sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Waack "intima" blogueiro que o chamou de informante dos EUA

Apresentador da TV Globo nega que tenha agido como espião do governo americano; documentos foram divulgados pelo Wikileaks e analisados pelo blog Brasil queVai!

por Brasil 247

Divulgação
O apresentador da TV Globo William Waack pretende processar o blogueiro que o chamou de "informante regular do governo americano". O blogueiro Luiz Cezar recebeu por e-mail uma espécie de intimação assinada pelo jornalista. Na mensagem enviada pela TV Globo na quarta-feira, 9, William Waack dá 48 horas para Luiz comprovar "a veracidade das acusações". O âncora acrescenta que, caso essa documentação não seja apresentada, vai tomar as "medidas legais cabíveis".
"A publicação desta matéria causou-me perplexidade, tendo em vista que seu conteúdo não possui informações verdadeiras a meu respeito", defendeu-se Waack por e-mail (leia a íntegra aqui). No entanto, o blog Brasil queVai!, de Luiz Cezar, simplesmente repercutiu documentos do Wikileaks que detalham conversas entre jornalistas conceituados do Brasil e diplomatas e autoridades norte-americanas.
Datada de fevereiro de 2010, uma mensagem confidencial da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, para o Departamento de Estado, em Washington, mostra que William Waack e Hélio Gurovitz, diretor de redação da revista Época, faziam análises sobre as eleições do Brasil para representantes do governo dos EUA. O apresentador do Jornal da Globo, por exemplo, descreveu ações dos principais candidatos à Presidência e classificou Ciro Gomes como o mais forte e Dilma Roussef, como "a menos coerente".
De acordo com a "intimação" de Waack, Luiz Cezar tem até a noite desta sexta-feira para apresentar a documentação que o Wikileaks vazou na internet.

Nenhum comentário: