segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fátima Bernardes pode ser a próxima "Oprah Winfrey da TV brasileira" ?

Por Flávia Mello
Equipe

Ilustação do Blog
Neste final de semana a revista norte-americana Forbes noticiou a saída da âncora do "Jornal Nacional", Fátima Bernardes, e segundo a revista,  ela pode se tornar "a próxima Oprah Winfrey" da televisão brasileira.

A revista destaca que a economia do País está em expansão: “uma moeda forte e uma classe média em rápido crescimento, também tem população mais despreocupado do mundo no que diz respeito à crise financeira mundial que atingiu a todos nós em 2008,  e que o assunto da semana foi a dança das cadeiras no Jornal nacional, mesmo com o comportamento estranho dos políticos em Brasília.

Na última quinta-feira (1), a jornalista anunciou sua saída do noticiário mais assistido do Brasil, o " Jornal Nacional", para apresentar um programa matutino. O assunto tornou-se um dos mais comentados nas redes sociais. A discussão chamou a atenção da Forbes, que associou o sucesso de Fátima ao da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey.

"Bernardes tem a favor o fato de ser uma das jornalistas mais amadas do Brasil", diz o texto. "Ela não é apenas uma profissional respeitada, mas uma celebridade."

Ainda segundo a revista, será um grande. Como co-âncora do JN, Bernardes já havia atingido o auge de sua carreira como jornalista.

De acordo com a publicação, detalhes sobre o formato do novo programa matutino não foram revelados, mas informa que deve manter o discurso jornalístico aliado ao entretenimento. A Forbes noticia que o programa pode aproximar-se de um "talk show" similar ao "The Oprah Winfrey Show", veiculado pelo canal pago Harpo, nos EUA.

A revista chama a âncora de "celebridade megawatt" e "jornalista mais amada do Brasil". Afirma que seu corte de cabelo, constante alvo de comentários, tornou-se "patrimônio nacional" para os telespectadores. "Fátima Bernardes tem a popularidade e a admiração para se tornar a nova rainha das manhãs no Brasil", afirma o texto.

Confira abaixo o texto em Português.

“O Brasil, com sua economia em expansão, uma moeda forte e uma classe média em rápido crescimento, também tem população mais despreocupado do mundo no que diz respeito à crise financeira mundial que atingiu a todos nós em 2008, mas, por alguma razão, parece ter passado despercebido na nação sul-americana. Apesar de o Fundo Monetário Internacional alerta Gerenciando Diretor Christine Lagarde, de que "a América Latina não está imune à crise da dívida na Europa e deve se preparar para enfrentar turbulências possível", os brasileiros não estão preocupados.

A prova disso é que enquanto a Europa luta com a crise da dívida soberana e recuperação vacila nos Estados Unidos, para não mencionar o comportamento sempre estranho dos políticos em Brasília, a notícia superior esta semana no Brasil tem sido a dança das cadeiras no seu país mais populares (e altamente assisti) mostram noticiário da noite, o Jornal Nacional (JN). Fátima Bernardes, 49, que trabalhava como co-âncora e repórter do JN desde 1987, junto com seu marido e colega, William Bonner, anunciou na quinta-feira que está deixando seu emprego como co-âncora do JN, a fim de prosseguir uma carreira durante o dia, possivelmente como uma apresentadora de talk-show.

Imediatamente após o anúncio, Bernardes se tornou um tópico de tendências no Twitter e um assunto de especulação sobre o que ela vai fazer a seguir. Embora pouco se saiba sobre seu novo show, que é esperado para estrear em abril na TV Globo (canal que conduz do Brasil), entende-se que Bernardes continuarão usando suas habilidades jornalísticas, porém de uma forma mais popular e showbiz-like. De acordo com o blogueiro e especialista em TV, Daniel Castro, "O objetivo da Globo é transformar Bernardes, em resposta do Brasil para Oprah Winfrey."

Que é um grande desafio. Como co-âncora do JN, Bernardes já havia atingido o auge de sua carreira como jornalista. Talvez o programa de notícias mais altamente assistiram à noite no mundo, JN tem uma audiência de mais de 30 milhões de telespectadores todas as noites, com market share de 68%. É também um dos mais comercialmente bem sucedidos programas da Globo, o que representa uma grande fatia da receita da rede, que deve chegar a R $ 13 bilhões (US $ 7,2 bilhões) em 2011.

Mas Bernardes tem algo em seu favor. Apelidado de "o jornalista mais amado pelos brasileiros," ela é não só um profissional respeitado, mas também uma celebridade megawatt em seu próprio direito. Sua mudança constante de cortes de cabelo é um tema quente entre os espectadores JN, a ponto de Bernardes, uma vez declarando que o cabelo dela é agora um "patrimônio" item.

Novo show Bernardes "também virá em um momento em que a Globo está tentando se concentrar mais na sua internacionalização. Embora não seja tão 'globalmente' bem sucedido como o seu principal concorrente na América Latina, Televisa do México, shows da Globo, especialmente suas telenovelas, também são muito populares na região e em outros países de língua Português como Portugal e Moçambique. Recentemente, a Globo também inaugurou a sua sede em Lisboa, Portugal, em uma tentativa de estar mais presente no mercado de TV europeus.

Como para Bernardes, ela tem a popularidade ea admiração que é preciso para se tornar a "nova rainha do dia", pelo menos entre os seus compatriotas. Além disso, a Globo não é apenas na necessidade, mas também muito interessado em fazer Bernardes em sua nova estrela top.


Nenhum comentário: