quinta-feira, 21 de junho de 2012

STF considera pré-candidato à prefeitura Celso Russomano reú em processo movido em 1999


O pré-candidato à prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) é acusado de falsidade ideológica pelo Ministério Público Federal (MPF). O jornalista teria simulado um contrato de locação de imóvel com terceiro para obter, em 1999, a transferência de seu domicílio eleitoral de São Paulo para Santo André, e concorrer à prefeitura da cidade do Grande ABCD. O processo chegou ao relator do caso, o ministro Luiz Fux, na última terça-feira (19/6). 

Russomanno afirma que não descumpriu a lei e que as razões para a decisão do STF são políticas. "Acho estranho um processo de 1999 ser retomado em ano de eleição. Quero que julguem, porque eu não descumpri a lei", afirmou. E questionou a demora no julgamento do processo. "Por que não se dão ao trabalho de julgar logo? Desde 1999 isso acontece e eles [Justiça] não resolvem. É só para criar distúrbio na eleição", criticou.  
De acordo com o portal Terra, o processo seguirá para a Justiça de primeira instância porque Russomanno perdeu o foro especial de deputado que tinha até 2010. A pauta ainda não foi despachada e aguarda assinatura do ministro que encaminhará o caso para São Paulo.   

O caso chegou ao STF em 2008, após a denúncia do MPF ser aceita pelo plenário do tribunal. O ex-deputado federal apresentou uma série de embargos que foram rejeitados pelo Supremo. A defesa do jornalista não apresentou recurso do inquérito, o pré-candidato foi reautuado, e como não cabe mais recurso da decisão, é considerado formalmente réu.
Em 1999
Segundo o processo, para candidatar-se ao cargo de prefeito ena cidade Santo André em 2000, o Russomano pediu, em 1999, a transferência de seu domicílio eleitoral da capital paulista para a cidade do ABCD, para ficar em acordo com a Lei Eleitoral, que exige a comprovação de domicílio eleitoral pelo menos nos três meses que antecedem as eleições. De acordo com o MPF, o deputado simulou um contrato de locação com terceiro

Fonte: portal Imprensa

Nenhum comentário: