segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ibope - O valor de um Ponto

O VALOR DE UM PONTO

Por Arthur Viváqua

Ilustração do blog
Literalmente falando, 1 Ponto de Ibope equivale a 58.000 domicílios da Grande SP.
Analisado em sua essência, porém, 1 Ponto de Ibope é algo que vai muito além dos números.
Por trás dos números, há pessoas.
Sustentando os Pontos, há indivíduos.
Soterrado pelo Ibope, há telespectadores.
E ele, o telespectador, que deveria ser o verdadeiro Protagonista da TV, tornou-se um mero coadjuvante na Batalha.

O SIGNIFICADO DE UM PONTO

Um bom Ibope não é sinônimo de um telespectador satisfeito.
O bom Ibope da Record na última semana, por exemplo, não foi conquistado, mas abduzido.
Abduzidos do BBB, programa da concorrência.
São Pontos estilo "Primeiro Beijo": Ocorre apenas uma vez na vida.
Ao investir no "Ibope de Agora", as Emissoras se esquecem do "Telespectador de Amanhã".

A REALIDADE DE UM PONTO

Os Pontos foram reduzidos a meros... Pontos!
Eis a triste realidade da TV brasileira:
Indivíduos se tornaram Números.
A Arte virou Comércio.
E a TV, ex-entretenimento, converteu-se ao "business".
Business frio, automático e cada vez mais distante de seu verdadeiro alvo: O telespectador.

O VERDADEIRO PONTO

O verdadeiro Ponto é aquele que vem de um telespectador fiel.
Da moça que ama sua novela.
Da criança que admira seu apresentador preferido.
Do homem que se sente servido pelo seu telejornal.
O Ponto realmente valioso é aquele que é conquistado, cativado, querido e não simplesmente obtido.

O SUADO PONTO

Neste ponto, o Ponto das pequenas emissoras merece aplauso.
O Ponto da Gazeta, Cultura, MTV, Record News & Cia valem, em sua essência, mais do que os habituais 30 Pontos da Globo.
Digo isto porque se a Globo paralisar sua imagem no bico do Louro José durante 24 horas, sua Média Dia ainda ficará acima de 20 Pontos.
Estes são "Pontos Automáticos", conquistados pela competência, mas já consolidados.
Os Pontos das "Nanicas", porém, demandam suor e, repito, valem mais.
Valem mais porque representam um grupo pequeno, porém fiel, de fãs das respectivas Emissoras.

O NOME DO FILME

E, assim, esta Guerra de Egos chamada Televisão protagoniza o filme Indiana Jones e os Caçadores dos Pontos Perdidos.
O final do filme não importa. Seus atores só querem saber quanto ele dará de Ibope...


Nenhum comentário: