segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

João Faustino usou para o esquema do DETRAN influência nos governos tucanos, afirma o MP

Por Franco Ahmad

De acordo com a denúncia feita à Justiça, os promotores do Patrimônio Público do Rio Grande do Norte afirmaram que o suplente de senador João Faustino (RATUCANO) usou a influência política junto aos governos do PSDB para viabilizar o esquema de corrupção no DETRAN.

Os promotores ratificaram que João Faustino atuou como lobista e recebia R$ 10 mil de mesada. Segundo o MP, o suplente de senador centralizou toda sua atuação “valendo-se de sua notória influência política no Rio Grande do Norte e junto a Estados da federação cujos Governos são exercidos por gestores filiados ao PSDB, uma vez que compõe a Comissão Executiva Nacional desse partido”.

Ainda segundo os promotores, no esquema da inspeção veicular João Faustino receberia 10% de propina sobre os lucros do advogado George Olímpico.O Ministério Público do Estado afirmou que o advogado George Olímpio, acusado de ser o grande operacionalizador e coordenador da operação, tentou chantagear o marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.

Segundo o MP, o advogado queria garantir o contrato do Governo com a Inspar, responsável pela inspeção veicular e para isso “constrangeu CARLOS AUGUSTO ROSADO, marido da Governadora e ROSALBA CIARLINI ROSADO, atual Governadora do Estado, mediante grave ameaça, com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem”, como escreveram os promotores na denúncia.

Denunciado na operação Sinal Fechado, o suplente de senador João Faustino (RATUCANO) emitiu uma nota oficial hoje negando qualquer envolvimento com o esquema de corrupção ocorrido no Detran do Rio Grande do Norte, no período de 2008 a 2010.

O acusado (INOCENTE) afirmou que nunca se locupletou de qualquer bem público. “Durante 52 anos de vida pública exerci várias funções, todas do conhecimento dos norte rio-grandenses: fui ordenador de despesa de grandes e importantes orçamentos públicos. Desafio, a quem quer que seja, em apontar qualquer ilícito que por acaso tenha cometido durante essa longa e respeitada trajetória”, escreveu João Faustino.

O RATUCANO é apontado pelo Ministério Público como sendo o principal lobista do esquema de corrupção no Detran. Em carta, desafia qualquer  pessoa a provar qualquer que seja o envolvimento dele com ilícitos. O político do PSDB (SÓ SERIA CULPADO SE FOSSE DO PT) disse que se sentia pré-julgado e condenado.

“Ninguém tem o direito de manchar uma vida limpa. Nunca me locupletei de qualquer bem público; nunca desviei nada, absolutamente nada, vinculado  ao patrimônio coletivo. Peço com toda ênfase que minha alma possa expor, que me digam o que subtrai do patrimônio do povo. Faço esse apelo fortalecido pela justiça e pela consciência limpa e irretocável que me acompanham durante toda vida”, escreveu o RATUCANO.


Leia na íntegra a Carta do RATUCANO Aqui


Com informações da TN online

Nenhum comentário: