quinta-feira, 1 de março de 2012

Blogueira Yoani Sánchez fraudou Twitter com ajuda dos EUA, diz Jornalista francês


 A blogueira cubana Yoani Sánchez, personagem da dissidência cubana, é seguida no Twitter por milhares de fantasmas, pessoas e perfis inexistentes, em uma manobra típica das agências norte-americanas de inteligência, segundo levantamento do jornalista francês Salim Lamrani. 

“Além do sítio Generación Y, Yoani Sánchez tem uma conta no Twitter com mais de 214 mil seguidores (registrados até 12 de fevereiro de 2012). Somente 32 deles moram em Cuba. Por outro lado, a dissidente cubana segue mais de 80 mil pessoas. Em seu perfil, Yoani se apresenta da seguinte maneira: ‘Blogger, moro em Havana e conto a minha realidade através de 140 caracteres. Tuito, via sms sem acesso à web’. No entanto, a versão de Yoani Sánchez merece pouco crédito. Na realidade é absolutamente impossível seguir mais de 80 mil pessoas apenas por sms, a partir de uma conexão semanal em um hotel. É indispensável um acesso diário para isso na rede”, aponta o jornalista francês

O estudo demonstra que nunca um opositor do regime comunista cubano foi beneficiado com uma exposição midiática desse porte, nem com um reconhecimento internacional semelhante, em tão pouco tempo. Após emigrar para a Suíça em 2002, Sánchez decidiu retornar a Cuba dois anos depois, em 2004. Em 2007, ingressou no universo de opositores a Cuba ao criar seu blog “Generación Y”, se tornando uma crítica do governo de Havana, com apoio logístico e financeiro dos EUA.

Com informações do Correio do Brasil.


Nenhum comentário: