terça-feira, 23 de novembro de 2010

A nova Presidente eleita Dilma Rousseff deve anunciar nova equipe econômica até quinta-feira

Pelo segundo dia consecutivo, a presidente eleita Dilma Rousseff recebe o ministro Guido Mantega (Fazenda) na Granja do Torto, residência de campo da Presidência.
Dilma procura um nome para comandar o Banco Central no lugar de Henrique Meirelles. Há a expectativa de que a equipe econômica seja anunciada até quinta-feira (25).
Dilma e Mantega se reuniram ontem por quase duas horas. Segundo reportagem da Folha publicada hoje, a petista discutiu nomes para o Banco Central com o ministro da Fazenda que já foi convidado a permanecer e aceitou.
Outra preocupação é escolher um substituto para o atual secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo. Sua permanência no cargo sofreu desgaste com a quebra ilegal do sigilo fiscal de tucanos dentro da Receita --para Dilma, Cartaxo perdeu as rédeas do caso. Ele também deixou de adotar medidas de redução de gastos públicos.
A presidente eleita estaria atrás de alguém com trânsito e respeito no mercado financeiro.
Duas opções foram consideradas: Alexandre Tombini (diretor de Normas do BC) e Fábio Barbosa (presidente do Santander e da Febraban). A primeira alternativa, uma solução caseira, é considerada a mais forte.
Dilma e Meirelles também devem conversar nesta semana. O encontro pode ocorrer entre hoje e amanhã

Nenhum comentário: