terça-feira, 19 de julho de 2011

Quando héteros são vítimas da homofobia: o caso São João da Boa Vista


Por Rodrigo Cavalcante



Desde a noite de segunda-feira, 18, o caso de pai e filho espancados por serem confundidos com gays tem deixado até muita gente que diz ser contra os homossexuais chocada.  Outro exemplo recente é narrado pela travesti e web celebridade Luisa Marilac que conta que sua mãe, uma mulher idosa, apanhou junto com ela porque a confundiram com uma trava. Isto é, heterossexuais foram vítimas de homofobia porque diferente das mulheres e dos negros, ser gay nem sempre é tão palpável e visível. Nesse sentido, nem sempre se reconhece o gay à primeira vista - para horror dos preconceituosos - e mesmo confiando em códigos formados pelo senso comum, um gay pode ter ou não a combinação de atitudes que caracterizam um homossexual. Então, muitas vezes acontece confusões e equívocos como acreditar que um hétero é gay e vice-versa.

É triste dizer, mas esses casos não são algo isolado e são reflexo sim dos que não gostam dos gays, dos que pregam a anormalidade das pessoas que amam pessoas do mesmo sexo e ainda, como Bruno Sakamoto bem escreveu, culpa da bancada evangélica e conservadora do Congresso Nacional que se recusa a aprovar uma lei contra a homofobia ampla e (para não caírem na contradição de pertencerem – para a opinião pública - a uma religião que prega o ódio) se aliaram a Marta Suplicy nesse momento e amenizaram – para não dizer descaracterizaram – o projeto de lei PLC 122/2006 que criminaliza atos como esse que ocorreu com pai e filho na pequena cidade de São João da Boa Vista. Mas isso é assunto para outro post.

Os abraços entre amigos, a fraternidade entre colegas, o carinho de um pai ao seu filho, na grande maioria das vezes está muito distante de qualquer conotação sexual. É o que chamamos de amor fraternal. E era isso que acontecia quando um grupo de jovens perguntou se pai e filho eram gays por estarem abraçados. Mesmo com a resposta sendo negativa, eles desceram porrada e deceparam parte da orelha do homem de 42 anos.

Esse ato covarde mostra o fundo da homofobia. Não importa se o gesto de carinho é fraternal ou sexual, a demonstração de afeto entre homens deve ser banida, expurgada. O amor, seja ele de amigo ou de amante, está vetado para os homofóbicos. O abraço, o beijo ou mesmo o carinho é proibido para essa gente que só sabe odiar.

Cada dia mais entendo a relutância dos que odeiam os gays em assumir sua homofobia. Deve ser muito triste ser homofóbico e viver num mundo que seu pai ou seu amigo não podem te dar um beijo ou um abraço seja de boa-noite seja de boas-vindas. Deve ser triste viver camuflando que o ódio aos gays é desculpa para a própria falta de amor.

da folha online

Nenhum comentário: