quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Câncer de Lula gera apoio inédito na internet

Democracia promovida pela web dá voz ao povo: vídeo de agradecimento gravado por Lula chegou a mais de 48 mil visualizações. E-mail criado pelo Instituto Cidadania recebeu até hoje 2.560 mensagens de apoio ao ex-presidente


por Gisele Federicce_247 
 O diagnóstico do câncer de Lula permitiu a criação de um movimento de solidariedade poucas vezes visto na internet. Em questão de minutos depois de a notícia sobre a doença do ex-presidente ser divulgada, na manhã do sábado 29, a hashtag #ForcaLula já figurava entre os temas mais comentados no Twitter. Em uma série de portais, até mesmo no Brasil 247, os leitores direcionaram dezenas de comentários ao ídolo brasileiro. “Lula te desejo toda força pra vencer mais essa batalha, quero que saiba que estou orando por ti todos os dias, que Deus irá lhe conceder mais essa vitória”, escreveu a leitora Claudia Simões, no domingo 30, às 23:07, na reportagem “http://www.brasil247.com.br/pt/247/midiatech/21304/saudelula@cidadaniaorg.htm”.
A propagação das notícias por meio da rede foi claramente incentivada pelo próprio Lula. Por meio do site do Instituto Cidadania, fundado por ele em agosto deste ano, eram publicadas, antes de qualquer veículo da imprensa, fotos e passo a passo do ex-presidente em suas idas ao hospital, a primeira sessão de quimioterapia, a realização de exames e visitas recebidas no quarto, como a da presidente Dilma.
A fim de receber mensagens de apoio da população, a entidade criou um e-mail exclusivo saudelula@icidadania.org, que em quase seis dias de funcionamento recebeu exatos 2.560 e-mails (veja alguns abaixo), contabilizados até a manhã desta quinta-feira. Ao agradecer pelo apoio, Lula não escolheu nenhum veículo da grande imprensa, mas novamente a web: um vídeo publicado no YouTube foi veiculado, novamente, no site da organização e já exibe, hoje, 48.570 visualizações. A mensagem foi transmitida por emissoras de televisão e incorporada com destaque em diversos portais de notícias.
O fácil acesso conquistado pela internet é um ponto para a democracia, na opinião do cientista político João Guilherme Vargas Neto. “A democracia brasileira já está em um ponto que é possível tornar pública a doença de uma pessoa pública. A divulgação está na medida certa. A única coisa que não está na medida certa é essa histeria preconceituosa que aconteceu nas redes sociais”. Vargas Neto se refere a um movimento contrário à cura de Lula que, inevitavelmente foi criado ao lado de termos como “Força Lula” e “Volta Lula”.
Leia abaixo algumas mensagens enviadas ao email saudelula@icidadania.org.
Maria Lúcia: Você sabe que o povo tá com você né? Então, trate de seguir o tratamento muito direitinho, falar pouco e ficar bom logo, porque você sabe que essa nossa jovem democracia ainda precisa mmmmuuuuuito de você.
Queops: No seu vídeo de agradecimento aos internautas você disse (mais ou menos) assim, "que se o bolo fosse maior cada um de nós receberia uma fatia etc.". Você está equivocado, amigo: desde 2002 você divide o bolo conosco e agora nós dividimos contigo a nossa solidariedade. 
Nicola: Você viveu maior parte de sua vida lutando pelos seus ideais, sofreu, mas venceu, e ajudou milhões de brasileiros a sair da miséria extrema e a ter novas perspectivas! Você não abandonou os mais fracos e oprimidos e hoje todos nós também não te abandonaremos, estaremos contigo em pensamento, em oração e na torcida! 
Juliana: Sabemos que na vida temos algumas pedras para carregar, e se essa for a sua, Lula, carregaremos junto com o senhor.
Paulinho: Que Deus lhe dê sabedoria para mais esta caminhada. Estaremos sempre com energias positivas emanando de cada rincão desse país. Muita força e sairemos dessa nova batalha mais uma vez com vitória. O companheiro Zé está lá em cima dando uma grande contribuição positiva com certeza. Minha eterna gratidão e apoio.

Nenhum comentário: