quarta-feira, 13 de julho de 2011

Avião de pequeno porte cai e 16 morrem em Recife

Por Rodrigo Cavalcante
Eq. fatos e versões


Um avião de pequeno porte com aproximadamente 16 pessoas a bordo caiu na manhã desta quarta-feira em um terreno avenida Boa Viagem, em Recife. Todos os ocupantes da aeronave morreram no acidente.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o piloto do avião da Noar Linhas Áreas tentou fazer um pouso de emergência após decolar do aeroporto de Recife. A aeronave, entretanto, caiu e pegou fogo.
O avião seguiria para a cidade de Mossoró, com escala em Natal. A área onde o avião caiu fica em um bairro residencial nobre, próximo a divisa com Jaboatão dos Guararapes. No terreno estava montado um circo há cerca de duas semanas.
O segurança do terreno, Erandir Rodrigues da Silva, 42, estava no local no momento da queda e afirmou ter visto duas explosões após a queda. "Vi uma mulher na janela pedindo ajuda. Depois explodiu. Não deu pra fazer nada", afirmou.

Conheça o modelo da aeronave que caiu eu Recife.



Fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, o LET-410 é um avião bimotor turbo-hélice penta-pá, modelo Walter M601 E, com potência de 751 hp.
Com capacidade para dois tripulantes e 19 passageiros, a aeronave é largamente utilizada em todo o mundo, principalmente nas rotas regionais. Suas asas altas permitem operações em pistas curtas.
O LET-410 tem 19,98 metros de envergadura, 14,42 metros de comprimento, 5,83 metros de altura e pesa 3.990 quilos. Voa a 388km/h de velocidade, com alcance máximo de 1.317km.

No Brasil, além da Noar Linhas Aéreas, o modelo é utilizado pelas empresas NHT Linhas Aéreas, Sol Linhas Aéreas, e TEAM Transportes Aéreos.

Nenhum comentário: