sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dilma vê "sucesso relativo" no G20

por Rodrigo Cavalcante
Equipe
Após dois dias de discussões na Cúpula do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), na cidade francesa de Cannes, a presidente Dilma Rousseff classificou como "sucesso relativo" o resultado da reunião. Segundo Dilma, a preocupação central do encontro foi a estabilidade global. E ficou claro que tal situação não será alcançada sem a busca do crescimento.
"Foi uma reunião que teve o mérito de colocar na ordem do dia, mais uma vez, a força do G20 no que se refere ao apoio, ao auxílio e à sustentação de políticas anticrise imediatas, de políticas que se dispõem a dar sustentação ao conjunto do sistema. É um sucesso relativo, na medida em que os países da Zona do Euro deram um passo à frente na forma de enfrentar a crise", avaliou Dilma, segundo a Agência Brasil.
Dilma fez um breve relato dos encontros bilaterais que teve ao longo dos dois dias da cúpula. Com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ela tratou das relações comerciais entre os dois países e se comprometeu a visitá-lo em março. As duas chefes de governo enfatizaram a importância das pequenas e médias empresas no Ano Brasil-Alemanha, que ocorrerá entre 2013 e 2014.
Com os líderes japoneses, um dos temas foi o trem-bala. Nas reuniões com representantes de movimentos sindicais, a presidente conversou sobre o desemprego e a piora das condições de trabalho.



Nenhum comentário: