quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pesquisa Ibope-Band - Quem fez a encomenda?

O Provocador



Ilustração do blog
 Diga-me quem publicas e te direi com quem andas. Esse ditado impopular conta muito da história da imprensa brasileira. Principalmente às vésperas de eleições. Ah, as pesquisas de intenção de voto... O Grupo Bandeirantes de Comunicação encomendou uma ao Ibope sobre as eleições municipais de 2012 na capital paulista. Deu Serra na cabeça. Ufa! Um alento de fim de ano após o escracho de pesquisas negativas e um livro-bomba na cabeça.

Estaria tudo na normalidade das pesquisas (sic) não fosse um abuso da Band: numa lista com 11 nomes, ela excluiu o nome do candidato Celso Russomanno. Simplesmente o político que lidera a pesquisa DataFolha em quatro de cinco cenários possíveis. Leia aqui.

Não pretendo votar em nenhum dos candidatos. Mas gostaria que respeitassem a minha inteligência e a de todos os eleitores que querem se informar sobre a disputa eleitoral.
O caminho mais razoável para tomar uma decisão consciente é usar os meios de comunicação, que são concessões públicas, para saber, pelo menos, quem está na disputa. Não é pedir demais.

A turma da Band (Ricardo Boechat, Boris Casoy e companhia) quer interferir na cédula eletrônica que estará disponível no dia do pleito? Coisa feia. Bastava um pouco de decência que tudo daria certo.
O universo da pesquisa fajuta é de miseráveis 612 entrevistados. Qualquer estatístico alfabetizado consegue o resultado que quiser com uma mixaria dessas. Critério jornalístico não foi o que motivou a turma da emissora do Morumbi. Talvez a simpatia milenar pelos vizinhos tucanos, do Palácio do Bandeirantes.

Quem, afinal, pagou pela pesquisa? Quem fez a encomenda? Que interesses estão por trás desses números do Ibope?

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