terça-feira, 5 de junho de 2012

Record supera a Globo



Ilustração do blog
Os jornalísticos dão o tom na programação noturna das sextas-feiras, tanto na Rede Globo quanto na Rede Record. Na faixa das 22 horas, entra o “Globo Repórter”. Já por volta das 23h30, vai ao ar “Câmera Record”. As duas atrações não entram em confronto direto.

O programa da Rede Globo, antigamente, explorava a Floresta Amazônica e a rica fauna brasileira. Agora, virou uma filial do “Bem Estar”. Matérias sobre boa alimentação e dicas de saúde viraram uma constante. Também de tempos em tempos, Glória Maria mostra curiosidades de outros países. Nesta sexta (25/05), por exemplo, Dubai ganhou amplo destaque. Reportagem que serviu para incrementar o turismo para o emirado.

Já o “Câmera Record” segue um dos mandamentos do jornalismo: conta uma história. O jornalístico procura “causos” por todo o Brasil. Nesta sexta (25/05), a atração retratou dramas vivenciados por pessoas que moram longe das metrópoles. O programa entrevistou uma mulher que não tem parte dos braços e das pernas, mas realiza sozinha todas as atividades da rotina doméstica e ainda vende, pela cidade, artefatos elaborados por ela, mesmo com todas as dificuldades físicas. 

Outro caso foi de um ex-morador de rua que publica um jornal “diferente”. O morador de Itapetininga escreve à mão todas as notícias em sua publicação. Ele vende o material pelas ruas da cidade. Também cuida de sua mulher que enfrenta distúrbios mentais. A edição também enfocou um caseiro que realizou o sonho de ser radialista. Mesmo sem ganhar um centavo, ele comanda diariamente um programa de rádio com “devoção”. Em edição passada, o jornalístico encontrou o homem mais velho do mundo  em plena Selva amazônica (Estado do Acre). Histórias emocionantes sem cair no sensacionalismo.

O jornalismo da Rede Record continua sendo o pilar de sustentação de toda a programação. Por isso mesmo, a faixa matinal deixa a emissora da Barra Funda na liderança no IBOPE. Os programas “São Paulo no Ar”, “Fala Brasil” e “Hoje em Dia” sempre abocanham a almejada liderança.

O “Câmera Record” consegue um melhor resultado diante do similar “Globo Repórter”. Sempre é bom acompanhar histórias de vida.



Nenhum comentário: