quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A próxima capa da Veja

Por Eduardo Guimarães, Blog Cidadania





Está cada vez mais difícil acreditar na Veja, para quem quer. Não bastando provas materiais e testemunhais de que seu repórter tentou invadir o domicílio de José Dirceu e a ausência de mísero indício de que ele se reunia com correligionários em um hotel de Brasília para fazer negociatas e conspirações, ela se porta como culpada e ele, como inocente.

O ex-ministro supostamente é o acusado. Ao menos para o grande público, que, ainda – eu disse ainda –, não ficou sabendo do que a revista andou aprontando. Dirceu, no papel de culpado, deveria estar fugindo da repercussão e a Veja, no papel de acusador, deveria estar surfando nela.
Exposta em bancas de jornais por todo país e tendo recebido alguma cobertura da grande mídia, a revista estaria em melhores condições para continuar a vender a sua denúncia do que Dirceu a dele. O que se esperaria, portanto, é que a Veja estivesse falante.

Não é o que se vê. Ontem, assisti a uma extensa reportagem da Record News sobre o caso. Uma matéria correta que contou com entrevista de José Dirceu, que desceu a lenha na Veja. Essa emissora foi o primeiro grande meio de comunicação a se somar à extensa cobertura de pequenos veículos que vem suprindo a afasia jornalística dos grandes.
Dirceu está em uma maratona de manifestações públicas sobre o caso, iniciada quando denunciou em seu blog que a Veja mandou alguém tentar invadir seu quarto de hotel. Nos últimos dias, porém, a frase mais repetida da política tem sido a de que a revista não irá comentar o assunto com a fila de veículos que se propõem a ouvir a sua versão dos fatos.

Claro que deve estar caçando alguma coisa para tentar “matar” o assunto em sua próxima edição. Veja procura algum indício que fortaleça a sua matéria. Está engendrando mais um editorial que tentará vender como reportagem. Necessita, desesperadamente, mudar uma pauta de discussão que cada nova negativa de se manifestar, incrementa.

A próxima capa da Veja, portanto, reveste-se de expressiva importância para o jogo político. O escândalo surdo que a envolve pode ter desdobramentos na postura do governo Dilma em relação à mídia – ou não, o que não deixará de ser um desdobramento político descomunal. A grande aposta é se a revista tentará mudar de assunto ou virar o jogo.
Façam as suas apostas, pois.

Por Franco Ahmad

Abaixo o comentário brilhante do Leitor Alcides no Blog da Cidadania:

  1. alcides
caro Eduardo, acho que vc disse um monte de verdades, mas não tocou no principal. É verdade que a VEJA está isolada. Os demais veículos divulgaram mais a denúncia da revista contra Dirceu o que a denúncia de Dirceu contra ela, mas não está fazendo aquele escarcéu de costume. Isso é sinal de que a VEJA errou a mão e os veículos aliados estão quietos para não serem enredados. A mídia está torcendo para a matéria ser esquecida. Isso vc deixou claro. Eu acho que o governo não vai agir, ou reagir, com a lei de médios, como vc gostaria, por dois motivos: não tem força suficiente, e não vê urgência nisso.
Não tem força porque a mídia forma uma grande cadeia global. A mídia local vai repercutir lá fora sua versão de que está sendo censurada. Isso é ruim para o governo. Não tem força porque muitos políticos da oposição e da base aliada possuem seus veículos de comunicação e seriam prejudicados por essa lei. O governo seria derrotado no congresso. E isso seria feio. Não vê urgência porque essa mídia tem alvejado o governo desde que Lula assumiu seu primeiro mandato e tem levado sovas desde então. Aqueles que querem acreditar na mídia, e são milhões, acreditam como ato de fé, ou por ódio do PT. Porém são uma fração daqueles que não ligam para o que a mídia diz. A sustentação do governo são suas realizações. Enquanto isso continuar, a mídia será derrotada. Quando o governo fracassar, será derrotado, mas não pela mídia, e sim pelos maus resultados colhidos.
Consciente disso, o governo não vê urgência e vai comendo a mídia lentamente, pelas beiradas. O plano de banda larga e a pulverização das verbas de publicidade são tiros certeiras. O trabalho de vcs blogueiros “sujos” é precioso. Ao denunciar os exageros da mídia, vcs conscientizam milhões que antes estavam à mercê dos que a mídia falava. Isso retira credibilidade e poder de influenciar.
Travada assim, a batalha é longa. Não será nocaute, será por pontos, mas a vitória é certa.





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