terça-feira, 3 de julho de 2012

Prefeito (DEM), vice (PMDB) e presidente da Câmara (PRB) são presos suspeitos de corrupção



Prefeito, vice e presidente da Câmara são presos
suspeitos de corrupção
Em Douradoquara, no Alto Paranaíba, o prefeito da cidade, Clésio Gomes Mendonça (DEM), o vice Guaraci Gomes (PMDB) e o presidente da Câmara, Isauro Felisberto Júnior (PRB) foram presos nesta segunda-feira (2), em flagrante, por corrupção eleitoral. Segundo a Polícia Civil (PC), eles ofereceram R$ 12.200 para obter apoio de Walter Mundin Gomes (PRB) para que Clésio seja reeleito na cidade. Os três já prestaram depoimento nesta manhã e, de acordo com o delegado Wilton José Fernandes, foram estabelecidos os valores das fianças para cada um, no total de R$ 75 mil.

Segundo a polícia, Walter Mundin disse que caso ele não seja eleito vereador, teria à disposição o cargo de secretário de Agricultura. E nesta segunda-feira, por volta das 23h30, após fazer campana para flagrar a tentativa de corrupção na casa de Walter, a PC flagrou os três políticos fechando acordo. Segundo a polícia, Walter foi quem denunciou a tentativa de suborno.


A advogada e consultora da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Vale do Paranaíba (Amvap), Alice Ribeiro, disse que o crime de corrupção eleitoral está previsto na Lei. 90504, no artigo 30, parágrafo 6 e no código eleitoral artigos 222 e 237. No caso dos envolvidos eles podem ser processados por improbidade administrativa e abuso de poder. Como foram presos em flagrante, o advogado pode pedir um habeas corpus e com fiança liberá-los para responder em liberdade já que devem ter condições de comprovar que não são perigosos, têm profissão e endereço fixo.

Ainda conforme a advogada, até que eles sejam liberados para reassumir as funções a administração do município fica à cargo do Procurador Geral do Município, prática prevista na maioria das leis orgânicas do país.

As informações são do Portal G1

Nenhum comentário: