunistas no poder? Cassariam o mandato dos congressistas progressitas. Instituiriam o racismo como matéria corrente nas escolas dos brancos de olhos azuis, e acabariam com o Bolsa Família mas instituiriam no lugar, o bolsa Louis Vuitton, para as dondocas do Higienópolis.

O Brasil deixaria de ter escolas públicas e o SUS que já não é grande coisa, seria extinto. Privatizariam cadeias onde o adminstrador ganha por preso (o que aumentaria o número de pobres que "sumiriam" da noite para o dia) e entregariam a Petrobrás para os amigos da Exxon em troca de tapinhas nas costas e de convites para jantar na casa dos manda-chuvas. 

FHC teria um busto em Brasília e cartazes espalhados pelo país tal qual a China de Mao Tsé e a União Soviética de Stalin. O Brasil, que conseguiu nos últimos anos sair da décima quinta* posição na economia mundial, indo para a sétima, cairia novamente, mas desta vez, para a vigésima oitava, já que todos os ativos do país seriam repassados aos coleguinhas de pilantragem. Estrangeiros, claro.

O Brasil viraria finalmente, uma filial de Miami, onde as madames desfilariam suas grifes sem o menor pudor de serem consideradas cafonas e os homens apostariam no cassino do prostíbulo nacional, feito nos morros acima das favelas, onde estariam expostas as meninas pobres, famintas e sem chance na vida.

Dito isso, leio na manchete insossa do folhetim da Abril que o "ditador" Hugo Chávez, isso, que o "ditador" Hugo Chávez, aquilo.

E até onde me lembro, Chávez cumpre mandatos constitucionais, eleitos pelo povo em eleições limpas atestadas inclusive pelo ex-Presidente americano Jimmy Carter, com seu instituto, que circunda o planeta em busca de democracias.

Tento entender o que seria para a Veja, um ditador, já que uma pessoa que é eleita pelo povo merece esse título. Ora, podemos nós gostar ou não de Chávez, mas dizer que ele é ditador é muita canalhice. Um homem que instituiu o referendo a cada dois anos com o poder de mandar embora qualquer mandatário, inclusive ele, não pode ser assim, achincalhado.

Mas pela lógica da Veja, pode.  Até porque Veja chamou Lula de ditador. E eu tô tentando saber até o hoje em quais calos da Editora Abril o Lula pisou, pra merecer essa honraria.

Veja é burra e tem má intenção. É um desserviço para a democracia no mundo porque desinforma. Enquanto tanta gente tenta transformar o planeta num lugar melhor pra se viver, a Editora Abril tenta de todas as formas virar tudo no baixo meretrício para que os amigos do rei (só eles) se refestelem de ganhar dinheiro.

O papel e a tela do computador aceitam tudo. É nisso que se fia gente como os editores de Veja. Mas pensam que todo mundo ainda é imbecil ao ponto de não questionar nada do que está escrito em suas horrendas publicações.

* Para quem não lembra, FHC assumiu o país na oitava posição da economia mundial. Entregou na décima quinta. Mesmo assim a tucanada insiste em dizer que ele salvou a economia brasileira.