terça-feira, 29 de novembro de 2011

A enganação das telefônicas


Não foram poucas as vezes nos últimos quinze anos, quando, ao meter o pau na privataria, ouví de um defensor da entrega gratuita do patrimônio brasileiro aos privateiros de plantão, sobre as maravilhas da vendilhança. O argumento é sempre o mesmo e único, olha a maravilha da privatização em relação aos telefones. Antes telefone no Brasil era tão caro. Agora, qualquer um pode ter.

Claro que para variar, é uma meia, quase metade de uma meia, verdade.

A qual maravilha os vendilhões se referem?

Ocorre que este escriba, estando em viagem, teve de lançar mão de seu modem portátil da TIM para tentar postar aqui umas palavrinhas. Quem disse que ele conseguiu se conectar uma única vez nos últimos 4 dias? Quem disse que ele foi atendido adequadamente pelos operadores? Quem disse que alguém na TIM sabia exatamente o que estava fazendo para poder orientar este escriba de maneira correta?

Quem disse que, ao ficar embasbacado por ter que ficar em quatro ligações, todas com mais de 40 minutos cada, absolutamente irritado e já pretendendo cancelar sua conta da TIM, este escriba conseguiu?

E veja bem, estas quatro ligações, foram aquelas nas quais conseguiu falar com alguém. Houve dezenas de outras, que "caiam" misteriosamente ao ser pronunciada a palavra "reclamação" ou mesmo "cancelamento".

Só nos momentos em que anotou os nomes de cada um dos no mínimo 5 atendentes que falaram com ele em cada uma das 4 vezes, ameaçando denunciar para a ANATEL e declinar a graça de cada funcionário, é que teve algum tipo de resposta. Mesmo assim, absolutamente insuficientes.

Os argumentos para eu não conseguir acesso eram os mais variados. Desde que eu não tinha feito o pagamento da conta, até que a TIM estava em manutenção em "minha" área. Indepedente do lugar onde eu estava, sempre a "minha" área não funcionava.

E tinha de tudo, atendente desinformado era apenas um plus. Os outros, ou eram mal educados, burros, ou simplesmente já não tinham paciência para mais nada e mal balbuciavam as palavras.

É que eles seguramente são muito bem remunerados, por isso trabalham com tanto entusiasmo.

O resultado desta ópera bufa é que este escriba não conseguiu cancelar sua conta e muito menos, óbvio, usar a internet. Teve que voltar à cidade e se dirigir a uma loja TIM para tentar fazê-lo pessoalmente.

Lembrei-me que sim, os telefones eram caros antigamente. Mas apesar de a linha ser inacessível, as tarifas eram "pagáveis". Hoje o telefone não custa nada; em troca você paga caro para usar, caríssimo para falar ao celular e extremamente caro para usar a internet, seja ela fixa ou móvel.
To tentando imaginar o que era pior, e por qual razão sempre parece que só temos essas duas opções. Serviços públicos ruins, ou privados caros e igualmente um lixo.

Cadê a tal terceira via tão prometida por FHC e seus comparsas que deram concessões de décadas para essa gente nos tratar como idiotas? Serviços públicos de qualidade ou quem sabe, privados acessíveis e com serviços dignos? Esqueceram que nos prometeram isso?

Esqueça você. Os moldes do atual sistema capitalista não permitirá nada disso. Por que eles iriam cobrar barato por algo que podem esfaquear sem serem incomodados? 

E ai se você reclamar. A Mirian Leitão vira um bicho e te desce a ripa no Bom Dia(??) Brasil.


 

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