sábado, 3 de dezembro de 2011

Lupi sangra, mas o alvo é Dilma

Por Altamiro Borges, no seu Blog

Excitados, os “calunistas” da mídia garantem que Carlos Lupi, ministro do Trabalho, só dura até a próxima semana. O sinal da sua queda iminente teria sido dado pela própria presidenta Dilma Rousseff, numa entrevista em Caracas, durante a reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Perguntada sobre a declaração “Dilma, eu te amo”, proferida por Lupi, ela respondeu:

“Eu tenho 63 anos de idade, uma filha com 34 anos, um neto de um ano e dois meses. Eu não sou propriamente uma adolescente e eu diria também [que não sou] uma romântica. Acho que a vida ensina a gente. Acho que a gente tem de respeitar as pessoas, mas eu faço análises muito objetivas... Qualquer situação referente ao Brasil, eu resolvo a partir de segunda-feira”.

Mídia já comemora a “vitória”

Para os “calunistas”, não resta mais dúvida de que o ministro vai cair e de que a mídia venceu novamente. Carlos Lupi vem sendo bombardeado há quase três semanas, sem dó nem piedade. A cada dia surge mais uma denúncia contra o presidente licenciado do PDT – uso de avião particular, assessoria fantasma no parlamento, repasses irregulares de convênios do ministério.

A mesma mídia, que conhece fatos similares envolvendo personalidades da oposição demotucana, já julgou e condenou Lupi. Só resta fuzilá-lo. Neste linchamento, ela ainda conta com a ajuda de alguns parlamentares pedetistas, que adoram os holofotes e reforçam o cortejo macabro, e também do rápido e estranho julgamento da Comissão de Ética da Presidência contra o ministro.

A agenda “macabra” e seletiva

Caso a mídia demotucana esteja certa nos seus prognósticos fúnebres, Lupi será o sétimo ministro defenestrado em menos de um ano de gestão da presidenta Dilma – um recorde na história recente do país. Ela festejará o resultado e, como nos outros casos de linchamento, de imediato ela esquecerá o defenestrado e partirá, com virulência, contra o oitavo ministro.

O objetivo desta ofensiva é evidente. Não tem nada a ver com ética na gestão dos recursos públicos. Se tivesse, a mídia não seria tão despudoradamente parcial e seletiva – evitando manchetes e destaques para os inúmeros casos de corrupção nos ninhos tucanos em São Paulo e Minas Gerais. O objetivo é político. Visa desgastar o governo e implodir a sua base de apoio. O alvo é Dilma Rousseff!

Mudança do discurso midiático

As corporações midiáticas e seus “calunistas” de aluguel nem sequer escondem mais este intento. Antes, para seduzir os incautos, até isentavam Dilma pelos “malfeitos” dos seus ministros. Marotos, eles culpavam o antecessor, o “populista” Lula, estimulando a cizânia no Palácio do Planalto. Agora, eles já afirmam que Dilma abandonou a “faxina” e que não merece mais tanta confiança.

Hélio Schwartsman, na sua coluna da Folha de hoje, já aponta qual será o próximo discurso midiático. Para ele, a presidente não tem coragem para promover as “faxinas” no governo. “É claro que mexer nesse vespeiro seria complicado, mas é uma pena que Dilma tenha se resignado com a "realpolitik" sem nem mesmo uma tentativa de aprimorar as instituições republicanas do país”.

"A presidente durona fraquejou"

Com o mesmo discurso, o editorial do Estadão estampa no título: “Dilma fraquejou”. Para o jornalão, que apoiou abertamente o tucano José Serra na campanha presidencial do ano passado, a “gerentona” já não tem mais condições para conduzir a “faxina” no governo. Ela seria pragmática e cúmplice dos “malfeitos”. “A presidente durona fraquejou... sem medo do ridículo”.

Alguém ainda tem dúvida sobre o verdadeiro alvo da mídia demotucana?


Ratinho Júnior quer o PT


Por Esmael Morais, no seu blog

Deputado Ratinho Junior - PSC
O deputado federal Ratinho Júnior, presidente do Partido Social Cristão – PSC no Paraná, em conversa informal neste sábado (3) com os ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, manifestou sua clara intenção de disputar a prefeitura de Curitiba em 2012 e disse que quer uma aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), considerado fiel da balança na capital paranaense.

A presidente do Partido, Roseli Isidoro, disse que tomou conhecimento dessa conversa e entende que o passo dado demonstra uma sinalização do PSC na intenção de ter o PT como seu aliado no ano que vem.
“Vamos levar para o debate interno, tão logo o PSC oficialize um convite para se reunir com o PT de Curitiba”, disse a principal articuladora petista. 

“Há poucos dias, a Executiva petista definiu a abertura das discussões sobre o calendário eleitoral, o que inclui o debate da candidatura própria e o entendimento com os partidos da base aliada do Governo Dilma”, informou. Portanto essa discussão está só começando e promete ainda muitas novidades.


Sindicato dos Jornalistas estuda vias jurídicas para atuar em casos de demissão em massa na Folha e Estadão


Ilustração do Blog
O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) estuda vias jurídicas para atuar nos casos de demissões em massa nas redações da Folha de S.Paulo, da Editora Globo e do Estado de S. Paulo. De acordo com a organização, "esta é mais uma manobra das empresas de comunicação que descartam profissionais em troca de lucro e esquecem da qualidade jornalística de seus veículos".

Segundo Guto Camargo, "na verdade, os jornais trabalham com um número limitado de profissionais, que acumulam horas-extras excessivas, 'pescoções' intermináveis e multiplicidade de funções, como trabalhar para o impresso e também para o portal, enquanto o quadro de faturamento das empresas aumentam".

O sindicato observa que a "desculpa é sempre a mesma: 'reestruturação'". Dessa forma, entende, ainda, que "as empresas tratam os seus funcionários como meros 'números', em uma equação financeira".

No dia 10 de novembro, a Folha dispensou cerca de 10% de sua redação, o que totaliza 40 funcionários. Em seguida, no dia 28 de novembro, a Editora Globo também realizou uma série de demissões e, recentemente, o Estadão fez o mesmo processo em seu departamento.

 "Equacionamento econômico" 

 
Em comunicado interno, ao qual o Portal IMPRENSA teve acesso, o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, alega que o "equacionamento econômico das empresas jornalísticas tem exigido permanente revisão das estruturas de custos, em meio a um cenário de transição de mídias e receitas instáveis". Dessa forma, ele argumenta que as demissões em O Estado de S. Paulo visam "assegurar condições para preservar e investir em conteúdos, em novas tecnologias, em melhor relacionamento com a sociedade, o que inclui fazer escolhas, na estratégia, no portfólio de produtos, em processos e na alocação de recursos humanos e materiais".

Dessa forma, o executivo frisa que o "Suplemento Feminino" deixa de circular a partir de 11 de dezembro. Criado em 25 de setembro de 1953, o caderno foi concebido, segundo ele, quando o restante do jornal "se concentrava essencialmente no chamado 'hard news'. Décadas depois, diversos cadernos e seções ao longo de todo o jornal contemplam temas como design e decoração ('C2' e 'Casa'), saúde ('Vida'), comportamento ('Metrópole' e 'C2') e orientações de consumo ('Boulevard' em 'Metrópole')".

Gandour também justifica a extinção do "Agrícola". "Criado em 5 de janeiro de 1955, o 'Agrícola' deixa de circular a partir de 7 de dezembro. Diversas avaliações apontaram para perda de contexto do caderno, num jornal de notícias gerais. O caderno 'Economia & Negócios' ampliará a cobertura dos agronegócios".

Além disso, mudanças aos domingos também são apontadas. "Aos domingos, a cobertura do mundo da televisão será transferida para o 'C2 Domingo', em seção fixa de duas páginas. O atual 'TV' deixa de circular como caderno a partir de 11 de dezembro. Ao realizarmos esse ajuste de configuração, vale lembrar que O Estado incorporou novidades nos últimos anos, ampliando sua oferta de conteúdos aos leitores e expandindo cadernos e equipes: os semanais 'Negócios', 'C2+Música' e 'Sabático' e os mensais 'Planeta' e '.Edu' são exemplos".

As informações são do Portal Imprensa 

 

Sinal Fechado: MP denuncia João Faustino, Wilma, Iberê e mais 31 pessoas


João Faustino (PSDB)
Os promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público ajuizaram nesta sexta-feira (2) a Denúncia Criminal contra 34 acusados de participar do esquema fraudulento identificado na Operação Sinal Fechado. Entre os acusados estão os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira, além do suplente de Senador João Faustino.
Segundo os promotores de Justiça as provas são tão contundentes da existência do esquema que mesmo tendo analisado apenas 1/6 de todo o material apreendido durante a Operação, já foi suficiente para embasar a denúncia ajuizada nesta sexta.
Como a Denúncia traz novas citações de interceptações telefônicas, telemáticas e informações bancárias, a íntegra do documento não pôde ser divulgada pois aguarda posicionamento da Justiça para definição se será decretado sigilo ou não dessas informações.
Além da Denúncia, os Promotores de Justiça apresentaram dez pedidos de prisão preventiva, dos quais cinco foram deferidos. Além dos quatro acusados que já tinham prisão preventiva decretada (George Olímpio, Alcides Fernandes Barbosa (SP), Carlos Zafred (SP) e Marcus Vinícius Furtado da Cunha), foram decretadas as prisões preventivas de Caio Biagio Zuliani, Nilton José de Meira (PR), Flávio Ganem Rillo (PR), Fabiano Romeiro e Edson Cézar Cavalcanti Silva.

O Ministério Público aguarda agora a manifestação do Poder Judiciário se será recebida a Denúncia.
Entre os 34 nomes denunciados, estão os do ex-procurador-geral do Município de São José do Rio Preto/SP, Luiz Antônio Tavolaro, e o da Secretária Municipal de Administração, Eliane Beraldo Abreu de Souza.

De acordo com a nota do MP/RN, Luiz Tavoralo e Eliane de Souza são acusados de formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação. Tavolaro é acusado pelo MP de ter auxiliado na fraude da licitação da inspeção veicular. Advogado, ele teria auxiliado na elaboração da minuta do edital.

O ex-procurador, inclusive, pediu demissão do cargo no início da semana alegando que as acusações do MP/RN sobre o seu possível envolvimento no esquema estavam causando um desgaste muito grande ao prefeito e garantiu que iria provar sua inocência. "Pedi a ele para me afastar e era irreversível. Vou provar que não tenho nada a ver com esse negócio que está acontecendo no Nordeste", relatou em entrevista ao jornal Diário da Região, na terça-feira passada, 29.

Veja abaixo a lista dos denunciados e os crimes pelos quais são acusados.

1. George Olímpio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e corrupção ativa.

2. João Faustino: formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

3. Wilma de Faria: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

4. Iberê Ferreira: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

5. Lauro Maia: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção passiva e fraude em licitação.

6. Alcides Fernandes Barbosa: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, tráfico de influência e fraude em licitação.

7. Marcus Vinícius Furtado da Cunha: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

8. Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

9. Marcus Vinicius Saldanha Procópio: formação de quadrilha,  extorsão, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa.

10. Eduardo de Oliveira Patrício: formação de quadrilha,  peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

11. Marco Aurélio Doninelli Fernandes: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

12. José Gilmar de Carvalho Lopes: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência,  lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

13. Edson Cézar Cavalcante Silva: formação de quadrilha,  peculato, corrupção ativa e  fraude em licitação.

14. Carlos Alberto Zafred Marcelino: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

15. Luiz Antônio Tavolaro: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

16. Jailson Herikson Costa da Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

17. Caio Biagio Zuliani: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

18. Fabiano Lindenberg Santos Romeiro: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e dispensa ilegal de licitação.

19. Cézar Augusto Carvalho: formação de quadrilha, peculato,  lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

20. Nilton José de Meira: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

21. Flávio Ganem Rillo: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa,  lavagem de dinheiro, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

22. Marluce Olímpio Freire: formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa.

23. Edson José Fernandes Ferreira: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

24. Jean Queiroz de Brito: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

25. Luiz Cláudio Morais Correia Viana: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

26. Benevenuto Pereira Guimarães: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

27. José Confessor de Moura: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa,  lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

28. Priscilla Lopes de Aguiar: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

29. Eliane Beraldo Abreu de Souza: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

30. Harald Peter Zwetkoff: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

31. Érico Vallério Ferreira de Souza: formação de quadrilha e fraude em licitação.

32. Cíntya Kelly Delfino:  lavagem de dinheiro.

33. Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro: peculato e fraude em licitação.



Fonte: TN Online