quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lavaram a Ficha Suja

Por Franco Ahmad

Certa vez, o Presidente da França, Charles De Gulle, depois de perambular pelos Gabinetes das Autoridades deste país e ver a bandalheira correndo frouxa, ao tomar o avião de volta para seu país, comentou com os mais próximos: “O Brasil não é um país sério”.

Este fato aconteceu há décadas e não foi profético o Presidente, ele apenas comentou o que todo mundo já sabe desta Terra de Cabral.

Os escândalos neste país germinam em terra fértil já preconizada por Pero Vaz de Caminha em sua carta ao Rei de Portugal: “Nesta terra, em se plantando tudo dá”. Principalmente escândalos seguidos, apurados e nem sempre punidos.

Poderia citar muitos e muitos, mas, de passagem pelo Nordeste quem não se lembra do Escândalo da Mandioca, não pelo tamanho dela, mas, pelo dinheiro que levaram por meio dela.

Grandes instituições criadas para o desenvolvimento nesta parte de cima do país, como a SUDENE e a SUDAM, serviram para enriquecer uns poucos e deixar rombos imensos nos cofres delas.

Não podemos falar da saúde para não relembrarmos o Escândalo das Ambulâncias. Não podemos falar dos grandes homens sem mencionar os Anões do Orçamento.

As máquinas do DNIT rasgaram estradas para a caravana da corrupção. No Ministério do Turismo a festa foi maior que a ganância do bolso de seus promotores.

Todos os dias um Governador, um Senador, um Deputado, um Prefeito, um Vereador sai na mídia mostrando seu lado podre e nem por isso as aves de rapina o extirpa da vida pública. Parece que até estes tipos de animais não se dão bem com este tipo de carniça.

A nossa Justiça, não sei se é conveniente falar, mas, tem uns Lalaus da vida que recebem punição para ficar em casa, sem devolver nada do que levou e recebendo alto salário como pena. Têm outros que fazem dos Tribunais de Justiça, mercado de sentença como se atuando em feira livre de produtos piratas. E no INSS as georginas deitam e rolam como sanguessuga dos aposentados.

Nessa terra onde são punidos apenas os caseiros e os coitados dos ladrões de galinha, os de colarinho branco esnobam o roubo e sorriem da absolvição prévia.

Quem idealizou a Ficha Limpa, fui um desses abnegados sonhador de que tudo isto acabaria. Ledo engano. Na terça, deram mais força para a Ficha Suja. Dos 513 Deputados da Câmara Federal, 415 compareceu para julgar o Caso Jaqueline Roriz. A expectativa era grande tanto dentro como fora do Congresso, afinal, o voto seria secreto.

Dos 415 Deputados presentes, 265 cordeirinhos e mansos de corações votaram pela absolvição da Deputada. 166 condenaram-na e 20 se abstiveram.

Como se vê quem tem Ficha Suja tem regalia. Quem tem Ficha Suja não se enlameia. Quem tem Ficha Suja não é punido neste país.

Quem tem Ficha Suja é lavada nas conchas curvas e convexas do Congresso Nacional. Quem mandou Oscar Niemeyer construir bacias tão grandes no Planalto Central do Brasil ao lado do Lago do Paranoá?

Ficha Suja, neste país, é para ser lavada descaradamente na cara da opinião pública dos eleitores.

Até quando?
aconteceu.com

Nenhum comentário: