terça-feira, 3 de abril de 2012

Revista Época é condenada em ação movida por ex-defensor público


Fotos: Dantércio Cardoso
Segundo o Portal AZ, a Revista Época foi condenada a pagar indenização de R$ 15 mil ao ex-defensor público federal Rômulo Plácido Sales (foto). A ação tramita junto à 2ª Vara Cível de Brasília. Na edição de 17 de janeiro de 2011, o periódico publicou matéria assinada pelo jornalista Paulo Moreira Leite que lançava suspeitas sobre a conduta do piauiense na aquisição do imóvel onde está situada a Defensoria Pública da União no Piauí.

Na sentença de condenação, o juiz Jansen Fialho afirma que “vê-se que a matéria jornalística não noticiou o fato em sua inteireza, pois não fez menção das demais ofertas por valores superiores, tampouco da avaliação do preço de mercado do bem pela Caixa Econômica Federal. Ao contrário, a reportagem, em verdade, suscita insinuações sobre a lisura da aquisição mediante dispensa de licitação, tecendo considerações sobre o fato de o autor, Defensor Público-Geral da União à época dos fatos, ser ‘apadrinhado’ pelo ex-governador do Piauí, Wellington Dias”.

Prossegue o magistrado em sua decisão “forçoso reconhecer que houve abuso do exercício do direito de informação, pois a ré não se limitou a dar conhecimento do fato de forma imparcial, desviando, por esse modo, do animus narrandi. Certo é que o teor da reportagem causou dano moral ao autor, por insinuar de forma infundada a prática de possível ato ilícita, causando-lhe inegável ofensa à sua honra objetiva”.

A Revista Época ainda pode entrar com recurso contra a decisão do juiz Jansen Fialho. O ex-defensor público federal Rômulo Plácido Sales também move ação de natureza penal contra o jornalista Paulo Moreira Leite.

As informações são do Portal AZ

Nenhum comentário: