quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os Insones e a Vassoura



O mês de Outubro não começou bem para a alta cúpula do jornalismo daquela que está deixando de ser a maior emissora do país, isolada na liderança.

A divulgação do mais recente Painel Nacional de Televisão, o PNT, que mostra uma queda de 4% na audiência este ano trouxe inquietação nos corredores do Jardim Botânico. O temor é que o fraco desempenho de 2011 se acentue com a chegada dos Jogos Panamericanos daqui a 10 dias.

O evento, que já foi da Globo, hoje é exclusividade de sua maior rival, a Record. Por falar em rivalidade, há um diretor global que até sugeriu se não seria o caso de apoiar de alguma forma movimentos que desestabilizassem a concorrência, como por exemplo uma greve. Claro que a proposta foi rechaçada, de tão absurda.

Mas isso não impede que o assunto ganhe uma cobertura atenciosa por parte de colunistas e jornalistas aliados, principalmente em outros veículos, para não caracterizar a ofensiva. Afinal, na guerra pela audiência vale tudo.

Os preparativos para A Semana Internacional pela Democratização da Mídia, que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro, também tem tirado o sono dos gestores. É que movimentos que unem blogueiros, estudantes e minorias prometem fazer uma "faxina" na emissora A mobilização ganha corpo rapidamente pelas "mídias sociais" e pode virar um fato de grande repercussão, temem.


O slogan da mobilização é bem humorado: “Traga sua vassoura, seu cartaz e junte-se a nós!”. Democratizar a comunicação é tudo o que eles não querem. Afinal, abrir mão dos "royalties" significa perder poder político e econômico. E para quem tem jornal, editora, rádio, televisão, cinema, internet e fundação cultural, convenhamos, não é fácil aceitar de bom grado uma vassora na porta de casa.

Quem sabe o prefeito e o governador não emprestam seus capangas para dar uma força? O pedido já foi feito e parece que ambos disseram amém, digo, sim.

Nenhum comentário: