sábado, 14 de janeiro de 2012

Lula libera PT para aliança com Kassab em São Paulo

Ex-presidente transferiu para o diretório municipal do partido a responsabilidade sobre a discussão de um possível acordo com o PSD; "O Lula disse que é um assunto que temos de discutir com tranquilidade e deixou o PT confortável para tomar uma decisão", diz vereador petista

 por Agência Estado

Foto: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu para o diretório municipal do PT paulista a responsabilidade sobre a discussão de um possível acordo com o PSD do prefeito Gilberto Kassab. Hoje, em reunião com vereadores e o presidente do diretório municipal, vereador Antonio Donato, Lula confirmou a proposta feita na última semana por Kassab e sugeriu que o PT discuta o assunto "com tranquilidade". "O Lula disse que é um assunto que temos de discutir com tranquilidade e deixou o PT confortável para tomar uma decisão", contou Donato.

Em meio à indefinição nas negociações com os tucanos, Kassab propôs ao ex-presidente na semana passada, durante visita no Hospital Sírio-Libanês, a indicação de um candidato a vice na chapa do pré-candidato petista Fernando Haddad em uma eventual dobradinha entre PT e PSD. Segundo Donato, Lula falou superficialmente sobre o tema, mas não escondeu a surpresa com a oferta de Kassab. O ex-presidente garantiu aos vereadores que, ao ouvir o prefeito, não se posicionou sobre a proposta
.
Antes de receber nesta tarde os vereadores no Instituto Lula, na zona sul da capital paulista, o ex-presidente se submeteu à oitava sessão de radioterapia contra o câncer de laringe. Donato afirmou que Lula está "muito animado" com Haddad, mas que ainda não definiu como será sua participação na campanha de Haddad porque prefere aguardar o fim do tratamento. A expectativa é que ele mergulhe na pré-campanha após o Carnaval, quando será homenageado pela escola Gaviões da Fiel. "Queremos fazer a grande volta dele em março numa plenária com a militância", revelou.

A atual preocupação diretório municipal é com a saída de Haddad do Ministério da Educação. A expectativa era de que ele deixasse a Esplanada dos Ministérios na próxima segunda-feira (16), mas com a dificuldade da presidente Dilma Rousseff em definir mudanças amplas, Haddad terá de ficar até fevereiro, quando deverá ocorrer a reforma ministerial. "Vamos ter agenda forte em fevereiro. Se passar do começo do mês, aí complica", disse Donato. O dirigente, que também preside o Conselho Político da pré-campanha, lembrou que Haddad precisa concluir seu trabalho antes de passar a pasta para seu substituto, mas que sua cabeça, na realidade, já está na cidade de São Paulo. "Ele está ansioso" contou.


do Brasil 247

Lider da Igreja Mundial realiza evento e ataca a imprensa e vereador do PSDB


Por Everton Araújo
Equipe  - Observatório Online

Guarulhos - Sete horas antes do início da vigília, programada para ter início ontem às 23h, o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, apóstolo Valdemiro Santiago subiu ao altar do templo para recepcionar os primeiros fiéis vindos de diferentes cidades do Brasil.

O  líder da Igreja disse que está sendo perseguido. Ele atacou a imprensa e as autoridades que tentaram interditar o local depois do caos gerado no evento de inauguração no último dia 1º. "Nem tentem interditar nosso templo, que aí vocês vão ver. Nós paramos a Dutra e todo o Brasil. Estamos aqui para pregar a palavra de Deus".

O vereador Geraldo Celestino (PSDB), que na quinta-feira entrou com uma ação popular na Justiça pedindo a interdição do templo, foi o maior alvo dos ataques de Santiago. "Quem esse vereador  pensa que é? Dono da cidade? Temos o apoio do prefeito (Sebastião Almeida), do governador (Geraldo Alckmin) e até da presidente (Dilma Rousseff). Ele quer acabar com a obra de Deus. Vejam quantos milagres que a gente está mostrando aqui. Todo aquele que se levantar contra essa obra vai ficar conhecido no Brasil inteiro", disse em tom de ameaça.

No fim da tarde desta sexta-feira, o juiz da 2ª Vara da Fazenda de Guarulhos concedeu  liminar interditando o templo da Igreja Mundial, conforme ação popular encabeçada pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB). A informação foi divulgada pela assessoria do parlamentar.

O templo da Igreja Mundial, em Guarulhos, contou com milhares de pessoas em seu interior e dezenas de ônibus e automóveis entre a rodovia Presidente Dutra, no km 218,5, e a avenida Monteiro Lobato. Houve um grande esquema montado pela Prefeitura de Guarulhos para minimizar os congestionamentos no trânsito na região. "A Constituição Federal do Brasil me garante o direito a liberdade de culto e de expressão. Por isso, eu vou realizar a nossa vigília", anunciou..

A Igreja Mundial teria de pagar uma multa de R$ 100 mil. O apóstolo atacou o vereador e reprovou a decisão do juiz. "Nunca vi um juiz cancelar um evento já com as pessoas presentes e em cima da hora. E o vereador Geraldo Celestino, que está preocupado só com os seus interesses, pois é contra o prefeito Sebastião Almeida e que quer ser prefeito de Guarulhos, nunca vai ser", disse Valdemiro aclamado por seus fiéis.

A assessoria de imprensa da Mundial informou que, na próxima semana, irá recorrer a decisão da Justiça e a multa estipulada. Segundo a assessoria, a multa imposta foi baseada em valores divulgados em uma reportagem da revista Veja, onde a publicação afirmou que o dinheiro arrecadado no último evento realizado no dia 1º janeiro, teria sido de R$ 4,5 milhões. Conforme a assessoria, a Justiça não poderia basear-se numa suposição de uma revista que não teve acesso ao borderô do dia.

O alvará de liberação do local foi concedido em caráter provisório de 90 dias. O lider também recebeu a chave da cidade e uma bandeira de Guarulhos.

No entanto, segundo a Prefeitura, o documento permitia a realização de eventos para 30 mil pessoas. No site da igreja e nas transmissões pela televisão, o apóstolo garante que o local recebe 150 mil fieis. E que, na inauguração, três milhões passaram pelo local. O número exato não foi confirmado, mas todas as autoridades consultadas entendem que mais de 200 mil estiveram presentes.

No dia seguinte, tanto a Polícia Rodoviária Federal como a NovaDutra se manifestaram publicamente contra o uso da área pela igreja, que não havia as mínimas condições para a realização de qualquer de um grande evento no local. Tanto que a PRF entrou, por meio da Advocacia Geral da União, com um pedido para que o Ministério Público interditasse o templo.

"A cidade é o local de consagração da tolerância, da tranquilidade, do respeito, da dignidade. Dessa forma, não é possível uma atividade inviabilizar o normal fluxo, vivência, locomoção e segurança das pessoas. Assim, com o deferimento da liminar não existe em absoluto", diz o texto do juiz Rafael Tocantins Maltez.

A Prefeitura de Guarulhos, desde a concessão do alvará, procurou minimizar os problemas ocorridos no local. O secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Antonio Pereira, elaborou um plano para o recebimento de mil ônibus e cerca de três mil automóveis nesta sexta-feira, com o fechamento de diversas vias para funcionar como bolsões de estacionamento. Até a avenida Monteiro Lobato, que liga o Cecap a Cumbica, teve a interdição programada no sentido bairro.

Segundo a concessinária NovaDutra, as filas de carros parados na Via Dutra chegaram a 5 quilômetros às 22h15, entre os quilômetros 219, onde há o acesso à Avenida Monteiro Lobato, e 224. O tráfego só foi normalizado - com o término do congestionamento - às 23h30, em razão do horário, quando automaticamente diminui a quantidade de veículos que passam pela região.

A vigília terminou por volta das 4h30 deste sábado, 14, horário em que os primeiros ônibus com os fiéis começaram a deixar o local. A expectativa era de que o trânsito travasse novamente, mas no sentido São Paulo, pois boa parte dos coletivos fretados voltou para a capital paulista e pegou retorno no quilômetro 222, onde a pista expressa passa por obras de ampliação.


.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aécio: enchentes de palavras vazias


Ilustração deste Blog
Polemizamos com o ilustre senador carioca (que tem domicílio eleitoral em Minas) em face de dois pronunciamentos. Seu segundeiro artigo no jornal Folha de São Paulo (“Nossas tragédias” 09/01) e uma resposta dele a um comentário de Josias de Souza, no respectivo blog, que ressaltava sua nulidade política, como senador e líder frustrante da oposição.

O primeiro texto fala das chuvas e de suas vítimas. O segundo reage à acusação de que foi um fracasso como líder da oposição. Esta última resposta veio na forma de uma espada. Cortante? Não. Longa e chata.

Em ambos a arenga é a mesma: não confundo adversário com inimigo; nem governo com o país; não defendo o “quanto pior, melhor” e dá-lhe blá-blá-blá. Depois temos as insinuações “elegantes”: desvio de verbas, corrupção, apadrinhamento eleitoral, incompetência na gestão. E dá-lhe tró-ló-ló.

Josias de Souza, por mais de uma vez, questionou a vacuidade do senador carioca radicado em Minas. Eliane Cantanhede também. Parece que o jornal paulista está cobrando pelo espaço a ele cedido.

Relembramos à Folha de São Paulo o porquê de Aécio Neves não cumprir seu papel:

1)      Ele foi “poder” por 16 anos, como deputado federal: com Sarney, com Collor (se alguém encontrar algum registro oposicionista de Aécio a Collor, que publique) e com FHC. Foi líder no governo FHC e presidente da Câmara de Deputados. Nada há que o distinga como líder de qualquer Projeto (com” P” maiúsculo) de nação, nesses quatro mandatos de deputado federal.


2)      Foi governador mineiro. E o que Minas tem a oferecer de exemplo para o Brasil? A não ser gastos excedentes com uma inominável máquina de propaganda e de projeção pessoal, nada daqui foi aproveitado positivamente, nem  nos outros estados governados por tucanos: vide Rio Grande do Sul e Alagoas. De resto, de tudo que ele critica (aparelhamento, corrupção, problemas de gestão, apadrinhamento etc) Minas está cheia.


3)      O ideário neoliberal fracassou no mundo. E ele só poderia ser líder de uma oposição neoliberal. A versão mineira de tal ideário teve como referência o farsesco “Choque de Gestão”, como tentativa ridícula de levar ao extremo a gestão pública com a primazia no uso de ferramentas gerenciais privadas. Não havendo possibilidade de reciclar o ideário privatizante e do “estado mínimo”, Aécio fica mesmo como uma barata tonta no senado.


Suas articulações “silenciosas” (termo usado por ele para responder a Josias de Souza) não passam de frases truncadas e artifícios para não bater de frente com possíveis aliados no seu incerto futuro: Sarney, Eduardo Campos, Cabral etc.

Não é por outro motivo que seus poucos pronunciamentos são prenhes de referências a um passado mítico e a um futuro que não se realizou: o da presidência da República sob a titularidade do avô. Ou seja, o passado de seus delírios políticos é mito. E o “futuro” que não se realizou é o que lhe resta para tentar encantar o povo. Aí o papel se inverte: é a serpente querendo encantar o encantador!

Como nem todas as opiniões publicadas no citado jornal paulista são entulho, destacamos abaixo o parágrafo final de artigo escrito por Vladimir Safatle, nesta terça (10/10), no qual ele trata do fracasso neoliberal de Piñera no Chile:

“Nesse vínculo ao passado e nessa inabilidade diante do presente, evidencia-se claramente como a nova direita latino-americana não conseguiu renovar seu guarda-roupa.”

Aécio é uma tentativa de nova direita. Como ele mesmo assume: silenciosa.
.

Vereador do PSDB entra com uma ação civíl pública contra Igreja Mundial em Guarulhos

No dia 1º deste mês, a via Dutra serviu de
estacionamento para os ônibus fretados
Uma ação civil pública, encabeçada pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB) e seu corpo de advogados, foi protocolada, na tarde de ontem, junto a Vara da Fazenda Pública de Guarulhos com pedido de liminar para suspensão da Vigília marcada para eesta sexta-feira, no megatemplo da Igreja Mundial do Poder de Deus, às margens da rodovia Presidente Dutra, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A ação pede à Justiça que suspenda as atividades previstas para este final de semana no templo até que sejam tomadas medidas efetivas para resolver os problemas causados na região. A iniciativa prevê também a possível cassação do alvará de funcionamento do local. "A Igreja deveria ter realizado medidas mitigadoras (destinadas a prevenir impactos negativos ou reduzir sua magnitude) e apresentar o RIT (Relatório de Impactos no Trânsito) e RIMA (Relatório de Impactos ao Meio Ambiente). Isso não aconteceu. Eles (prefeitura e igreja) erraram e agora quem paga somos nós, moradores da cidade", declarou o vereador em nota enviada à imprensa.

Caso a ação seja acatada todos os eventos a serem realizados pela igreja deverão, ao menos, respeitar os limites impostos no alvará concedido pelo município. O documento limita a 30.000 o número de "fiéis" no local. Segundo estimativas da própria igreja mais de um milhão de pessoas estiveram na inauguração do último dia 1º. Além dos problemas na cidade, o evento também transformou num caos a vida dos que utilizaram as rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna e Hélio Smidt, que dá acesso ao aeroporto de Cumbica.

A estimativa é que no evento desta noite, no mínimo, mil ônibus e três mil veículos cheguem a cidade trazendo os fiéis. Em contas preliminares, o equivalente a quase o triplo de pessoas permitido no local.

PM e PRF se reforçam mas não têm como garantir a ordem

Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Rodoviária Federal estão mobilizadas e com efetivo reforçado para tentar manter a ordem durante o evento da Igreja Mundial do Poder que acontece nesta noite, a partir das 23h, na Cidade Mundial, localizada na avenida Monteiro Lobato, 4492, no Jardim Cumbica. Cerca de 150 homens da PM farão a segurança nas áreas próximas ao local desde às 19h de hoje e só terminarão os trabalhos no fim da madrugada de sábado.

A Polícia Rodoviária Federal também terá um reforço no efetivo, mas a inspetora-chefe Luciana Rocha teme por um novo caos na rodovia Presidente Dutra. "Mesmo com o reforço do efetivo existirá ônibus demais, carros demais, e espaço de menos", disse.

A PRF - que já havia se manifestado na semana passada, que o local não tem capacidade para realizar um evento - divulgou ontem nova nota a imprensa. Informou que realizou diversas reuniões e levou ao conhecimento do Ministério Público e à AGU (Advocacia Geral da União) os fatos bem como os riscos da realização de eventos desta magnitude nas proximidades das rodovias federais, apresentando relatórios sobre o caso ocorrido no dia primeiro, da Igreja Mundial.

A nota informou também que a PRF ficará no aguardo das decisões dos órgãos responsáveis salientando que todas as medidas legais já foram tomadas e que um plano emergencial para os próximos eventos foi feito no intuito de minimizar os impactos advindos da realização do evento.

Chegada dos fiéis coincidirá com horário de pico do Aeroporto Internacional

A previsão da Polícia Rodoviária Federal é de que os ônibus trazendo os fiéis comecem chegar a cidade por volta das 15h de hoje - uma hora antes do início do horário de pico do Aeroporto Internacional de Guarulhos, como informado pela Infraero. O maior aeroporto da América Latina recebe cerca de 80 mil passageiros todos os dias e, o maior volume deste movimento é concentrado das 5h às 11h (horário de chegada dos vôos internacionais) e das 16h às 22h (maioria dos embarques dos vôos nacionais e internacionais).

Como a Cidade Mundial fica nas proximidades do aeroporto e vias próximas estarão interditadas (ou funcionando como bolsão de estacionamento para os que passarão a madrugada em vigília no templo da Mundial), teme-se que as vias que levam ao aeroporto como a rodovia Presidente Dutra, Ayrton Senna e Hélio Smidt, fiquem congestionadas. No último evento realizado no local, no dia 1º, muitos passageiros perderam a hora do vôo por ficarem presos no gigante congestionamento causado pelos ônibus que trouxeram os fiéis e que estacionaram em uma faixa de rolamento da via Dutra.

A Prefeitura informou que, a fim de evitar problemas nas vias localizadas dentro da cidade e nas rodovias, disponibilizou três bolsões para estacionamento: Posto Sakamoto (rodovia Presidente Dutra km 209, sentido Rio de Janeiro- São Paulo); Estrada Guarulhos Nazaré (entre a Base Aérea de Cumbica e a rua Plínio F. Gonçalves) e Marginal Baquirivu (entre a Alameda dos Lírios e a rua Jamil João Zarif).(
Diversas ruas do Parque Cecap servirão como estacionamento de automóveis. A Monteiro Lobato será interditada das 20h às 24h.

Problemas com os vizinhos levaram a interdição em São Paulo

A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda da Capital, em agosto de 2010, determinou que a prefeitura de São Paulo não mais emitisse licenças provisórias de funcionamento (diferente do que a Prefeitura de Guarulhos fez para a Cidade Mundial) para a sede da Igreja Mundial localizada no bairro do Brás, região central de São Paulo.

A interdição veio a pós a promotoria estadual verificar que local funciona à base de alvarás temporários e não atendia a normas de segurança. O limite de lotação da sede, de 8,4 mil pessoas, seria descumprido regularmente pela Igreja, assim como o ocorrido em Guarulhos no último dia primeiro. Um outro argumento do Ministério Público (MP) para a lacração na Capital foi que as rotas de fuga ficavam bloqueadas, dificultando uma evacuação em caso de emergência.

O inquérito do MP também apontou reclamações de vizinhos sobre transtornos causados pelos veículos (incluindo ônibus fretados), barulho na hora dos cultos e o não seguimento das diretrizes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para minimizar os problemas no trânsito da região.

As informações são de Guarulhos Web


Sentimento homoafetivo motivou Macarrão a matar Eliza Samudio, diz advogado



O novo advogado de defesa do goleiro Bruno Fernandes, Rui Pimenta, investe na tentativa de fazer com que seu cliente seja julgado separadamente dos outros três réus que irão a júri popular pelo assassinato de Eliza Samudio. A tese do defensor é que o crime tenha sido planejado exclusivamente pelo amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão. A hipótese dele é que Macarrão nutria um amor homoafetivo pelo jogador, sentimento este expresso na pele – uma tatuagem que Macarrão fez nas costas.

“Todo mundo tem tatuagem hoje em dia. Os homens sempre fazem um coração com o nome de alguma mulher. E as mulheres também desenham um coração com o nome de um homem. É uma declaração de amor perpétua. Entre dois homens isso só pode ser feito quando é entre pai e filho. De homem para homem fica meio esquisito. Eu entendo que isso é homossexual”, justifica o advago Rui Pimenta ao sugerir que Macarrão via em Bruno mais que um amigo. A tatuagem foi feita pouco depois do desaparecimento e morte de Samudio. Questionado se Bruno tenha feito qualquer comentário sugerindo que o amigo Macarrão fosse gay, Rui Pimenta diz que não e ressalta que o jogador "é muito comedido".

Tão logo assumiu a defesa do jogador, Rui Pimenta admitiu que Eliza Samudio está morta. Até então, os advogados que o defenderam desde o início de sua prisão, em junho de 2010, de que ninguém podia provar que ela estava morta, pois não havia corpo. A estratégia do novo defensor é provar que Bruno não teve nenhuma participação no planejamento e execução do crime. Para isso, ele vai tentar o desmembramento do processo, fazendo com que Bruno seja julgado separadamente. O defensor espera que até março seja julgado o habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que garantira Bruno aguardar julgamento em liberdade. Esta seria a primeira etapa da estratégia dele para conseguir o desmembramento do processo.

“Eu não quero que meu cliente seja julgado com os demais réus. O crime foi hediondo, traumático, de grande comoção social. A sentença vai ser carregada, com pena alta para todos os réus, em resposta ao que a sociedade espera. Se o Bruno for julgado junto com os outros ele também será condenado. Sozinho ele terá 51% de chance de ser absolvido”, diz Rui.

O advogado destaca que, à época, Bruno recebia R$ 350 mil por mês e que seu passe estava em negociação com um time europeu. “Ele ia se tornar milionário. Jamais jogaria aquilo tudo para o alto por causa de um crime desse”, garante. Rui defende que Macarrão tomou a iniciativa de afastar Eliza da vida dele. “Se o Macarrão tinha esse afeto com Bruno, ele tranquilamente teria decidido fazer isso para agradá-lo. O Bruno nunca quis fazer isso com essa moça, porque é contrário a toda a vida que ele tinha”, diz.

Rui ressalta ainda a brutalidade com que Eliza foi tortura antes de ser morta. “Consta nos autos que o Macarrão quebrou todos os dentes dela. O adolescente contou no depoimento dele que quando Eliza foi entregue aos cuidados do Bola, ela disse que já não aguentava mais apanhar. Foi então que o Bola quebrou o pescoço dela”, relembra o advogado.

Bruno, Macarrão e Sérgio respondem por sequestro e cárcere privado (pena de 1 a 3 anos), homicídio qualificado ( 12 a 30 anos) e ocultação de cadáver (1 a 3 anos). Bola é acusado de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Os quatro irão a júri popular.

Em liberdade, Fernanda Gomes de Castro responde por sequestro e cárcere privado de Eliza e do bebê. Dayanne, Wemerson Marques de Souza e o caseiro do sítio, Elenilson Vitor da Silva, são acusados de sequestro e cárcere privado do menor.

Relembre o caso

De acordo com o inquérito, Eliza e o bebê, suposto filho do goleiro, foram sequestrados por Luiz Henrique Romão e Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno, no Rio de Janeiro, e trazidos para o sítio do atleta, em Esmeraldas, na Grande BH, em 4 de junho. A vítima teria sido mantida em cárcere privado até o dia 10, quando teria sido morta fora dali. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é apontado como o executor. A criança foi entregue à ex-mulher, Dayanne de Souza.



FHC se surpreendeu com revelações de Amaury, diz Protógenes

Rede Brasil Atual


 Foto: Brizza Cavalcante / Ag. Câmara
O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) disse nesta quarta (11) que é gesto de “desespero” a crítica de José Serra (PSDB) à CPI da Privataria. Na véspera, o ex-governador paulista Serra classificou de “palhaçada” a eventual instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, pedida por Protógenes, para investigar privatizações de estatais durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. 

O deputado lembrou que as assinaturas colhidas para a abertura da comissão foram protocoladas em dezembro, com o apoio de 185 parlamentares – 14 a mais do que o mínimo exigido pela Constituição. “Na primeira semana de fevereiro vamos saber a tramitação que o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), dará ao pedido. Mas será instalada”, acredita. Ele antecipou que logo após o carnaval os trabalhos da CPI já devem se iniciar.

A investigação decorre do livro A Privataria Tucana, do jornalista mineiro Amaury Ribeiro Jr., que apresenta documentos e indícios de um esquema bilionário de fraudes no processo de privatização de estatais na década de 1990. Serra era o ministro do Planejamento, gestor do processo. Com documentos, o jornalista acusa o ex-caixa de campanha do PSDB e ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira de ter atuado como "artesão" da construção de consórcios de privatização em troca de propinas.

Questionado sobre as acusações contidas no livro, Serra primeiro chamou o conteúdo de “lixo”, depois chegou a desqualificar a CPI: "Isso é tudo uma palhaçada, porque eu tenho cara de palhaço, nariz de palhaço, só pode ser palhaço".

Protógenes viu na atitude de Serra um desrespeito ao trabalho parlamentar de investigação. “Ele está se referindo à CPI de uma forma jocosa, em um tom de brincadeira. Eu considero que essa reação dele é um grito de desespero, bastante desrespeitoso.”

Para o parlamentar, o trabalho obscuro de pessoas próximas a Serra, desvendado por Ribeiro causou estranhamento nos próprios integrantes de seu partido, o PSDB. “Causou uma guerra interna. O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala, sem externar publicamente, que também se surpreendeu”, afirmou. Ele ainda relatou que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) o parabenizou pela iniciativa da CPI.
Confira a entrevista:

Rede Brasil Atual: Como está a tramitação da CPI?

Protógenes Queiroz:
A CPI ja foi protocolada e agora segue um rito regimental. Logo na primeira semana de fevereiro vamos saber a tramitação que o presidente da Casa, Marco Maia, deu. Mas será instalada – logo depois do carnaval.

Qual foi a sua impressão do livro A Privataria Tucana?
O livro traz vários fatos inéditos, não é uma reedição de fatos que já haviam sido publicados, pelo contrário. Ele se tornou mais que um livro, um documento que cruza com investigações da Polícia Federal, inclusive algumas que eu mesmo coordenei. O fato é que para o próprio PSDB tudo isso também foi uma surpresa, por isso que também houve a assinatura de vários parlamentares tucanos. É como aquela história do marido traído, que é sempre o último a saber e por terceiros.

Isso produziu alguma crise no PSDB?
Causou uma guerra interna. O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala, sem externar publicamente, que também se surpreendeu, quer dizer, já colocando a posição de surpresa e neutralidade naquilo que o Serra liderou, nas privatizações.

Algum outro tucano falou alguma coisa?
No dia em que entreguei a CPI, o Aécio Neves me abraçou, me dando os parabéns.

Qual deveria ser a posição do Serra neste momento?
O Serra deve explicações ao Brasil. Não somente ele, mas também quem estiver ligado a ele, como o Ricardo Sérgio, o grande operador do PSDB. Será que ele foi o operador de todo o PSDB ou só do grupo e da família Serra? Mas é o Serra que deve dar as explicações mais detalhadas, ele é o sujeito que se servia de expedientes criminosos.

Ele chegou a classificar a CPI da Privataria de palhaçada.
Ele foi um governador, como ele pode se expressar dessa forma? Ele está desrespeitando o Congresso Nacional e a vontade popular. Mas essa é uma expressão pela qual ele está acostumado, do próprio meio dele. Não é a expressão conveniente para um instrumento sério de investigação do Parlamento brasileiro, nem a expressão dos parlamentares que assinaram a CPI.

Por que acha que ele falou isso?
Ele está se referindo à CPI de uma forma jocosa, em um tom de brincadeira. Eu considero que essa reação dele é um grito de desespero, bastante desrespeitoso.

Como você enxerga que será o trabalho da CPI?
Nós vamos ter de ver se aqueles documentos do Amaury são verdadeiros ou não, e caso se confirmem vamos encontrar um foco de investigação e aprofundar.

O Serra será um dos convocados?
Com certeza.

A CPI poderia comprometer o futuro do Serra?
Em política tudo é possível. Depois que eu prendi o Paulo Maluf por 40 dias e ele foi eleito deputado federal, então tudo é possível. (Antes de seguir carreira política, Protógenes foi delegado da Polícia Federal e atuou em investigações de crimes de colarinho branco.)


.

Imagem de Dilma em ato militar rende prêmio Rei da Espanha ao Estadão

Crédito:Reprodução
O fotógrafo Wilton de Sousa Junior, repórter fotográfico do jornal O Estado de S.Paulo, é o vencedor do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, na categoria Fotografia. O anúcio foi feita nessa quinta-feira (12), pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. 

Wilton Junior foi premiado pela foto da presidente Dilma Rousseff transpassada por uma espada, durante cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), publicada na edição de 21 de agosto de 2011 do Estado. 

Segundo a Efe, o júri destacou, na foto de Wilton Junior, "a habilidade do fotógrafo para captar um instante de perfeita sincronização cujo resultado produz supresa".


A publicação da fotografia coincidiu com um momento delicado do governo Dilma, em que o PMDB, principal aliado, estava em conflito com o PT, partido da presidente, em disputa por espaço e troca da acusações que envolviam ministros dos dois partidos. "Eu buscava uma foto que sintetizasse o momento difícil que a presidente Dilma vivia. Tentei fazer a foto de mais perto, mas o resultado não ficou tão bom. Então, optei pela imagem mais distante", disse o fotógrafo, que tem 37 anos de idade, 19 de profissão e está no Estado desde 2001.

No evento, a presidente participou de uma cerimônia de entrega do espadins aos 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, na Região Sul Fluminense.



PSDB travou mas não é efeito da Cracolândia



A PM invadiu a Cracolândia mas quem está travado é o PSDB. Piadinha…
Falando sério. A sucessão paulistana já ensaia os primeiros movimentos e o PSDB não consegue dar um passo na cidade que é seu berço político.

É um problema, em princípio, de incompatibilidade de interesses. José Serra não quer a prefeitura. Quer disputar o Planalto em 2014. Seu artigo sobre os males da desindustrialização brasileira, publicado ontem no Estadão, mostra isso.  Seu comportamento também.
Mas como ninguém lhe dá essa chance, Serra não sái da frente. Tem uma imensa rejeição mas é o único que o eleitor já conhece.

Também tem um aliado poderoso, Gilberto Kassab, que hipnotiza os adversários com seus movimentos.
Geraldo Alckmin só pensa na reeleição em 2014. Mas como não sabe quem irá apoiá-lo,
não se mexe. Por enquanto, atrapalha todo mundo e não ajuda ninguém. Desconfiados de que o verdadeiro candidato do governador é o adversário Gabriel Chalita, alguns secretários já tem receio de seu anuncio de que pretende segurar gastos, o que atrapalharia os planos de todos eles.

– Mas o governo está cheio de dinheiro, observa um candidato a candidato.
Como fazem todos os tucanos depois que FHC deu o exemplo, Alckmin também flerta com
a adversária, Dilma Rousseff. José Anibal, que foi amigo dela no movimento estudantil
em Belo Horizonte, também conversa muito e dá conselhos quando é perguntado.
A impressão é que os tucanos vivem um casamento tão ruim que só ficam à vontade quando conversam com pessoas de fora.

O resultado é que há uma imensa filas de candidatos a candidato, mas ninguém se
viabiliza.

Uma visão simplória diria: falta um líder. Sim. Aécio terminou o ano de 2011 menor do que
encontrou mas a rejeição a Serra ainda lhe garante alguma primazia. Aécio pode até
virar candidato presidencial mas não parece ter cara de líder, aquele que fala pela maioria em assuntos de interesse geral e não em seu caso pessoal.

FHC é a única referencia que une a todos porque se encontra fora do jogo. Não disputa nada
mais do que a própria biografia e o direito de viver os 80 anos e dizer o que pensa. No momento em que tomar uma posição firme, a favor de um dos muitos lados em conflito, o encanto se quebra.

Mas falta outra mercadoria aos tucanos: um discurso político.  Nem antes nem depois de 2010 o partido conseguiu oferecer para a maioria da população — que ainda recolhe os benefícios do prolongado crescimento iniciado pelo governo Lula — um bom motivo para olhar de lado e pensar num legenda alternativa.

Os partidos se fazem com idéias, interesses e líderes. Também precisam de uma boa oportunidade, a fortuna de que falava o grande Machiavel. O PSDB de São Paulo, onde deve ocorrer a mais politizada eleição do país, está carente de tudo isso.

Vive uma espécie de fissura. Piadinha…



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Briga PT X PSB: um factóide da Folha?

O Cafezinho

A Folha diz que “PSB ataca PT e flerta com tucanos“. A matéria não mostra, contudo, nenhum político do PSB atacando o PT.  O artigo inicia com a afirmação de que o PSB está em crise com o governo. Ora, as relações entre partidos diferentes sempre será dialética e pontuada de divergências pontuais: não fosse assim, não seriam partidos diferentes. Falar em crise, porém, é equivocado. Parece mais expressar um desejo do jornal (ou dos tucanos, o que é a mesma coisa).

Na matéria, fala-se ainda que o PSB tem planos para “reforçar laços com a oposição”, e publica um gráfico onde a cor azul indica “PSB e PSDB juntos”.


Analisem o gráfico com atenção. Não há nenhuma região do país em que o PSB apóie um nome do PSDB na cabeça de chapa. Nem em São Paulo, onde o PSDB é mais forte. Não há sinais, portanto, de que haja qualquer movimento efetivo, por parte do PSB para “reforçar” laços com a oposição. As relações do PSB com tucanos em alguns estados, por sua vez, já são antigas. Não há novidade, não indicam nenhum movimento do PSB em direção à oposição, são alianças que já existiam e que devem permanecer porque as conjunturas regionais continuam iguais.

Curiosidade: viram que Arthur Virgílio deve concorrer a vereador por Manaus?

Quanto às declarações de Eduardo Campos, de que haveria ação de petistas nos bastidores para desestabilizar o ministro Fernando Bezerra, são informações  sem aspas, ou seja, um genuíno telefone sem fio. Alguém disse que o governador disse. Uma autêntica intriga com vistas a produzir atrito entre os dois principais partidos de esquerda no país. Eu até acredito que o governador tenha dito isso, mas o importante é que, em público, Campos sempre reafirma a sua aliança com o PT, inclusive nas últimas semanas, quando a imprensa vislumbrou a chance de arrancar dele alguma declaração antipetista, sobretudo depois que os aloprados Mercadante (ministro de Ciência e Tecnologia) e André Vargas (secretário de Comunicação do PT) repercutiram factóides midiáticos contra Bezerra.

Ora, falar mal do PT é o esporte preferido nacional, inclusive entre os próprios petistas. É normal. É saudável. Mas não se pode confundir essa diversão com qualquer movimento concreto, por parte do PSB, de sair da base aliada.

O factóide, no entanto, também interessa ao PSB, porque permite que ele dê um susto no PT sem precisar, efetivamente, afastar-se do partido. Em última instância, pode culpar a imprensa.

E interessa, sobretudo, ao PSDB, porque a este interessa a divisão da base aliada.

E aí voltamos ao xadrez político de 2014. Em matéria de ontem, a Folha dizia que, “por Aécio, o PSDB evita ataques a Bezerra”, onde consta uma informação que vários colunistas políticos tem repetido nos últimos tempos. Merval Pereira falou disso semana passada:

Não por acaso, Aécio não quer se indispor com Campos, de quem é amigo e a quem tentará atrair para uma eventual dobradinha na próxima campanha presidencial.

Este é o sonho impossível do PSDB e de Aécio Neves. Mais impossível do que sonho. Eduardo Campos jamais comporá uma chapa com um tucano na cabeça. E Aécio jamais aceitaria ser vice de Campos. De maneira que se trata simplesmente de um factóide sem muito sentido, uma dessas lendas que os jornais vão empurrando com a barriga, até que a realidade os obriguem a revelar sua inconsistência. Algo assim como a reforma ministerial.

Depois de meses e meses falando que Dilma faria uma grande reforma no ministério, Dora Kramer, em sua coluna de hoje no Estadão, conclui que Dilma não vai mudar nada. Ou antes, deve mudar somente três ministérios, sendo que um dos novos nomes apenas mudará de pasta. A Educação deve ficar com Mercadante, atual titular de Ciência e Tecnologia. Os outros dois ministérios que devem receber titulares novos são: Ciência e Tecnologia e Trabalho. Para o primeiro, ainda há disputa. Quanto ao segundo, o PDT deve permanecer à frente (ao contrário do que a imprensa ventilou por meses), e o deputado federal Brizola Neto é um dos favoritos para assumir o cargo.



.