sábado, 23 de julho de 2011

A voz da Presidenta não deve ter donos

Por Franco Ahmad

Infeliz e perigosa a idéia de fazer uma “multiexclusiva” entrevista da Presidente Dilma Rousseff a um “seleto” grupo de jornalistas. Ou melhor, grupo de jornais, os grandes. Eles, apenas eles, sem fotos, sem gravação, sem imagem.
Logo, embora não se duvide da honestidade pessoal de nenhum dos profissionais, tudo está sujeito à forma que dão e derem às palavras da Presidenta.
E, claro, já a deram.

Que a presidenta quer e age para manter o crescimento, ninguém pode duvidar. Os projetos estruturantes prosseguem, sobretudo o PAC 2, foi lançado o “Brasil sem Miséria”, haverá desonerações tributárias.
Mas permitiu, com esta forma escolhida para dizê-lo, que jogassem em seu colo a inflação.  Que não é dela, nem do Governo, nem da falta de uma política monetária dura.
A imprensa escolhe o “lead” e ele veio, muito provavelmente, de um ponderação óbvia: a de que Dilma não adotará uma política recessiva para conter as pressões inflacionárias.
Ora, disso todos sabíamos, e sabemos. Mas faltava a frase, e a frase veio porque, neste tipo de convescote, baixa-se a guarda.

A Presidenta não “descarta” o controle da inflação. Muito menos pode dizer que “não reduzirá” uma inflação que não está em seu pleno poder decidir se fará ou não se reduzir.
A escolha desta forma de comunicação fez com que se pudesse dizer por “toda” a imprensa-  e sem nada que possa mostrar que não foi isso que se disse – que a Presidenta Dilma tolera a inflação, em nome do crescimento econômico.
Ao contrário. Dilma, contra a grita desta mesma imprensa, segurou os preços da gasolina na Petrobras e agiu para derrubar os do etanol. Sob seu governo, para contê-la, o Banco Central já submeteu o país e suas forças produtivas a um aumento de 1,75% na taxa pública de juros, contra um aumento de o,8% na inflação acumulada em 12 meses. Quase todo o resto do mundo pratica taxas negativas de juros, em busca  de reativação das suas economia. Nos juros, somos os campeões do mundo, disparado.
Portanto, a presidenta não escolheu “não reduzir” a inflação ou descartar seu controle, em nome do crescimento. Só escolheu não detonar uma política ferozmente recessiva, que arruinasse o país para baixar um pouquinho a inflação e, claro, proporcionar lucros mais monstruosos ao sistema financeiro. E nem assim, talvez, adiantasse, com a gigantesca entrada de capitais e a ameaça mundial representada pela crise europeia e o impasse da dívida pública americana.

Que estratégia “brilhante” é essa de a ligar a uma decisão da Presidenta o aumento – ou mesmo uma “não-queda” – dos preços? Ainda mais agora, quando felizmente há sinais de que o BC interromperá a sequência de altas na Selic?
Foi “uma ideia genial”, é obvio, para virar a corrosiva pauta que de lá mesmo saiu, a de colocar toda a atividade da Presidenta voltada para a tal “faxina” ética. Dá muito bons resultados no curto prazo, isso, só que já perceberam que é também uma máquina de denúncias que perde todos os limites e que transforma tudo o que o governo faz, mesmo o bem feito, em fonte de suspeitas de negociatas.
Seguir a agenda da mídia e entregar a ela o ritmo do Governo é mais que um risco, é um erro.
Situações importantes, decisivas para que a população entenda quais são os compromissos de Dilma, como o lançamento do plano “Brasil sem Miséria” e a inauguração da plataforma P-56 da Petrobras, a de maior conteúdo nacional já construída, foram queimadas na fogueira do caso Palocci. A marcação da entrevista do então ministro ao Jornal Nacional para o mesmo dia do lançamento da nossa gigante petroleira, foi uma “pérola” de marketing. A grande festa virou uma “nota coberta” no JN.
A presidente pode e deve dar entrevistas a todos os jornalistas; entrevistas exclusivas, também.
Mas jamais se colocar de mãos atadas à interpretação que a mídia der às suas palavras.
Ela pode ter falado meia hora, e com ênfase, no seu compromisso com o crescimento da economia, do emprego e da renda, da inclusão dos brasileiros ainda miseráveis.
Mas a manchete será a de que ela “tolera” a inflação em nome de um crescimento que é apenas mencionado en passant.
Quem não souber disso e expuser assim a Presidenta, ou é muito ingênuo e acredita que a mídia vai se encantar com as deferências presidenciais, ou é quem não “pegou” a idéia – tantas vezes repetida por Lula – de que, se dependesse dos “formadores de opinião” este país ainda seria o “Brasil da roda-presa”.

do Tijolaço

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Neymar ganha mais dois dias de folga; Elano e Ganso treinam normalmente

Por Everton Araújo


Debaixo de uma forte chuva, o elenco do Santos treinou na manhã desta sexta-feira, no CT Rei Pelé. E a grande expectativa era pela volta de Elano, Paulo Henrique Ganso e Neymar as atividades, após a disputa da Copa América com a seleção brasileira. Mas destes, somente os meias retornaram aos treinamentos. A Joia santista ganhou mais dois dias de descanso e, como o time recebe folga geral no domingo, só irá treinar na próxima segunda.
"Realmente a nossa comissão técnica viu que ele teve um desgaste muito grande e resolvemos dar mais alguns dias de folga para ele. Temos fisiologistas que entendem do assunto. O Ganso fez poucos jogos nesse ano. Agora, eles olharam e viram que seria legal liberar o Neymar para descansar mais um pouco. Por isso essa folga maior para ele", explicou o Técnico Muricy Ramalho.
Segundo o treinador, as vezes é preciso segurar um pouco o atacante, já que ele está sempre disposto a trabalhar. Para Muricy, o momento é de conter um pouco o ímpeto de Neymar para evitar que o jogador acuse um desgaste excessivo mais tarde.
"O problema é que ele não para. Ele quer jogar e treinar sempre. É jovem. Às vezes você tem que dar uma brecada nele porque a rotina do futebol é duríssima. Ele estava preso lá com a seleção na Copa América, na Argentina. O maior desgaste nem é físico, mas mental. Por isso, vimos que seria melhor deixá-lo em casa mais um tempo. Dois dias de treinamento não é muita coisa. Semana que vem ele volta e deverá jogar contra o Flamengo (na próxima quarta, na Vila Belmiro)", comentou.
Já Elano e Ganso treinaram fisicamente, assim como os demais jogadores do elenco alvinegro. O Santos volta a treinar na tarde desta sexta, no CT.

Governador do DEM e aliados massacram professores de Santa Catarina

Por Franco Ahmad

de  Elaine Tavares, no seu blog, dica, via e-mail, de Maria Salete Magnoni e  Emílio Lopez

A cena apareceu, épica. Uma mulher, já de certa idade, rosto vincado, roupas simples, acocorada num canto da Assembléia Legislativa de  Santa Catarina. Chorava. As lágrimas correndo soltas pela cara vermelha e inchada. Num átimo, a câmera captou seu olhar. Era de uma tristeza  profunda, infinita, um desespero, uma desesperança, um vazio. Ali, na casa do povo, a professora compreendia que o que menos vale é a vontade das gentes. Acabava de passar no legislativo estadual o projeto do governador  Raimundo Colombo (DEM-SC), que vai contra todas as propostas defendidas pelos trabalhadores ao longo de dois meses de uma greve fortíssima.
Um ato de força. A deputada Angela Albino chorava junto com os professores, os demais sete deputados que votaram contra – a favor dos trabalhadores  – estavam consternados e, até certo pontonvergonhados por seus colegas. Mas, esses, os demais, os 28 que votaram com o governo, não se escondiam. Sob os holofotes das câmeras davam entrevistas, caras lavadas, dizendo que haviam feito o que era certo.
Puro cinismo. Na verdade o que aconteceu na Assembléia Legislativa foi o  que sempre acontece quando a truculência do poder se faz soberana.  Atropelando todos os ritos da democracia, o projeto do governador sequer passou por comissões, foi direto ao plenário. Foi um massacre. Porque é assim que é o legislativo nos países capitalistas, ditos “países livres e democráticos“. Os que lá estão não representam o povo, representam interesses de pequenos grupos, muito poderosos. São eleitos com o dinheiro destes grupos. Aquela multidão que esperava ali fora – mais de três mil professores – não era nada para os 28 deputados bem vestidos que ganham  mais de 20 mil por mês. Valor bem acima do que o piso que os professores tantos lutaram para ter, 1.800 reais. E estes senhores  estão se lixando para os professores estaduais porque certamente educam seus filhos em escolas particulares. Vitória, bradavam.
Mas os nobres parlamentares não ficaram contentes com isso. Ao verem os professores querendo se expressar, mandaram chamar a polícia de choque. E lá vieram os homens de preto com suas máscaras de gás,  escudos e armas. Carga pesada para confrontar aqueles que educam seus filhos. Triste cena de trabalhador contra trabalhador, enquanto os  representantes da elite se reflestelavam no ar condicionado. Por isso o olhar de desepero da professora, lá no canto, acocorada, quase perdida de  si mesma.
Ao vê-la assim, tão fragilizada na dor, assomou de imediato  em mim a lembrança da primeira professora, a mulher que mudou a minha vida. Foi ela quem me levou para a escola e abriu diante de mim o maravilhoso mundo do saber. Seu nome era Maria Helena. Naqueles dias de um longínquo 1965, ela era uma garota linda que morava do lado da nossa casa  em São Borja (RS). Normalista das boas, ela não ensinava nas escolas  privadas da cidade. Seu projeto de vida se constituiu ensinando nas  escolas da periferia, com as crianças mais empobrecidas.
Por morar ao lado da minha casa ela percebeu que eu, aos   cinco anos de idade, já sabia ler e escrever. Então, insistiu com minha mãe para que eu fosse para a escola, porque ela acreditava firmemente que  ali, naquele ambiente, era onde se formavam as cabeças pensantes, onde se descortinava o mundo. Imagino que ela fosse até meio freiriana (adepta de       Paulo Freire), por conta do seu modo de ensinar. Minha mãe relutou um  pouco. A escola ficava longe, no bairro do Passo, e eu era tão pequena.  Mas Maria Helena insistiu e venceu a batalha.
Assim, todas as tardes, mesmo nos mais aterradores dias do  inverno gaúcho eu saia de casa, de mãos dadas com a minha professora Maria Helena e íamos pegar o ônibus para o Passo. Numa cidade pequena como São  Borja, só os bem pobres andavam de ônibus e assim também já fui tomando contato com o povo trabalhador que ia fazer sua lida no bairro de maior  efervescência na cidade. O Passo era  a beira do rio Uruguai, onde  ficava a balsa para a travessia para a Argentina, os armazéns que vendiam  toda a sorte de produtos, as prostitutas, os mendigos, os pescadores, os  garotos sem famílias, as lavadeiras, enfim, uma multidão, entre trabalhadores e desvalidos. O Passo era um universo popular.
Maria Helena não me ensinou só a escrever, ela me ensinou a   ler o mundo, observando a realidade empobrecida do bairro, a luta  cotidiana dos trabalhadores, as dificuldades do povo mais simples. E mais,  mostrou que ser professora era coisa muito maior do que estar ali a traçar letrinhas. Era compromisso, dedicação, fortaleza, luta. Conhecia cada  aluno pelo nome e se algum faltava ela ia até sua casa saber o que acontecia. Sabia dos seus sonhos, dos seus medos e nunca faltava um sorriso, um afago, o aperto forte de mão. Com essa mulher aprendi tanto  sobre a vida, sobre as contradições de um sistema que massacra alguns para  que poucos tenham riquezas. E aqueles caminhos de ônibus até o Passo me  fizeram a mulher que sou.
É esse direito que eu queria que cada criança pudesse ter: a  possibilidade de passar por uma professora ou um professor que seja mais do que um “funcionário“, mas uma criatura comprometida, guerreira, capaz de ensinar muito mais do que o be-a-bá. Um criatura bem paga, respeitada,  amada e fundamental.
Mas os tempos mudaram, os professores são mal pagos,  desrespeitados, vilipendiados, impedidos de conhecer seus alunos,  obrigados a atuar em duas ou três escolas para manterem suas próprias famílias. Não podem comprar livros, nem ir ao cinema ou ao teatro. São peças do sistema que oprime e espreme.
Os professores de 2011, em Santa Catarina, são acossados pelatropa de choque, porque simplesmente querem o direito de ver respeitada a  lei. O governador que não a cumpre descansa no palácio, protegido. Mas aqueles homens e mulheres valentes, que decidiram lutar pelo que lhes é direito, enfrentaram os escudos da PM, o descaso, a covardia, a  insensatez. E ao fazê-lo, estabelecem uma nova pedagogia (paidós =criança, agogé =condução).
Não sei o que vai ser. Se a greve acaba ou se continua. Na   verdade, não importa. O que vale é que esses professores já ensinaram um   linda lição. Que um valente não se achica, não se entrega, não se acovarda. Que quando a luta é justa, vale ser travada. Que se paga o preço pelo que é direito.
Tenho certeza que, aconteça o que acontecer, quando esses professores voltarem à sala de aula, chegarão de cabeça erguida e alma em   paz. Porque fizeram o que precisava ser feito. Terão cada um deles essa  firmeza, tal qual a minha primeira professora, a Maria Helena, que mesmo nos mais duros anos da ditadura militar, seguiu fazendo o que acreditava,   contra todos os riscos. Oferecendo, na possibilidade do saber, um mundo  grandioso para o futuro dos seus pequenos. Não é coisa fácil, mas esses,  de hoje, encontrarão o caminho.
Parabéns, professores catarinenses. Vocês são   gigantes!

Fonte: Blog do Azenha

Altamiro Borges, um blogueiro que não dorme no ponto

Por Rodrigo Cavalcante


Midia Golpista convoca protestos de rua

Testando o clima político, a mídia demotucana tem atiçado os seus leitores, telespectadores e ouvintes para sentir se há condições para a convocação de protestos de rua contra o governo Dilma. O mote dos filhotes de Murdoch seria o do combate à corrupção, o da “ética”. A experiência a copiar seria a da “revolução dos indignados” na Espanha.
Na prática, o objetivo seria o de reeditar as “Marchas com Deus”, que prepararam o clima para o golpe de 1964, ou o finado movimento Cansei, de meados de 2007, que reuniu a direita paulistana, os barões da mídia e alguns artistas globais no coro do “Fora Lula”. Até agora, o teste não rendeu os frutos desejados. Mas a mídia golpista insiste!
Visão conspirativa?
A idéia acima exposta pode até parecer conspirativa, amalucada. Mas é bom ficar esperto. Nos últimos dias, vários “calunistas” da imprensa têm conclamado a sociedade, em especial a manipulável “classe média”, a se rebelar contra os rumos do país. Parece algo articulado – “una solo voz”, como se diz na Venezuela sobre a ação golpista da mídia.
O primeiro a insuflar a revolta foi Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El País, num artigo de 11 de julho. O repórter, que adora falar besteiras sobre o Brasil, criticou a passividade dos nativos, chegando a insinuar que impera no país a cultura de que “todos são ladrões”. Clamando pela realização de protestos de rua, ele provocou: “Será que os brasileiros não sabem reagir à hipocrisia e à falta de ética de muitos dos que os governam”.
O Globo e Folha
Logo na sequência, dia 17, O Globo publicou reportagem com o mesmo tom incendiário. O jornal quis saber por que o povo não sai às ruas contra a corrupção no governo Dilma. Curiosamente, o que prova as péssimas intenções da famiglia Marinho, o diário só não publicou as respostas do MST, que desmascaram as tramas das elites (leia aqui).
Já nesta semana, o jornal FSP (Folha Serra Presidente) entrou em campo para reforçar o coro dos “indignados”. No artigo “Por que não reagimos”, de terça-feira (19), o colunista Fernando de Barros e Silva, que nunca escondeu a sua aversão às forças de esquerda, relembrou a falsa retórica udenista do falecido Cansei:
O resmungo dos “calunistas”
“Por que os brasileiros não reagem à corrupção? Por que a indignação resulta apenas numa carta enviada à redação ou numa coluna de jornal. Por que ela não se transforma em revolta, não mobiliza as pessoas, não toma as ruas? Por que tudo, no Brasil, termina em Carnaval ou em resmungo?”.
Hoje, 21, foi a vez de Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa do PSDB”. Após exigir que Dilma seja mais dura contra a corrupção, ela cobra uma reação da sociedade. “A corrupção virou uma epidemia… E os brasileiros que estudam, trabalham, pagam impostos e já pintaram a cara contra Collor, não estão nem aí? Há um silêncio ensurdecedor”.
Seletividade da mídia
Como se observa, o discurso é o mesmo. Ele conclama o povo a ir às ruas contra a corrupção… no governo Dilma. De quebra, ainda tenta cravar uma cunha entre a atual presidenta e o seu antecessor. A corrupção seria uma “herança maldita” de Lula. A intenção não é a de apurar as denúncias e punir os culpados, mas sim a de sangrar o atual governo.
Na sua seletividade, a mídia demotucana nunca convocou protestos contra o roubo da privataria tucana ou contra a reeleição milionária de FHC. Ela também nunca se indignou e exigiu que sejam desarquivadas as quase 100 CPIs contra as maracutaias do governo do PSDB de São Paulo. Para a mídia golpista, o discurso da ética é funcional. Só serve para os inimigos!
Acorda Dilma!
É bom a presidenta Dilma ficar esperta. O tempo está se esgotando. A fase do “namorico” com a mídia acabou. Das denúncias de corrupção, que já sangram o governo há quase dois meses, a imprensa partidarizada já passou para a fase da convocação de protestos de rua. Como principal partido da oposição, a mídia retomou a ofensiva. E o governo se mantém acuado, paralisado, sem personalidade.

Altamiro Borges - Blog do Miro

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FHC lança site 'apartidário' para discutir política


Por Franco Ahmad

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou nesta quinta-feira uma página na internet para incentivar a discussão política na rede.
Batizado de Observador Político, o projeto de FHC foi dirigido por Xico Graziano e conta com uma equipe diversa em seu conselho de gestão editorial, incluindo Caio Tulio Costa, que foi coordenador de internet na campanha de Marina Silva, então do PV, em 2010.
A página de perguntas frequentes informa que se trata de um "site de caráter apartidário e politicamente independente".
No vídeo de abertura, o tucano diz que a internet "joga um papel grande" na mobilização de pessoas "inquietas". "Tudo está tão interligado por causa da internet, ou bem nós passamos a discutir, ou não saímos do lugar", afirma ele.
Para FHC, "política hoje não é coisa de partido, de instituição, de um líder, é de todo mundo".
"Alguém vai dar ordem sempre, mas não é isso que vai mudar o mundo. Mudança no mundo depende da mudança de comportamento, e todos querem participar."
O tucano fez menção à expansão da classe média na última década e defendeu maior participação política de quem "está melhorando de vida". Segundo ele, "como agora no Brasil muita gente está melhorando de vida, está na hora também de elas melhorarem mais profundamente, se interessarem mais umas pelas outras e pelo destino do conjunto da sociedade, opinando".
A iniciativa de FHC acontece pouco depois de o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançar um site para acompanhar suas atividades políticas pelo país.
Em maio, o companheiro de sigla do tucano, o ex-governador de São Paulo José Serra, também lançou sua própria página na internet para publicar artigos e comentários sobre política.

da Folha online

Nota do Blog:
  •      "Segundo ele, "como agora no Brasil muita gente está melhorando de vida,está na hora também de elas melhorarem mais profundamente, se interessarem mais umas pelas outras e pelo destino do conjunto da sociedade, opinando"." Ué, o Brasil não está vivendo num desastre? A Dilma, Lula e o PT não são incompetentes? Como a vida está melhorando? Jogou a toalha ou foi lapso? Agora o Padim Pade Cerra corta os pulsos! É por isso que eu sempre digo: os tucanos são ótimos humoristas! Só pode ser piada!

As maís recentes do futebol

Por Everton Araújo


  • Corinthians confirma artroscopia em Liedson nesta sexta

Liedson sofre com dores recorrentes
 no joelho esquerdo e aproveitará suspensão para operar

O Corinthians confirmou na tarde desta quinta-feira que o atacante Liedson precisará passar por artroscopia no joelho esquerdo. O jogador sofre com dores recorrentes no local e será submetido ao processo cirúrgico nesta sexta-feira, no Hospital São Luiz, em São Paulo, tornando-se desfalque.

A cirurgia já era prevista, mas o departamento médico do clube resolveu antecipá-la porque o atacante cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória de quarta-feira sobre o Botafogo - ele já ficaria ausente dos gramados até a 13ª rodada, em 31 de julho.
O prazo inicial de recuperação é de quatro a cinco semanas. Nesse período, o atacante Emerson, que vem entrando nas etapas finais dos jogos, deverá ter a chance de estrear como titular.
Outra baixa médica da equipe é Julio Cesar. Durante a partida contra os botafoguenses, o goleiro sofreu luxação exposta no dedo mínimo da mão esquerda e terá que imobilizar o local de 15 a 20 dias. Seu substituto imediato é o recém-contratado Renan, que ainda não fez sua estreia.
  • Bravo com mentiras, Kleber afirma: "Não preciso ser oferecido"


Um dia após completar sete jogos pelo Brasileiro e não ter mais chances de atuar por outro time da Série A, Kleber apareceu com fisionomia de pura irritação para dar sua entrevista. De braços cruzados, esperou todos subirem à sala e manteve a postura de confronto verbal. Rebateu desde a primeira pergunta. Entre tudo que o tirou do sério, o último motivo foi ver o Flamengo dizer que ele foi oferecido.

"Não preciso ser oferecido para ninguém. Quem acha isso, que fique dois dias com o telefone do Pepe para ver se sou oferecido ou ligo toda hora", falou o Gladiador, em defesa do seu empresário, Giuseppe Dioguardi, citado em nota oficial do clube da Gávea como responsável por uma nova investida rubro-negra no jogador antes da partida entre Verdão e Flamengo, nessa quarta-feira.
"Fico espantado porque essas notícias só saem depois. Antes de não ter resolvido, ninguém falou nada. Depois que fiz o sétimo jogo e não tem mais a possibilidade de comprar, sai essa notícia", disse o atacante. "Esta nota foi uma infelicidade de quem escreveu. Não sei se o Flamengo ou a pessoa em si se explicou de uma forma que não foi certa. Mas eles sabem o que aconteceu realmente. Deveriam falar a verdade."

  • Liberados pelos médicos, Léo, Dracena e Adriano voltam aos treinos

Sem jogos marcados para o Campeonato Brasileiro nesta semana, o Santos tem aproveitado o período para treinar e se preparar para os próximos desafios da equipe. E a semana de "folga" no Brasileirão trouxe boas notícias ao técnico Muricy Ramalho, além da volta do trio Elano, Paulo Henrique Ganso e Neymar, da seleção brasileira. Isto porque o lateral esquerdo Léo, o zagueiro Edu Dracena e o volante Adriano foram liberados pelo departamento médico do clube e estão à disposição de Muricy.
Recuperados, esses jogadores já treinaram nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé, e a tendência é de que os três possam estar em condições de atuar diante do Flamengo, na próxima quarta, às 21h50 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em duelo válido pela 12° rodada do Brasileirão.
Léo não enfrentou o Atlético-MG, no último sábado, em virtude de uma gripe e de uma sinusite, que não tinham sido totalmente curadas. Dracena, outro que havia sido desfalque somente contra o Galo, recuperou-se de uma lesão muscular na coxa direita.
Já Adriano era o que estava afastado há mais tempo, em virtude de uma contusão na coxa esquerda. O volante não joga desde a derrota santista para o Figueirense, no dia 29 de junho, em Florianópolis (SC).

Dilma prestigia Garibaldi e autoriza contratação no INSS

Por Rodrigo Cavalcante

ministro da Previdência, Garibaldi Alves, foi prestigiado por Dilma. A presidenta decidiu ajudar o peemedebista a descascar o abacaxi, como ele mesmo definiu a sua pasta.
Em meio a anúncios de austeridade fiscal, Dilma autorizou contratações no INSS. Embora o comando do instituto esteja na mão de um indicado por Renan Calheiros (PMDB-AL), o  advogado Mauro Hauschild, Garibaldi garante que a vitória foi dele.
Segundo o site da Previdência, o plano de expansão do INSS, iniciado em 2009, prevê a implantação de 720 novas agências da Previdência Social em cidades com mais de 20 mil habitantes. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as 649 unidades restantes deverão ser entregues à população.

Do Poder online


E o preço da Nova Marginal? Ninguém toca mais no assunto?

Por Rodrigo Cavalcante

Faz muito bem a imprensa em revelar novas falcatruas em obras do Ministério dos Transportes, um assunto que há mais de duas semanas não sai das manchetes e parece não ter fim. É um dos seus papéis fiscalizar o poder público _ todos os poderes, em todos os níveis, eu diria.

Só acho estranho que, em meio a esta fúria de denúncias, tenha sumido do noticiário, tão rapidamente como apareceu, depois de um fugaz registro feito pelo "Estadão", na semana passada, o caso do preço da obra da Nova Marginal do Tietê, em São Paulo,  que passou do orçamento inicial de R$ 1 bilhão para gastos até agora de 1 bilhão e 750 milhões, ou seja, teve um "aditivo" de módicos 75%.

No mesmo dia em que o jornalão paulista tocou no assunto, e todos os outros fingiram que não viram, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo assinaram um convênio que liberou mais R$ 200 milhões para a obra, que parece não ter data para terminar, embora tenha sido inaugurada ainda no governo de José Serra.

Nova Marginal foi o nome dado às pistas adicionais construídas para melhorar o trânsito  junto às margens do rio Tietê. Quem tocou a obra foi a Dersa, uma espécie de Dnit paulista, então comandada pelo lendário Paulo Preto, cujo nome apareceu em denúncias sobre doações para a campanha tucana.
Uma rádio de notícias registrou o fato em rede nacional, sem citar o jornal, mas em seguida seus dois comentaristas, um deles acadêmico recém-eleito, nem tocaram no assunto, preferindo falar mais uma vez do Ministério dos Transportes.

Ao ler o noticiário sobre o depoimento de Rudolf Murdoch, lembrei-me deste modelo habitual na nossa imprensa de usar dois pesos e duas medidas, de acordo com suas conveniências políticas, partidárias e empresariais, para informar seu distinto público.
A diferença é que Murdoch nunca escondeu suas preferências e atua abertamente para combater ou defender governos e destruir reputações, como a "Fox" não se cansa de fazer nos Estados Unidos, a favor dos republicanos e dando pau no governo Obama sem fingir neutralidade.

Será que os arautos da "liberdade de imprensa" e do "controle familiar da comunicação" não se interessam em apurar, investigar, saber, afinal, o que aconteceu nas obras da Nova Marginal?
A única explicação dada pela Dersa, até agora, é que mudou o escopo da obra e os custos aumentaram por culpa da inflação _ exatamente a mesma explicação dada pelo Dnit para os seus "aditivos".
Se a hipocrisia permitir atender ao meu pedido, ficarei grato. Gostaria mesmo de saber o que aconteceu, só por curiosidade. Os leitores teriam alguma idéia para explicar o fenômeno?

Ricardo Kotscho

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Com Jaques Wagner, Lula visita Dona Canô


Por Franco Ahmad


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Jaques Wagner e sua esposa, Fátima Mendonça, visitaram na tarde desta quarta-feira (20) a matricarca da família Veloso, Dona Canô. O encontro ocorreu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.



Lula visita Dona Canô em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Foto: Manu Dias/Secom-Bahia.

De acordo com o governador, a visita foi para saber como está a saúde de Dona Canô, que esteve recentemente internada no Hospital São Rafael, após apresentar problemas de saúde.
Durante o encontro, Dona Canô entregou ao ex-presidente um projeto para despoluição do rio Subaé. Segundo ela, “foi a melhor visita que recebeu até agora”. Lula retribuiu falando da amizade cultivada entre ambos, e contou que aproveitou a estadia na Bahia para fazer uma visita de cortesia.


O ex-presidente fez a visita acompanhado do governador da Bahia, Jaques Wagner, e sua esposa, Fátima Mendonça. Foto: Manu Dias/Secom-Bahia.

Feira de Santana
De Santo Amaro, a comitiva do governador e do ex-presidente seguiu para uma visita ao Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, a 110 km de Salvador. A unidade entrou em funcionamento no dia 27 de agosto de 2010 e, em onze meses de atividades, já atendeu 109.147 pacientes.
Com informações do Governo da Bahia.

Fonte: icidadania.org


O Caos e a tristeza no Hospital Walfredo Gurgel em Natal - RN

Por Rodrigo cavalcante
Extraido do Abelhinha

Uma das lixeiras captadas na tarde de de 18/07 no Walfredo Gurgel
 Fotos: Heldon Simões

Despercebido, o repórter Heldon Simões entrou ontem no Hospital Walfredo Gurgel para conferir o caos instalado por mais uma superlotação. Em contato pelo BBM, no celular, as coordenadas para registrar pontos de sofrimento, já que a segurança não permitia e desconfiava.
Do lado de fora, observou várias ambulâncias do interior fazendo filas. Alguns casos que se resolveriam com atendimento secundário nos municípios.
Ou seja: com a responsabilidade das prefeituras não cumpridas, continua a prática da ambulânciaterapia.
Durante o dia desta segunda-feira (18) no Walfredo Gurgel, na sala de atendimento de urgência pacientes esperavam por triagem.
Dos vários expostos nas macas, quadro clínico dos mais diversos e a  mesma realidade: sem vaga.
Por falta de espaço, uma senhora segurava com uma mão o soro que recebia.
Em algumas macas sem proteção, improviso com papelão para aliviar o desconforto.
Uma enfermeira confessou que o atendimento é realizado de forma deficitária e muitos não recebem a atenção devida.
Pelos corredores, acompanhantes corriam desesperados atrás de médicos e enfermeiros. Um horror. Um médico alertou sobre os riscos de propagação de doenças, a contar que muitos pacientes estão com feridas abertas, hematomas…
Macas ensanguentadas, cheiro insuportável exalado de pacientes que tomam conta dos corredores.
Faltam macas para atender a demanda, e a das ambulâncias ficam presas.
A situação é tão precária que um médico ironizou: – “Paciente para receber maca tem que ser vip”.
Outro médico lamentou a situação e afirmou estar de mãos atadas: – ‘Fazemos o nosso melhor, mas muitos pacientes são idosos, precisam de atenção especial e de repouso, o que não são possíveis de acompanhar, já que estão nos corredores.
Uma maqueira que descansava por um instante para aliviar a tensão desabafou: – “É muito difícil uma pessoa pedir minha ajuda e eu não ter o que fazer. Eles pedem apenas para serem atendidos, mas não sou médica, não posso ajudar. O máximo é tentar encontrar um médico de nível”.
Um paciente vindo de Sítio Novo estava à espera do resultado dos exames havia mais de quatro horas. Com isso, fica esperando o enfermeiro e o veículo que o trouxe do interior.
Lixeira virada misturada a roupas, comida e demais utensílios que os acompanhantes levam para os seus pacientes. Tudo no chão ou em cima das macas sujas de sangue.
São tantas as macas pelos corredores que fica difícil, até, circular.
Os pacientes se misturam pelos corredores, sem qualquer tipo de seleção, como informou alguns acompanhantes.
Uma  reclamava que o banheiro estava sendo utilizado por homem e mulher.
Um maqueiro saiu do hospital e, sem lavar as mãos, colocou-as dentro da bermuda, retirou um cigarro e fumou. Logo após, voltou para o interior do hospital.
 Enquanto pacientes disputam macas, sobram cifrões para a realização da Copa em Natal…
É. Desenvolvimento… Confira alguma fotos:
Ambulâncias em fila - e chegaram mais

Num dos corredores em que foi possível clicar pelo celular sem ser percebido

Noutro, pacientes à espera de atendimento em macas

Nota do blog:

Lembro-me no início do ano em Reportagem da TV Cabugi onde o secretário da Saúde, Domício Arruda  vociferava às câmeras os “descasos” com o Walfredo Gurgel.
Sr. secretário. já faz sete meses!! Faça alguma coisa! Ou será que o Governo Rosalba será o retrato do Governo Micarla, cheio de denúncias vazias no início da gestão e repleto de incompetência.
Daqui há pouco teremos o #foraRosalba, resultado do descaso Governadora e de seus secretários de bravatas. É importante ressaltar que a governadora Rosalba (DEM)  é médica fazendo acontecer o pior na saúde,educação e segurança.
Como essa Cidade vai sediar jogos da Copa? Cadê a infra-estrutura? E os Governos Estadual e Municipal? Estão tomando providências?


Rosana Jatobá posa com os gêmeos e diz: 'Estou orgulhosa de mim'



Por Flavia Mello

Jornalista da Globo, Rosana Jatobá posou com os gêmeos Lara e Benjamin, de 6 meses, para a próxima edição da revista "Fértil". Depois do susto ao descobrir que teria dois bebês, e da falta de prática nos primeiros dias de vida dos filhos, ela contou à publicação que agora se vira bem com os meninos.
- No primeiro mês, fiquei muito apavorada, eu não sabia se ia dar conta. Mas tudo vem naturalmente. Hoje estou orgulhosa de mim - disse Rosana, acrescentando que dá banho diariamente nos bebês. - Todos os livros que eu pude ler, eu li. Então eu aprendi a passar segurança pra eles.
Casada com o empresário Frederico Mesnik, ela contou que teve dificuldades para engravidar. Ao procurar uma clínica de fertilização, descobriu que já estava esperando um bebê, que veio a perder um mês e meio depois.
- Me lembro que eu fiquei bastante triste. Voltei depois, fiz o tratamento e aqui estão Lara e Benjamin!

Corinthians anuncia desistência na contratação de Tevez

Por Everton Araújo



Tevez vê adiado sonho de voltar ao Timão
 O Corinthians anunciou na noite desta terça-feira que não conseguiu viabilizar a volta do atacante Carlitos Tevez. Em comunicado divulgado no site oficial, o clube de Parque São Jorge pondera que não há mais tempo suficiente para definir a transação junto ao Manchester City, da Inglaterra, por causa da janela de contratações internacional que termina nesta quarta-feira.

Ainda assim, a diretoria corintiana avisa que tentará a contratação do argentino no futuro. O presidente Andrés Sanchez já havia dito sobre a intenção de buscar a aquisição do atleta em dezembro.

Neste momento, o Corinthians fez uma oferta de 40 milhões de euros pelos direitos de Tevez. Contudo, a negociação travou na forma de pagamento - o Timão ofereceu quatro parcelas iguais, que seriam desembolsadas partir do ano que vem, mas o City exigiu receber a primeira parte imediatamente.

Mesmo sem a chance de voltar ao Corinthians, Tevez aguarda outras negociações, já que não quer permanecer no Manchester City. A Inter de Milão surge como interessada no argentino em uma troca que poderia envolver o holandês Wesley Sneijder.

Veja o comunicado da direção corintiana:

"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista vem a público para comunicar oficialmente a impossibilidade da contratação do atacante argentino Carlos Tevez.
Mesmo reconhecendo o esforço do Manchester City e de todos os envolvidos na negociação, não existe mais tempo hábil para que a transferência seja concretizada, tendo em vista que a janela de inscrições para atletas vindos do exterior se encerra nesta quarta-feira, dia 20 de julho.
Ciente do enorme sonho da torcida em ter de novo o atacante como jogador do Corinthians, a diretoria espera poder contar com Tevez em um futuro próximo."

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quando héteros são vítimas da homofobia: o caso São João da Boa Vista


Por Rodrigo Cavalcante



Desde a noite de segunda-feira, 18, o caso de pai e filho espancados por serem confundidos com gays tem deixado até muita gente que diz ser contra os homossexuais chocada.  Outro exemplo recente é narrado pela travesti e web celebridade Luisa Marilac que conta que sua mãe, uma mulher idosa, apanhou junto com ela porque a confundiram com uma trava. Isto é, heterossexuais foram vítimas de homofobia porque diferente das mulheres e dos negros, ser gay nem sempre é tão palpável e visível. Nesse sentido, nem sempre se reconhece o gay à primeira vista - para horror dos preconceituosos - e mesmo confiando em códigos formados pelo senso comum, um gay pode ter ou não a combinação de atitudes que caracterizam um homossexual. Então, muitas vezes acontece confusões e equívocos como acreditar que um hétero é gay e vice-versa.

É triste dizer, mas esses casos não são algo isolado e são reflexo sim dos que não gostam dos gays, dos que pregam a anormalidade das pessoas que amam pessoas do mesmo sexo e ainda, como Bruno Sakamoto bem escreveu, culpa da bancada evangélica e conservadora do Congresso Nacional que se recusa a aprovar uma lei contra a homofobia ampla e (para não caírem na contradição de pertencerem – para a opinião pública - a uma religião que prega o ódio) se aliaram a Marta Suplicy nesse momento e amenizaram – para não dizer descaracterizaram – o projeto de lei PLC 122/2006 que criminaliza atos como esse que ocorreu com pai e filho na pequena cidade de São João da Boa Vista. Mas isso é assunto para outro post.

Os abraços entre amigos, a fraternidade entre colegas, o carinho de um pai ao seu filho, na grande maioria das vezes está muito distante de qualquer conotação sexual. É o que chamamos de amor fraternal. E era isso que acontecia quando um grupo de jovens perguntou se pai e filho eram gays por estarem abraçados. Mesmo com a resposta sendo negativa, eles desceram porrada e deceparam parte da orelha do homem de 42 anos.

Esse ato covarde mostra o fundo da homofobia. Não importa se o gesto de carinho é fraternal ou sexual, a demonstração de afeto entre homens deve ser banida, expurgada. O amor, seja ele de amigo ou de amante, está vetado para os homofóbicos. O abraço, o beijo ou mesmo o carinho é proibido para essa gente que só sabe odiar.

Cada dia mais entendo a relutância dos que odeiam os gays em assumir sua homofobia. Deve ser muito triste ser homofóbico e viver num mundo que seu pai ou seu amigo não podem te dar um beijo ou um abraço seja de boa-noite seja de boas-vindas. Deve ser triste viver camuflando que o ódio aos gays é desculpa para a própria falta de amor.

da folha online

Altamiro Borges: Por que não reagimos à mídia demotucana?

Por Everton Araujo

Altamiro Borges: Por que não reagimos à mídia demotucana?: "Por Altamiro Borges No artigo intitulado “Por que não reagimos?”, o colunista da FSP (Folha Serra Presidente), Fernando de Barros e Silva,..."

Qual o erro em você demonstrar amor ao seu filho?

Por Rodrigo Cavalcante


orelha (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Cirurgia para reconstrução da orelha pode custar
R$ 35 mil (Foto: Juliana Cardilli/G1)

A História contada logo abaixo é algo que parece até ter sido tirada de um filme de terror, entretanto, ela é verdadeira e aconteceu ontem no interior de São Paulo, no Brasil.
Fico me perguntando qual o mal em beijar ou abraçar meu filho (homem) ou minha filha (mulher).
Será que se beijar minha filha – que tem 15 anos – em público serei taxado de pedófilo?
E se beijar meu filho que tem 18 anos serei chamado de gay?
Meu Deus. Aonde chegamos!
Leiam a matéria completa logo a baixo e depois digam qual o mal em demonstrar seus sentimentos para seus filhos, beijando ou abraçando os mesmos em público.
 
O autônomo de 42 anos que teve parte de sua orelha decepada durante uma confusão em uma festa agropecuária em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, ainda não consegue entender por que foi vítima da agressão. Ele estava abraçado com o filho de 18 anos quando um grupo de jovens se aproximou e perguntou se eles eram um casal gay. Mesmo com a negativa, pai e filho foram agredidos. O autônomo ficou desacordado e, quando se recuperou, percebeu que havia perdido parte de sua orelha.
“Não pode nem abraçar o filho. Ainda abracei ele, coisa de um segundo, não sei se abracei para chamar ele para tomar alguma coisa, é algo normal. O coitado veio para cá só para ir na festa, e perdeu a festa”, contou ele sobre o ocorrido na madrugada de sexta-feira (15). O autônomo vive em uma chácara em Vargem Grande do Sul, cidade vizinha, com os pais. O filho mora em São Bernardo do Campo, no ABC, com a mãe, e havia ido para o interior especialmente para o evento.
“Estava eu, meu filho, minha namorada e a namorada dele. Elas foram no banheiro e nós ficamos em pé lá. Aí eu peguei e abracei ele. Aí passou um grupo, perguntou se nós éramos gays, eu falei ‘lógico que não, ele é meu filho’. Ainda falaram ‘agora que liberou, vocês têm que dar beijinho’. Houve um empurra-empurra, mas acabou. Eles foram embora, achamos que tinha acabado ali”, contou o autônomo.
Pouco depois, entretanto, o grupo voltou. “Não sei se eu tomei um soco, o que foi, veio de trás, pegou no queixo, eu acho que eu apaguei. Quando eu levantei achei que tinha tomado uma mordida. Eu senti, a minha orelha já estava no chão, um pedaço.”
Uma mulher que estava no local pegou o pedaço da orelha e colocou em um copo com gelo. O autônomo foi com um amigo até um hospital da cidade, que o encaminhou para um cirurgião plástico. Ao analisar o ferimento, o médico afirmou que não se tratava de uma mordida, e sim um ferimento causado por algo cortante. Devido à complexidade do problema, o médico recomendou que o autônomo se consultasse no Hospital das Clínicas de São Paulo. “Cheguei lá e uma junta de médicos disse que foi algum objeto cortante e muito bem afiado, porque cortou um pedaço”, afirmou a vítima.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de São João da Boa Vista, onde foi aberto inquérito para apurar o caso. As vítimas não conhecem os suspeitos. A polícia tentará identificar os autores da agressão. Eles também poderão responder por discriminação.
O autônomo pretende procurar um advogado para saber o que pode ser feito. Ele está sem trabalhar e ainda apresenta hematomas em um dos braços e nas costas. Seu filho também foi agredido e teve ferimentos no corpo, mas já retornou para o ABC.
“Segundo o cirurgião plástico, se eu for fazer a reconstrução vou gastar de R$ 25 mil a R$ 35 mil. Vai ter que tirar cartilagem da costela. Não saio muito. Fui um dia só, para agradar a namorada e o filho, e acontece isso.”

"O Astro" perde 30% de audiência e investe em nudez contra popozudas de "A Fazenda"

 Por Flavia Mello


Elenco de estrelas, produção primorosa, festival de bundas e peitos em rede nacional. Nada disso conseguiu segurar a audiência inicial de " O Astro", na Globo.
A macrossérie estreou no dia 12 com média de 28 pontos de audiência. Excelente marca para uma atração que vai ao ar `as 23 horas. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
No entanto, "O Astro" ainda não enfeitiçou o público. Em menos de uma semana no ar perdeu quase 30% de audiência.
Marcou no dia 13, logo após a estreia, média de 27 pontos. No dia 14, caiu para 23 pontos e na sexta-feira, dia 15, despencou para 19,7 pontos. Resultado: luz vermelha acesa na Globo.
A emissora pretende manter "O Astro" na casa dos 20 pontos de audiência, para anular qualquer chance de crescimento da Record com "A Fazenda", que estreia nesta terça-feira (19).
Para tanto, seguirá exibindo a macrossérie quase sem intervalo comercial e bombando a programação de chamadas sobre a nova produção. Contra as popozudas da "Fazenda" (Record) a Globo seguirá investindo em cenas sensuais na trama.
Briga boa na TV que tem seu primeiro round hoje (19).

Do Outro canal

Pai e filho são confundidos com casal gay e agredidos por grupo em São João da Boa Vista, SP


Por Rodrigo Cavalcante

Um homem de 42 anos teve metade da orelha decepada após ser agredido por um grupo de jovens no recinto da Exposição Agropecuária Industrial e Comercial (EAPIC), em São João da Boa Vista, a 225 km de São Paulo. Os agressores pensaram que ele e o filho de 18 anos fossem um casal gay, pois estavam abraçados. As informações são do site da EPTV.
A agressão aconteceu na madrugada da última sexta-feira. O homem, que preferiu não se identificar, ainda está traumatizado. Ele contou que depois de um show um grupo de sete jovens se aproximou e perguntou se os dois eram gays.
Ele disse que explicou que eles eram pai e filho e, mesmo assim, houve um princípio de tumulto. Os rapazes foram embora, voltaram cinco minutos depois e começaram a agredir os dois. Um deles teria mordido a orelha do pai, decepando parte dela.
" Eu lembro de ter tomado um soco no queixo e apagado. Quando eu comecei a acordar eu ouvi as pessoas dizendo que eu estava sem a orelha " Explicou

Ambos foram levados para a santa casa, onde foram atendidos e liberados. O filho teve apenas ferimentos leves.
O delegado do 1º Distrito da Polícia Civil de São João Boa Vista, Fernando Zucarelli, disse que foi aberto um inquérito e que já está tentando identificar os possíveis autores. A homofobia, que é a aversão a homosexuais, ainda não consta como crime no código penal brasileiro, mas, além da agressão, os jovens também podem responder por discriminação.
A organização da EAPIC informou que havia 150 seguranças, além da Polícia Militar, durante toda a festa e que vai colaborar com a polícia para a identificação dos agressores.



segunda-feira, 18 de julho de 2011

A presidenta Dilma Rousseff vai passar a limpo o Programa de Aceleração do Crescimento

 Por Ahmad


Dilma Rousseff e Fernando Bezerra
(Foto: Adalberto Marques/Integração Nacional)

Do Poder Oniine - IG.





A presidenta Dilma Rousseff vai passar a limpo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nesta semana.
O primeiro balanço do programa sob a batuta da presidenta será divulgado nos próximos dias.
Hoje, quem prestou contas ao Planalto foi o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho Bezerra.
Até sexta-feira, os demais ministros envolvidos no PAC passarão pela sabatina da presidenta

Record disponibilizará canal gratuito na internet para “A Fazenda 4″

Por Flavia Mello



Sem acordo com a Sky ou a Net para transmitir “A Fazenda 4″ nas operadoras, a Record resolveu dar um jeitinho na coisa.
A partir de 19 de julho, com a estreia da nova temporada do reality sob o comando de Britto Jr , a emissora disponibilizará a atração em um canal gratuito em seu portal, na internet. Assim, os internautas poderão acompanhar durante 24h o que de mais importante acontecerá na roça mais famosa do Brasil.
O modelo para “A Fazenda 4″ será o mesmo adotado durante o Pan 2011, em Guadalajara no México, onde a emissora transmitirá o evento pelo portal.

De Flavio Ricco

domingo, 17 de julho de 2011

Lula dá boas-vindas aos internautas

São Paulo encara o Internacional para consolidar a 'era Rivaldo'


Por Robson Araújo

Rivaldo chegou ao São Paulo no decorrer do Campeonato Paulista, mas era pouco utilizado pelo então técnico do clube, Paulo César Carpegiani. Com a saída do desafeto, o pentacampeão virou titular do Tricolor e tem a responsabilidade de comandar a equipe no duelo deste domingo, às 18h30 (de Brasília), diante do Internacional, no Beira-Rio.
Aos 39 anos, o camisa 10 sabe que está diante de sua maior oportunidade no clube, mas não se intimida e quer aproveitar a confiança do técnico interino Milton Cruz.
"Estou preparado, prefiro assim ao jeito que estava. Eu não podia fazer nada, não tinha como mostrar o que sei, entrava pouco. Jogando, eu assumo a responsabilidade. Quando for mal, vou assumir. Quando for bem, vou saber. São coisas do futebol", avaliou o meia.
Enquanto aguarda a chegada de Adílson Batista, que será apresentado como novo técnico do clube nesta segunda-feira, Milton Cruz tenta restaurar a paz no Tricolor. Depois da vitória sobre o Cruzeiro na rodada passada, o interino repetirá a escalação para o confronto com o Colorado.
"O Inter é um time aguerrido e dá trabalho tanto dentro quanto fora de casa. E o Falcão é um grande treinador. Vamos montar bem nossa equipe em busca do resultado positivo, até por causa da pressão da torcida deles", afirmou o técnico.
O meia Cícero, que foi contratado e está liberado para jogar, não iniciará entre os titulares. Carlinhos Paraíba, de volta após cumprir suspensão, também fica como opção no banco de reservas. Com 18 pontos, o Tricolor precisa do triunfo para manter sua perseguição ao líder Corinthians, que está disparado na liderança do Campeonato Brasileiro, com 25.
Já do outro lado, o momento não é dos mais entusiasmantes para o Inter. Após duas derrotas seguidas como visitantes, os colorados tentam retomar o caminho das vitórias em casa
"A justiça não faz parte do futebol. Não merecíamos perder os dois últimos jogos", lamentou o técnico do Inter, Paulo Roberto Falcão, ao comentar os dois últimos confrontos de sua equipe, mas no contexto, a situação não é tão simples como o quadro pintado pelo Rei de Roma.

Atuar contra os clubes da metade de cima da tabela tem sido um problema para o Inter. Após as partidas, Falcão mostra-se satisfeito com a boa atuação do seu time, mas o resultado, geralmente, é desagradável.
Das equipes que estão nas dez primeiras posições do Brasileirão, os colorados perderam para Corinthians e Vasco, os dois jogos fora de casa, empatou com o Palmeiras e venceu o Figueirense, esse par de partidas como mandante. Aproveitamento de 33,3%.
O ataque volta a preocupar. Pela primeira vez desde a chegada do treinador, a equipe está há 180 minutos sem ir às redes. Envolto em um emaranhado de jogos por causa da disputa de um torneio na Alemanha e da Recopa Sul-americana, o Inter precisa desesperadamente pontuar para quando o desgaste físico do elenco chegar, o time não despenque na tabela de classificação.
O calendário vermelho ai afunilando e os desfalques aumentando. Serão três ausências neste domingo. O zagueiro Juan e o meia Oscar servem a seleção Sub-20, enquanto o atacante Zé Roberto cumpre suspensão.