terça-feira, 6 de março de 2012

FHC ironiza postura política de Kassab e do PSD


Ilustração do blog
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)  ironizou a postura política do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), em palestra na FAAP (Fundação Álvares Penteado) sobre a crise econômica na Europa, nesta terça-feira (6). FHC disse que no atual momento europeu governos “caem a toda hora”. “Você pode ser de esquerda, de direita ou do infinito. Ou como o [Gilberto] Kassab aqui [em São Paulo], que não é de centro, nem de esquerda, nem de direita. Ele cairia também”, afirmou. A declaração causou risos na plateia, formada por alunos da FAAP.

Pouco antes da formação do partido, em março de 2011, Kassab afirmou que a legenda não "seria de esquerda, direita ou centro". O chefe do Executivo paulistano chegou a flertar com o PT para apoiar o pré-candidato petista na disputa à prefeitura da capital paulista. Desistiu depois que José Serra anunciou que iria concorrer nas prévias tucanas para a escolha do candidato do PSDB em outubro, quando ocorrem as eleições municipais.
A assessoria de imprensa de Kassab foi procurada para comentar a declaração de FHC, mas até o momento não respondeu à reportagem do UOL.

Renovação tucana

O ex-presidente disse ainda que a entrada de Serra na disputa interna que vai definir o candidato do partido à sucessão de Kassab não barra a possibilidade de renovação da sigla - objetivo inicial dos tucanos ao anunciar, no ano passado, que prévias seriam realizadas para escolher seu representante na eleição paulistana.

FHC classificou de “especulação” reportagem publicada pela revista “The Economist”, na última semana, que afirmou que o PSDB “tem dificuldades de renovação de seus quadros”.

"O PSDB está bem, está crescendo, tem a possibilidade de ganhar [as eleições] em vários lugares e o resto é especulação", disse FHC. Segundo a revista, a pré-candidatura "tardia" de Serra mostrou "o fracasso do PSDB" em formar uma nova geração de candidatos.

Para analistas políticos ouvidos pelo UOL, a entrada do ex-governador na disputa interna impede a renovação política no berço do principal partido de oposição brasileira. Após o anúncio de Serra, dois dos quatro pré-candidatos desistiram das prévias.

Alianças

FHC afirmou ainda que considera "natural" o apoio do PSB ao possível candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. "É bom", afirmou enquanto tentava evitar perguntas sobre a sucessão paulistana.

do Uol

 

Nenhum comentário: