sábado, 24 de dezembro de 2011

PSD terá limitações para alianças com dois partidos


 
O Partido Social Democrático enfrentará limitações para as alianças no pleito 2012. A direção do PMN nacional emitiu recomendação proibindo que a legenda faça aliança com o PSD. O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, também anunciou que a legenda seguirá uma orientação semelhante.

Na prática, o PSD chega para a sua primeira eleição, já que foi criado este ano, com restrições das cúpulas nacionais do PMN e do DEM. As duas legendas, através das direções nacionais, já afirmaram que não haverá exceção para a recomendação aos diretórios municipais no sentido de não apoiarem candidatos do PSD.

As recomendações do DEM e do PMN para os diretórios estaduais e municipais são uma resposta à própria formação do Partido Social Democrático, presidido nacionalmente por Gilberto Kassab. Na sua criação a nova legenda levou muitos líderes políticos do DEM e do PMN. Nesse último, por exemplo, a bancada na Câmara dos Deputados  perdeu três deputados federais que foram para a ala peessedista, inclusive o potiguar Fábio Faria. Para o PSD o PMN perdeu também o governador do Amazonas Omar Mariz.

O DEM também teve uma grande baixa nos seus quadros com o surgimento da nova legenda. O próprio presidente nacional do PSD, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, é egresso dos Democratas.

No Rio Grande do Norte, o PSD se formou, principalmente, com raízes no PMN. O vice-governador Robinson Faria e a deputada estadual Gesane Marinho foram eleitos pelo PMN. Já o deputado estadual José Dias, que também migrou para a nova legenda, veio do PMDB.

No Estado potiguar, os líderes políticos reagem as limitações impostas ao PSD pelos diretórios nacionais do PMN e DEM. "Discordo completamente. A questão local é diferente. Há uma situação em cada município diferente do que se vê no plano nacional e estadual. Se isso prevalecer (essa limitação) prejudicará muitos grupos políticos que deixarão de se fortalecerem por uma decisão nacional e estadual", reagiu a deputada estadual Gesane Marinho.

Ela é cautelosa e afirma que sobre as determinações nacionais "é preciso esperar para saber se realmente irá vingar". "DEM e PSD fazem parte de oposição a diversos prefeitos. Ou eles se unem para ganhar ou vão sair derrotados mais uma vez. Se essa imposição prevalecer vai terminar prejudicando muitos grupos do interior. Não se pode decidir (sobre aliança) esquecendo o principal ,que é a base do interior", completou Gesane Marinho.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: