Na última sexta-feira (3/2), o jornal "SBT Brasil" cometeu uma gafe, ao encerrar sua edição falando sobre a "fórmula para um hit de verão", em alusão à música mais comentada do momento "Ai Se Eu Te Pego", interpretada por Michel Teló. O programa acreditou em uma brincadeira feita pelo cartunista, chargista e músico, Mauricio Ricardo, e a utilizou na reportagem.
Logo no começo da matéria, a repórter explica que "o SBT Brasil foi atrás da receita. [...] Este é o ano do sertanejo Michel Teló. A música caiu na boca do povo, e foi cantada até por Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2..."
Mas Bono não cantou "Ai Se Eu Te Pego". A brincadeira do chargista, foi feita em cima de "With Or Without You", uma das músicas mais famosas do U2, e divulgado na internet, no mesmo dia da edição do jornal. Assista aqui.
O chargista contou que ficou sabendo do "mico", através de internautas. "Fiquei surpreso com isso, porque foi algo assumidamente brincadeira, uma paródia, postada no canal de Humor do UOL, mas a emissora acreditou. Sem contar que o Bono não usa o sobrenome 'Vox', há uns dez anos..", disse.
Porém, como o próprio chargista apontou, o vídeo pode ter sido repostado no youtube, sem as marcas características de "charge", e confundido a emissora, "mas isso não justifica usar um vídeo sem saber a origem", ressaltou.
A paródia foi muito comentada nas redes sociais, mas não tanto quanto a gafe do SBT. Durante o fim de semana, artistas e internautas repercutiram os links através das redes sociais, principalmente no Twitter. Não demorou muito e surgiram comentários sobre o vídeo feito pelo âncora do Jornal do SBT, Carlos Nascimento. Nele, o jornalista criticou duramente as repercussões em torno do suposto estupro ocorrido no reality show da TV Globo, "Big Brother Brasil" 2012, e a repercussão na internet do meme “a volta de Luiza”.
"Para o SBT foi azar, porque foi justamente no momento que o Carlos Nascimento, deu uma bronca em todo mundo, nos chamando de 'menos inteligentes', por levar a sério o que acontece nas redes sociais", disse o cartunista.
Mas parece que a emissora não viu a repercussão do vídeo, porque a reportagem foi reprisada nesta segunda-feira (6), no jornal "SBT Manhã". "Isso mostra a emissora dando sinais, de não perceber o que acontece nelas [redes sociais]", comentou.
Sem perder o bom humor, Ricardo também disse que "riu pra caramba" do episódio, e que adoraria vê-lo no Top Five, do CQC. "Uma pena, o programa só volta em março", brincou. De qualquer modo, o chargista e também músico, sentiu-se homenageado. "Minha imitação tosca do Bono foi convincente", disse, aos risos.
Através da assessoria, a emissora informou que houve erro humano e o mesmo será retificado nos telejornais de hoje à noite, e de amanhã, pela manhã.
Veja a reportagem da emissora:
Veja o vídeo original, gravado em 2001, em um show do quarteto irlandês, na cidade de Boston.
Fonte: Portal Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário