Jornal "El País" anuncia fim das atividades do WikiLeaks
O jornal espanhol El País anuncia nesta segunda-feira o fim das atividades do WikiLeaks, devido a problemas financeiros. A suspensão da publicação de documentos sigilosos é por tempo indeterminado. Segundo o jornal, o WikiLeaks vai se concentrar na arrecadação de fundos.
Ainda de acordo com o diário, o site lamenta a situação e diz que deixou de receber 95% das doações em consequência do bloqueio da VISA, Mastercard, Paypal, Western Union e Bank of America.
“A gente está se levantando em todo o mundo contra os bancos”, disse Kristinn Hrafnsson, número dois do WikiLeaks. “E os bancos lançaram um ataque muito sério contra nós, tentando derrubar uma organização que luta pela transparência", acrescentou.
O WikiLeaks se financia mediante doações. Até dezembro do ano passado recebia esse dinheiro, em sua grande maioria, via internet. No dia 7 de dezembro, VISA e Mastercard decidiram deixar de processar operações para o WikiLeaks. Quatro dias antes, a Paypal tinha feito a mesma coisa.
Coincidência ou não, no dia 28 de novembro, o site desnudou a diplomacia americana, através da divulgação de documentos sigilosos. As informações foram repassadas aos jornais El País, The New York Times, The Guardian, Le Monde e Der Spiegel.
do
Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário