sábado, 24 de março de 2012

Ratos abandonam navio Demóstenes (DEM)


por Eduardo Guimarães, no blog da Cidadania

Há anos que Demóstenes “30%” Torres vem sendo cultuado pela mídia, apesar de as suas relações perigosas com o crime organizado de Goiás serem do conhecimento até da Procuradoria-Geral da República e de toda a grande imprensa desde 2009.

Sempre foi enorme o prestígio de Demóstenes entre os mais bravios pit-bulls da imprensa golpista, que, depois de a porta ter sido arrombada, assumem ares de isenção ao divulgarem o que já não haveria mais como esconder.

O simbolismo que as relações escandalosas do senador do DEM de Goiás com o crime organizado encerram, é arrasador. Não houve dia, na última década, em que ele não aparecesse em destaque na Globo, na Veja, na Folha ou no Estadão acusando adversários ou sendo incensado.

Figurinha fácil nos blogs de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes ou Ricardo Noblat, entre outros, era sempre usado para atacar “a corrupção do PT” ou as cotas étnicas nas universidades, das quais, ao lado do sociólogo Demétrio Magnoli, é considerado o maior carrasco.

Agora, todo mundo acordou. Sabendo que a bomba estava para estourar, Globos, Folhas, Vejas, Estadões e seus blogueiros amestrados tiveram que expor o seu ex-darling  em seus noticiários.

Até o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sempre pronto a abrir investigações contra membros do governo do PT, só agora anuncia que pedirá abertura de inquérito ao STF. Por que não fez isso em 2009? Diz que aguardava o “resultado de outra investigação”…

Desde 2009?!! Não é muito tempo, senhor procurador-geral da República?

Por que só agora Veja, Folha, Estadão, Globo e seus blogueiros amestrados decidiram noticiar as “aventuras” de Demóstenes? Porque só agora a bomba estourou, ora.

Aliás, a postura laudatória a Demóstenes adotada até por seus adversários no Senado, inicialmente, mostra que o homem deve ser um arquivo vivo. Apesar de ter sido abandonado pela mídia, portanto, o mais provável é que seu caso seja abafado.

Pelo Twitter, o senador Demóstenes Torres (DEM) clama por Justiça... e até agora não pediu desculpas. Melancólico


247 – O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que também passou a ser chamado de senador Cachoeira (leia mais aqui), é um homem só. Tal qual um palito de fósforo queimado, foi abandonado pelos aliados de outrora. De uma só vez, mereceu reportagens no Globo, no Jornal Nacional e até mesmo no blog de Reinaldo Azevedo. E decidiu reaparecer no Twitter. Não para pedir desculpas ao povo de Goiás e do Brasil. Mas para clamar por Justiça, agora que sente na pele a mesma dor que causou a seus inimigos com a sua lança justiceira. Eis o que ele postou no Twitter:

1. De todos os absurdos publicados contra mim, os mais absurdos estão no site da Carta Capital. Os informantes da revista estão enganados.

2. Não faço parte nem compactuo com qualquer esquema ilícito, não integro organização ilegal nem componho algo do gênero.

3. Desminto essas inverdades em respeito a minha família, aos meus amigos, às minhas colegas e meus colegas senadores, a Goiás e ao Brasil.

4. O sofrimento provocado pelos seguidos ataques a minha honra são difíceis de suportar, mas me amparo em Deus e na certeza de minha inocência.

5. As injúrias, as calúnias e as difamações minam a resistência até de quem nada teme, mas permaneço firme na fé de que a verdade triunfará.

6. Dói enfrentar o olhar sofrido de familiares torcendo para o tormento passar logo. Mas as inverdades chegam açodadas; a reparação, lentamente.

7. Para tripudiar sobre mim e o mandato que o povo me confiou, desrespeitam os mais elementares princípios constitucionais.

8. A tudo suporto porque nada fiz para envergonhar meu partido, o Senado, Goiás e o Brasil. Essa é a verdade, que, ao final, triunfará.

E então? Que tal, caro leitor? Que tal, eleitor?

sexta-feira, 23 de março de 2012

Prévias do PSDB atormentam Serra


Ilustração deste Blog
Por Altamiro Borges, no seu blog

Neste domingo (25), o PSDB realiza as prévias para definir seu candidato às eleições para a prefeitura da capital paulista. Como já desabafaram alguns filiados tucanos, a iniciativa virou uma “palhaçada”. Dos quatro pré-candidatos, dois se retiraram da disputa, cumprindo o papel de “flanelinhas”, e outros dois foram humilhados por José Serra, que não topou sequer participar de debates.



Disque-carona e churrasco

Preocupados com o fiasco das prévias, lideranças tucanas oferecem carona e churrasco para os filiados, segundo revelou a Folha numa pequena nota. “Apoiador declarado do ex-governador José Serra, Evandro Losacco, ex-presidente do diretório de Cursino (zona sul) distribuiu cartas chamando filiados. Ele encerra o texto divulgando um telefone, caso o militante ‘precise de carona’”.

Já o diretório de Vila Jacuí (zona leste) organizou um churrasco, “sem custos para o caixa oficial do partido”, garante a Folha. “A criação desse tipo de atrativo é estimulada pelas campanhas dos pré-candidatos. Como o voto não é obrigatório, fazer com que os apoiadores saiam de casa para ir às urnas é considerado um fator decisivo para o resultado da disputa interna”.

Desencantos e disputas internas

Todo este esforço para mobilizar os filiados, num partido que sempre foi comandado por caciques e não tem tradição de eleições internas, não garante dias de sono tranquilo para o notívago José Serra. É quase certo que ele vencerá a prévia, apesar dos esperneios de José Aníbal e Ricardo Trípoli. Ele conta com o apoio da máquina partidária e possui maior visibilidade no interior do PSDB.

Mas nada garante que sua candidatura será um passeio. Serra sabe que seu índice de rejeição é elevado. O episódio do abandono da prefeitura em 2006, apesar do compromisso por escrito de que não trairia dos eleitores, ainda pesa contra a sua biografia. E, na semana passada, ele ainda tripudiou sobre os paulistanos, ao dizer que a sua promessa era apenas “um papelzinho” sem valor.

Além disso, a própria “palhaçada” da prévia desencantou uma parte da militância tucana. Para piorar, Serra ainda gera atritos na cúpula do PSDB. Ele já traiu Geraldo Alckmin e teme que sua vingança seja maligna. O próprio Aécio Neves, que poderia vibrar com o abandono do sonho presidencial de Serra, não deve confiar totalmente na sua nova promessa de que não deixará a prefeitura.

“Com Serra, PSDB só tem a perder”

Em artigo no jornal Valor de hoje (23), o sociólogo Alberto Carlos Almeida, um aecista assumido, deixou patente que o clima não é de paz no ninho tucano. Intitulado “Com Serra, o PSDB só tem a perder”, o texto alerta para uma nova guerra fratricida no PSDB. Vale conferir alguns trechos do artigo, pinçados pelo sempre atento Saul Leblon, do sítio Carta Maior:

Caso Serra seja o escolhido nas prévias do PSDB para concorrer à Prefeitura de São Paulo, será também escolhido o mais novo lema do partido: em time que está perdendo não se mexe. A pior forma de solidão é a companhia de José Serra. É por isso que o PSDB está na iminência de cometer mais um erro político: escolhê-lo como candidato a prefeito de São Paulo.


O candidato derrotado por Dilma Rousseff de maneira acachapante não prima por ser um homem partidário. Não custa lembrar o que ele fez na última eleição para prefeito de São Paulo: apoiou um candidato de outro partido, Gilberto Kassab, fazendo tudo para que Geraldo Alckmin, o candidato do PSDB, fosse derrotado. É impressionante que haja tucanos dispostos a apoiar um político que fez isso.


Serra é tão desagregador que a simples colocação de seu nome como pré-candidato já resulta em importante cizânia interna... Assim, caso o PSDB o escolha candidato a prefeito em 2012, estará optando por perder a eleição qualquer que seja o resultado dela. É uma obviedade que, se o candidato Serra perder, se tratará de mais uma derrota para os tucanos.


Porém, se Serra for eleito, também será uma derrota. Uma vez na prefeitura e diante da eleição para governador de Estado em 2014, caso Kassab seja candidato enfrentando Alckmin, o prefeito da capital vai apoiar Kassab. Ele já fez isso uma vez, o que torna mais fácil ainda fazer uma segunda vez.


Serra prefeito será uma pedra no sapato de Aécio Neves... Quanto a uma eventual vitória de Serra nas prévias, Lula e o PT agradecem. Afinal, o PSDB terá consagrado seu mais novo lema: "Em time que está perdendo não se mexe".



PSDB e DEM, com apoio do PSOL, vão ao STF para impedir bolsas do PRONATEC aos mais pobres


O Senado aprovou na quinta-feira verba extra de R$ 460 milhões neste ano para conceder bolsas a estudantes e trabalhadores no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Tem direito à bolsa trabalhadores beneficiários da Bolsa Família, para fazerem cursos profissionalizantes com carga horária mínima de 160 horas, visando conseguir empregos melhores.

Também tem direito alunos de escola pública do ensino médio, para frequentar ao mesmo tempo o curso profissionalizante, quando não é oferecido em sua escola.

Foram contra a Medida Provisória que garante as verbas, os senadores do PSDB, do DEM e, pasmem, Randolfe Rodrigues do PSOL/AP, repetindo a aliança neoliberal com os demotucanos para retirar R$ 160 bilhões do SUS e engordar o lucro dos empresários com o fim da CPMF.

A nova aliança neoliberal do PSOL-DEM-PSDB alegou que a Medida Provisória seria inconstitucional, pois não atenderia aos critérios de urgência, como se quem é beneficiário do bolsa família em busca de um emprego melhor pudesse se dar ao luxo de ficar esperando por esta discussão inócua das Vossas Excelências demotucanas e psolistas.

Derrotados no voto na quinta-feira, o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) anunciou que recorrerá ao tapetão do STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir que os trabalhadores e alunos mais pobres tenham estas bolsas já neste ano. Nesta sexta-feira disse:

“Já está pronta a Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade]. Só falta a assinatura do partido, que será feita na semana que vem pelo Sérgio Guerra (PSDB) e pelo Agripino Maia (DEM)”.

Álvaro Dias demonstra que o discurso de campanha tucano de José Serra em 2010 era falso
Na campanha de 2010, o candidato tucano à presidente José Serra chegou a prometer fazer um programa semelhante ao PRONATEC. Álvaro Dias chegou a ser candidato a vice de Serra por 24 horas, quando foi substituído por um nome do DEM.

A postura atual de Álvaro Dias, como líder do partido no Senado, demonstra que tucanos com mandato estão fazendo o oposto do que prometeram na campanha eleitoral.

DEMos já entraram com ação semelhante contra o PROUNI e perderam

O DEMos é reincidente em entrar na justiça contra bolsas de estudos para os mais pobres. Em ação semelhante também ingressou no STF contra o PROUNI, com alegação de inconstitucionalidade. Para felicidade geral da Nação, perderam. (Com informações da Ag. Senado aqui e aqui)



BBB’s e Fazendeiros - A decadência do sucesso


Por Leila Cordeiro, no Direto da Redação

Não faz muito tempo, ter sucesso  na vida para um homem era ter escolhido uma profissão padrão  tipo médico, engenheiro, advogado, chegar ao final da faculdade com louvor, formar-se e seguir carreira com consultório ou escritório montado e clientela de prestígio.
Pronto! Isso seria mais do que suficiente para o homem se realizar , tornando-se um bom partido e aí entraria na marca do sucesso também , um casamento com uma “possível” pessoa certa,  filhos e casa própria.

Para a mulher, o sucesso sempre foi discutível, pois  em tempos passados isso não dependia só dela e de seus feitos e sim de sua  aceitação dentro da  sociedade. Mais à frente, com a emancipação feminina, a mulher começou a disputar o mercado de trabalho com o homem chegando a ganhar terreno na ocupação de alguns cargos.

Mas isso faz tempo, o sucesso a que me refiro, é hoje muito mais fácil e banal. Tanto para o homem quanto para a mulher é só participar de algum reality-show, criar uns escândalos e desfilar corpos sarados  para serem descobertos nas praias da moda como ícones de beleza moderna.  Dai para o “sucesso” é um pulo.

O pior é que com o troca-troca de celebridades numa rapidez estonteante, homens e mulheres não conseguem se manter num lugar  ao sol por muito tempo, a menos que acordem a tempo de não deixar o tempo apagar sua imagem,  e para isso é preciso muito mais do que apenas botar a cara pra bater na  TV aceitando ser marionete nas mãos de diretores que só visam o ibope de seus programas.


Chega a doer assistir a tantos fracassados que se acham bem sucedidos protagonizando papéis ridículos nesses programas que só visam achincalhar o ser humano, tentando mostrar que todo mundo tem seu lado de anjo e demônio, de burro e inteligente, de chato e agradável.

Uma realidade que não leva a nada e muito menos ao sucesso, não fossem os meios de comunicação darem tanta força ao que só deseduca, como os BBB’s e Fazendeiros de oportunidade.

Se ainda tentassem ser atores e atrizes. Mas que nada! Para quê? Por que encarar horas de aulas de dramatização quando o sucesso é tão mais fácil de conseguir com caras e bocas, conceitos de vida alienados e muito palavrão? Coisas que não precisam aprender, pois já estão incorporadas à  sua falta de educação.

Conseguir sucesso tendo que lutar por vaga em faculdade, fazer exames e estudar? Nem pensar.  Imagine “perder tempo” sentados em bancos escolares quando o sucesso está justamente no preparo físico dos corpos? Para que desenvolver a mente quando os músculos é que ditam a moda?

Naquele tempo,  no tempo em que se podia andar nas ruas sem violência, o sucesso era verdadeiro, na medida em que se lutava por ele, sem deixar de lado a dignidade e  o preparo intelectual. Era muito mais gratificante conquistar espaços do  que “preenchê-los”  às custas do que pode fazer e representar fisicamente.

Sou do tempo - e nao me envergonho disso - em que o sucesso era conquistado por merecimento, pela luta, pelo aprendizado. Diferentemente do atual, que é conseguido por acaso,  numa esquina de rua, nas areias de uma praia, nas boites da moda ou  até mesmo nos inferninhos  da vida. O que essa gente não tem noção é que, desse jeito, sucesso é feito gripe, dá e passa.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Deputado alagoano do DEM admite comprar votos em entrevista ao "CQC"


O deputado estadual de Alagoas Temóteo Correia (DEM) admitiu comprar votos para se eleger e que os políticos de seu Estado roubam verba pública tanto quanto os de São Paulo. As informações foram feitas em entrevista novo repórter do "CQC" Ronald Rios e deve ir ao ar na próxima segunda-feira (26/3).

"Eu compro voto sim e, em São Paulo, os políticos roubam mais do que a gente em Alagoas. Onde se tem mais dinheiro, rouba-se mais, isso é até lógico. E o roubo acontece no País inteiro, não só aqui no Estado", disse Correia.

De acordo com o portal do Jornal do Brasil, na entrevista, Correia ainda afirmou que a "imprensa é pior que político". "Você deve roubar muito mais do que eu e, ainda por cima, trabalha para ladrão que explora a miséria do povo. A imprensa é corrupta e leva o dinheiro da gente, ela é pior que político. Parte do que ganhamos vai para vocês jornalistas. Mas, apesar disso, quero dizer que pessoas desonestas existem em todos os lugares e de todo tipo, tem políticos, jornalistas, empresários. A corrupção é generalizada no Brasil", contou o parlamentar.

Além das declarações de Correia, o deputado Olavo Calheiros (PMDB) tentou agredir o repórter, ao ser questionado sobre o desvio de R$ 5 milhões da verba para uma biblioteca, que não existe, na Assembleia.

Já o presidente da Assembleia Legislativa Fernando Toledo (PSDB) saiu escoltado do prédio, enquanto Rios perguntava sobre o desvio de R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia além de gastos, sem licitação, na compra de papel e conserto de elevadores - em dois anos, foram R$ 300 mil - além da nomeação de 125 pessoas exclusivamente para trabalhar na Mesa Diretora, todas sem função.

Segundo o portal, os policiais militares que vigiam o Legislativo monitoravam a ação da equipe do programa, e receberam via rádio, ordens para evitar que a equipe importunasse os deputados.

As informações são do Portal Imprensa