quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cinco fatos que marcaram a TV brasileira em 2011



A programação da TV brasileira apresentou alguns momentos especiais em 2011. Destaco cinco fatos que provocaram grande repercussão entre os telespectadores:

1 - "Eu comeria ela e o bebê"

Rafinha Bastos foi um dos principais protagonistas no noticiário sobre a TV brasileira. Na ânsia de obter "burburinhos" e ser engraçado, Rafinha disparou frases infelizes. A "brincadeira" que durou alguns segundos funcionou como uma bomba nas redes sociais que moveram a opinião pública. "Eu comeria ela e o bebê", detonou o jornalista e humorista no "CQC" sobre a grávida Wanessa Camargo. A balbúrdia ganhou dimensão exagerada na mídia e provocou o afastamento de Bastos do "CQC" e "A Liga".

2 - Fátima Bernardes sai da bancada do Jornal Nacional

Neste final de ano, o "Jornal Nacional" viveu um momento importante. Uma das jornalistas mais queridas do País, Fátima Bernardes, saiu da bancada do "JN". Patrícia Poeta agora divide a apresentação do telejornal mais assistido do Brasil com William Bonner. A troca deverá fortalecer, ainda mais, um clima mais informal do noticiário.

3 - Imbróglio de Datena na Record e Band

Fracasso. Essa palavra resume bem a passagem de José Luiz Datena na Rede Record, em 2011. A emissora da Barra Funda apostou no jornalista para alavancar a audiência do canal no início da faixa nobre. Datena saiu da Rede Bandeirantes, de uma hora para outra. Migrou para a Record. Não funcionou. Voltou de mala e cuia para os domínios dos Saad.

4 - Vitória de Dilma contamina reality shows

A vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010 contaminou os reality shows no Brasil. Em 2011, grande parte dos programas do gênero entraram no clima da importância da vitória de uma mulher. Começou com a consagração de Maria no "BBB 11". Depois, "A Fazenda 4" também viveu o mesmo fenômeno com a disputa de quatro mulheres na reta final. "Mulheres, unidas, jamais serão vencidas", era o lema da trupe liderada pela "imperadora" Joana Machado. "O Aprendiz 8" é outro reality que mostrou a força da mulher. Seis mulheres ficaram entre as selecionadas por João Doria Jr.  Até o "Projeto Fashion", da Band, entrou nesse clima. Três mulheres disputam a grande final.

5 - Envolvimento maior entre TV e redes sociais

Em 2011, ocorreu um maior entrelaçamento entre a programação da TV brasileira e as redes sociais. A maior popularização da internet no Brasil contaminou a TV brasileira, como a exibição de vídeos postados no YouTube em diversos programas televisivos. Um exemplo da tendência ocorreu com Luisa Marilac. "Houve boatos que eu ainda estava na pior. Se isso é tá na pior...", virou hit. Marilac transformou-se em celebridade instantânea.  Também aconteceu o caminho oposto. Diversas gafes que ocorreram em programas da TV brasileira com baixa audiência explodiram na internet. Claudete Troiano, sem nenhuma cerimônia, mandou um beijo para a atriz Leila Lopes no programa "Manhã Gazeta". A experiente jornalista lançou a fatídica pergunta: por onde anda Leila Lopes?  O companheiro de mesa, Marcelo Bandeira, ficou surpreso com a indagação e informou sobre a morte da morena. "Ela faleceu?", bradou a apresentadora. Mico. 


Nenhum comentário: