sábado, 26 de novembro de 2011

Suplente do Senador Agripino (DEMO), João Faustino é deslocado para UTI após dores no peito

O suplente de senador e ex-deputado federal João Faustino Ferreira Neto foi deslocado no início da tarde deste sábado, 26, para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas. Faustino reclamou de dores no peito e foi atendido por uma equipe médica dentro do alojamento onde está detido, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A informação foi confirmada à reportagem pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

 Os médicos preferiram solicitar a transferência de Faustino dada a idade avançada e os problemas de saúde já apresentados pelo político. Faustino passou por duas cirurgias cardíacas em virtude de problemas anteriores.

O suplente de senador ficará na UTI para avaliação e posteriormente deve ser conduzido para um quarto. Faustino foi detido na manhã da quinta-feira passada em sua casa em virtude da deflagração da operação Sinal Fechado, do Ministério Público Estadual.

O político já viu ser negado o pedido de prisão domiciliar e o habeas corpus impetrado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Na manhã da sua prisão, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, João Faustino falou sobre a saúde debilitada e que isso deveria ser analisado por juízes e desembargadores quando necessário.

Confira a entrevista




Fonte: TN Online

Por que a Globo é a Globo

Artigo de Paulo Nogueira, no Sitio 247
Imagem Ilustrativa (do Blog)

O que é tragicômico é que, enquanto a Globo usa quando pode o esguicho, a concorrência a promove loucamente publicando matérias intermináveis sobre preciosidades como as novelas e o Big Brother

Fui almoçar ontem no centro de Londres com um jovem executivo de uma multinacional que tem uma verba de publicidade bilionária. Ele trabalha na área financeira, e é apaixonado por mídia. Está na faixa dos 30 anos, e por ser quase que um nativo da Era Digital ele no momento está num grupo que analisa tecnicamente o retorno financeiro da publicidade digital.

Sua empresa quer investir mais na internet em 2012, mas quer pisar em solo firme. Daí a análise.

Ouço-o com atenção. É um cara inteligente. Deve ir longe na vida corporativa.
Falamos sobre o Brasil, e ele me conta uma história exemplar.

“Uma amiga minha que trabalha num portal brasileiro me disse que o que atrasa o avanço da publicidade digital no Brasil é a Globo”, ele me diz. Está comendo com gosto. A fome talvez tenha se acentuado pelo esforço que ele fez ao ir do escritório para o restaurante numa das bicicletas que a prefeitura de Londres colocou à disposição das pessoas. Meia hora pedalando.

“Como assim?”, quero saber.

“Os anunciantes vão colocar anúncios nas novelas, no futebol, no Fantástico etc, e a Globo dá de graça espaço nos seus sites. A agência volta dizendo para o anunciante que fechou um grande negócio com a Globo. Mas para a concorrência digital, a começar pelo UOL, é a morte.”

Dou risada comigo mesmo.

Um executivo americano certa vez disse que se você vê um concorrente se afogando deve colocar um esguicho em sua boca e abrir no máximo. Parece ser este o espírito que Roberto Marinho colocou na cultura na Globo. É conhecida a história de quando Bloch, da agonizante Manchete, ligou desesperado em busca de socorro para Roberto Marinho e este o fez esperar interminavelmente apenas para dizer não. Era uma vendeta pessoal por causa de um assunto irrelevante.

O que é tragicômico é que, enquanto a Globo usa quando pode o esguicho, a concorrência a promove loucamente publicando matérias intermináveis sobre preciosidades como as novelas e o Big Brother. É como se você fornecesse as balas que acabarão vindo contra você.

Não admira que a Globo tenha, sozinha, mais da metade do bolo publicitário do Brasil.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

José Dirceu lamenta não existirem jornais favoráveis ao governo



SÃO PAULO - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu defendeu a regulação da mídia, criticou os donos de veículos de comunicação e lamentou que não exista no Brasil um jornal de esquerda e favorável ao governo. No “Seminário Nacional por um Novo Marco Regulatório para as Comunicações”, promovido pelo Partido dos Trabalhadores em São Paulo nesta sexta-feira, Dirceu disse que a legenda sempre defendeu a regulação da mídia, mas também sempre atuou em favor da liberdade de imprensa.

Na opinião dele, há setores que não querem debater o assunto e sim convencer a sociedade de que a regulação é sinônimo de censura, o que, para Dirceu é algo “ridículo”. Ele afirmou que em vários países da Europa há jornais que são a favor do governo.

- Lamento que não tenha (no Brasil) um jornal também de esquerda, que seja a favor do governo, que em todos os países têm. (Não tem no Brasil) Porque os proprietários (de jornais) são contra nós. Foram a favor do golpe de 1964, a favor de governo de direita, elegeram o Collor e o Jânio Quadros. Fizeram campanha dia e noite contra nós, o PT. Fizeram campanha contra o o governo, o presidente Lula, a CUT e o MST. Isso é natural, eles têm o direito de fazer. O que precisa é de pluralismo – disse Dirceu.

Na opinião do ex-ministro, os donos de jornais exercem censura.
- A única censura que existe é a dos donos de jornais no Brasil. Quando ele não quer, não publica uma coisa e se o repórter insiste, ele é demitido – disse.

Segundo o ex-ministro, o PT respeita o ritmo do governo da presidente Dilma Rousseff, que ainda analisa um anteprojeto de marco regulatório da mídia apresentado pelo ex-ministro da Comunicação Franklin Martins.
- O governo tem um ritmo, seu calendário e suas prioridades e o PT tem outra (prioridade). Evidentemente que vamos apoiar o que a presidente achar que seja para o governo o ideal – disse.

O ex-ministro da Casa Civil disse não ser favorárel ao controle de conteúdo produzido pela mídia, mas afirmou que a Constituição Federal já estabelece algum controle e ela deve ser respeitada.

- O conteúdo está regulado pela Constituição, que já diz que você não pode pregar o racismo, não pode desrespeitar os direitos humanos, nem determinados valores, assim como já existe a classificação (de programas) por idade.

Líder do PT quer discussão no Congresso no início de 2012

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira, espera que no primeiro semestre do ano que vem o projeto de regulação da mídia - que está sendo formulado pelo governo federal - seja colocado em discussão no Congresso. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, até o final deste ano o projeto vai ser colocado em consulta pública.

- O PT é contrário à regulamentação de conteúdo. Nunca foi favorável. Lutamos contra a censura e pela liberdade de expressão e pela liberdade de imprensa. O que queremos é regular a Constituição Federal, que tem mais de 20 anos, e não foi regulamentada em alguns aspectos. Ela exige, por exemplo, a diversidade dos meios de comunicação e se preocupa com a formação de monopólio - disse o deputado, durante o seminário.
O secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas, disse que as grandes redes de comunicação do Brasil não cumprem a necessidade de conteúdo regional e criticou a concentração nas mãos de grandes grupos.
- A mídia não pode ser de algumas famílias. É um direito essencial da população.

O presidente estadual do PT, deputado Edinho Silva, defendeu a criação de varas especiais na Justiça para agilizar a concessão de direito de resposta para quem se sentir desrespeitado por alguma informação veiculada na imprensa.
- Eu defendo que você tem que ter varas especiais para o direito de resposta, que tenham o mesmo rito do processo eleitoral. Que você tenha o direito de resposta em dois ou três dias - afirmou.
Segundo Edinho, o PT não vai pressionar o governo federal, pois a União tem seu “próprio tempo”.

Ex-ministro acredita que governo vai continuar debate

O ex-ministro da Secretaria da Comunicação Social Franklin Martins disse estar confiante de que o governo da presidente Dilma Rousseff vai dar continuidade ao processo de discussão sobre um novo marco regulatório da mídia. Já faz quase um ano que Martins entregou ao governo Dilma o anteprojeto que elaborou sobre o assunto. Martins disse que seu anteprojeto é consistente, mas que entende que o governo tenha que analisá-lo com calma.- Cada governo tem seu ritmo, cada momento tem suas prioridades. Eu continuo confiando que o governo vai liderar o processo porque isso é algo importante para o país.

Em palestra no Seminário Nacional por um Novo Marco Regulatório para as Comunicações, promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, o ex-ministro disse que a área das comunicações eletrônicas no Brasil virou um “faroeste caboclo” onde “vale tudo”, pois não há um marco regulatório claro, moderno e democrático. Ele enumerou motivos pelos quais é preciso, na opinião dele, um novo marco regulatório. Segundo Martins, as regras atuais são antigas e ultrapassadas e não incorporaram as diretrizes estabelecidas na Constituição Federal.
Um anteprojeto de regulação das comunicações elaborado por Martins no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo analisado e reelaborado pelo governo da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que esse projeto, reformulado, seja colocado para discussão pública ainda este ano.
Como não temos um marco regulatório claro, moderno e democrático, a área das comunicações eletrônicas no Brasil virou um faroeste caboclo, um vale-tudo. Vale jeitinho, atropelo, ilegalidade, burlas, desrespeito e os laranjas. Só não vale a Constituição Federal. Temos uma terra de ninguém – disse, citando que, apesar de a Constituição proibir a venda de horários em televisão para igrejas ou para “shopping eletrônico”, isso acontece.
O ex-ministro disse que não há nada que esteja ameaçando a liberdade de imprensa no Brasil e que é “visceralmente contra a censura”. No mundo todo tem regulação. Não é censura. Tem que ter produção regional, respeito ao menor, à família – disse.

Segundo o ex-ministro, a Constituição já estabelece a proibição de monopólio nas comunicações e trata da regulação de conteúdo e de um Conselho de Comunicação Social.
Não se arranhe a Constituição, mas não deixe ela na prateleira – afirmou Martins.
No seminário, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, também defendeu um novo marco regulatório para as comunicações.
- Onde não existe regulação, quem domina é o mercado e o mercado é a lei da selva, a lei do mais forte. E nós temos que proteger a empresa nacional, os lados que são mais fracos nessa disputa – disse Falcão. - Não queremos controlar ninguém, mas também não queremos que os grandes meios (de comunicação) controlem a opinião da população. Queremos ampliar a possibilidade de informação, de acesso à cultura, de participação popular – disse Falcão.


Protógenes critica acesso irrestrito de Dantas a dados da Satiagraha



O delegado e deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP), que chefiou a Operação Satiagraha, criticou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de conceder ao banqueiro Daniel Dantas o acesso a todos os arquivos originais contidos em meio digital (discos rígidos, DVDs e pen drives) que integram o caso.


"O supremo banq.band. [banqueiro bandido] corrupto DD [Daniel Dantas] a corrupção esta vencendo. Viva o Brasil!", disse ele em seu microblog Twitter. "Mas e um precedente q revela o poder do banq.band. Pq. O q falta e dar acesso ao povo [a]o conteúdo dos HDs apreendido[s] na parede falsa", reiterou.
Segundo Protógenes, a "Justiça para pobre funciona, prende e condena, mas protege banqueiro, bandido e corrupto". "A proteção que ele recebe e descarada. Se o banq.band.D vencer na Justica ficara a lição p/ povo corromper vale a pena." 

Deflagrada em 2008, a Satiagraha prendeu, entre outras pessoas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o investidor Naji Nahas e o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, suspeitos de praticar os crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência para a obtenção de informações privilegiadas em operações financeiras. 

Eles já tinham o acesso a praticamente tudo, mas não tinha ainda a permissão para verificar alguns arquivos que, segundo perícia da Polícia Federal, estavam vazios ou danificados.
O advogado de presidente do grupo Opportunity, Dório Ferman, Antônio Pitombo, que foi o autor do pedido no Supremo, argumentou que gostaria de verificar se, de fato, essas mídias estavam mesmo imprestáveis. 

Tanto ele quando o advogado de Dantas, Andrei Zenkner Schmidt, reclamavam que o acesso às provas foi negado pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. 

A vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, argumentou que a questão era simples, já que as provas em questão não foram liberadas por haver um documento oficial da Polícia Federal, dizendo que elas não tinham conteúdo relevante.
O mesmo argumento já havia sido apresentado pelo então juiz Fausto Martins De Sanctis, que enviou ofício a Eros Grau, dizendo que a defesa do Opportunity teve acesso irrestrito às provas, com exceção de alguns arquivos corrompidos. 

Os ministros entenderam, no entanto, que é um direto da defesa verificar as mídias, mesmo que sem conteúdo. Para a relatora, ministra Cármen Lúcia, o "direto de defesa foi, de certa forma, cerceado".
Os advogados afirmam que querem verificar as provas com o objetivo de averiguar se a Operação Satiagraha foi "encomendada" por interesses privados. 

Fonte: Folha.com


TENHO DÓ - Deputado Rogério Marinho (Tucano) visita presos em quartel. Entre eles, o Suplente do DEMO Agripino.


Rogério Marinho 
O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) foi mais um político a realizar visita a presos da Operação Sinal Fechado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Rodrigues Alves. Marinho esteve no local no início da tarde desta sexta-feira, 26.
Rogério Marinho prestou solidariedade ao suplente de senador João Faustino
Perguntado sobre como viu o estado emocional dos suspeitos detidos, o deputado foi enfático. "Eles estão absolutamente tranquilos", disse após a curta visita que durou cerca de 15 minutos.
O deputado esclareceu que a ida ao quartel foi motivada pelo sentimento de solidariedade ao suplente de senador João Faustino Ferreira Neto. "Vim deixar um abraço para ele, que é meu amigo", afirmou.
Rogério diz acreditar nas instituições de investigação para apontar as verdadeiras responsabilidades do caso. "O Brasil possui instituições sérias e consolidadas. Elas irão apontar cada responsabilidade do caso", encerrou.

Fonte: TN online

Ex-prefeito tucano é acusado de usar verba pública para ir a prostíbulos

deu na  Folha.com

Ilustração do Blog
O Ministério Público está investigando o ex-prefeito de Miguelópolis (interior de SP) Cristiano Barbosa Moura (PSDB) por suspeita de ter usado dinheiro público para pagar casas de prostituição em Ribeirão Preto e São Paulo.
Na tarde desta quinta-feira, duas testemunhas apresentaram versões conflitantes no caso.
Moura, que foi prefeito da cidade entre 2004 e 2008, nega que tenha usado indevidamente recursos públicos. 

A Promotoria ingressou com denúncia acusando o ex-prefeito de apresentar notas de locais que funcionam como casas de prostituição para justificar gastos de hospedagem e alimentação.
De acordo com o promotor Frederico Francis Mellone de Camargo, são 11 notas fiscais de estabelecimentos do tipo –totalizando R$ 2.600.
As notas foram entregues à Promotoria pela atual administração municipal –comandada por Vergilio Barbosa Ferreira (PP)–, segundo afirmou Camargo. 

O promotor disse que, em audiência do caso nesta quinta-feira, uma das testemunhas, um ex-segurança de Moura, afirmou que o prefeito frequentava as casas de prostituição em viagens oficiais da prefeitura.
Segundo Camargo, o segurança já havia dado a mesma versão em depoimento durante o inquérito policial.
Já outra testemunha, que atuava como motorista do ex-prefeito, disse que viajava com Moura frequentemente e negou que ele tenha visitado os locais de prostituição. 

Agora, segundo o promotor, outras testemunhas ainda serão ouvidas no caso, além do próprio prefeito.
Um exame grafotécnico também será realizado para verificar se são do prefeito os vistos existentes nas notas. 

OUTRO LADO 

A Folha não conseguiu localizar o ex-prefeito para falar sobre o assunto.
De acordo com o promotor, Moura nega as irregularidades –o ex-prefeito afirma que as notas fiscais foram “plantadas” contra ele e que o ex-segurança mente. 

Ministro discute com jornalistas em programa de rádio ao vivo e chama repórter de mentiroso

Por Franco Ahmad 

Segundo o Portal Imprensa, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, discutiu com jornalistas da rádio Estadão ESPN, na manhã desta sexta-feira (25), após ser questionado a respeito de recentes denúncias publicadas em O Estado de S. Paulo a respeito de fraudes em documentos de sua Pasta.

Os entrevistadores questionaram Negromonte sobre as gravações que expunham funcionárias do ministério falando sobre as supostas fraudes em um documento sobre construções para a Copa do Mundo de 2014. No ar, o ministro negou veementemente qualquer fraude e diz que abriu uma sindicância para apurar as denúncias.

Irritados com as negativas do ministro, os entrevistadores contestaram suas argumentações, com informações apuradas pelo Estadão, citando o relatório 2.344/2011, enviado para o secretário do Ministério das Cidades, sobre a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá, em que foi constatada, pela Controladoria Geral da União, a reprovação do orçamento. Segundo o jornal, o projeto não ficaria pronto até o evento esportivo, pois houve "alteração fraudulenta".

Negromonte disse que estavam [os repórteres] "querendo colocar chifre em cabeça de jumento" e insistiu que qualquer infração seria apurada por meio de uma sindicância. Uma das radialistas chamou o repórter Leandro Colon, de Brasília, e a contestação das informações ficou 'inflamada'.

Repórter e ministro iniciaram uma discussão e Colon acusou Negromonte de "enganar os ouvintes", lembrando que as denúncias constavam em um relatório publicado em manchete pelo Estadão. O ministro rebateu, dizendo que a manchete se "precipitou", afirmando que era ele [Colon) quem estaria "enganando e mentindo". "Quem é você para pré-julgar?", disparou Negromonte ao repórter.

Sob o pretexto de que estaria entrando em uma solenidade na Bahia, o ministro desligou o telefone e deixou os jornalistas sem respostas.

Marco Luque e Sabrina Sato negam ocupar papel de jornalista em programas humorísticos

Por Flávia Mello
Equipe
A Rede TV contrata jornalista José Simão
    A "Rede TV!" contratou o jornalista José Simão, que assinou o contrato na tarde desta quinta-feira. Ele foi recebido pelo presidente da emissora, pelo superintendente de Jornalismo e Esportes e pela superintendente Artística. Ele estréia em janeiro, comentando notícias do dia. O jornalista afirmou que fará um humor escrachado e com muito alto astral.
    Almicare Dallevo, presidente da "Rede TV!" afirmou que a contratação de José Simão trará mais charme e leveza ao telejornal. Uma coletiva de imprensa dará mais detalhes sobre a contratação do jornalista.

    SBT é “destaque do Ano” entre veículos de comunicação

      Concorrendo em duas categorias – TV Aberta e Destaque do Ano – o SBT desbancou as campanhas Globosat 20 anos e VIP 30 anos, e foi o vencedor na categoria Destaque do Ano com a campanha SBT 30 anos. Priscila Stoliar, gerente de marketing do SBT, comemora o sucesso. “30 anos é uma idade muito significativa, tem muita importância. Levar esses prêmios com a campanha pelo aniversário de 30 anos é uma mega conquista, uma oportunidade de marcar a história do SBT e buscar a vice-liderança”.

      Marco Luque e Sabrina Sato negam ocupar papel de jornalista em programas humorísticos
        Os apresentadores de televisão Marco Luque, do "CQC", e Sabrina Sato, de "Pânico na Tv" negaram que estariam ocupando lugares que seriam destinados a jornalistas em seus programas, noticia o Portal Terra. O repórter do humorístico da Band se define como "ator", enquanto a ex-BBB, Sabrina refere-se à apresentadora e animadora de TV.

        Ambos realizam reportagens para programas humorísticos, mas afirmam que a finalidade das matérias não é essencialmente voltada para a comunicação jornalística e têm maior ênfase  em entretenimento. "Nem eu nem a Sabrina fomos convidados para um trabalho de jornalista, o que temos de forte é a comédia, o humor", disse Marco Luque.

        Sabrina, que disse ter iniciado uma faculdade de jornalismo, mas não concluiu o curso. "Até tenho uma faculdade de jornalismo, que eu não terminei, mas a minha personalidade e a dele (Luque) têm tudo a ver para ocupar aquele espaço. Tudo o que eu fiz na vida foi de uma maneira muito intuitiva", disse.

        O questionamento foi levantado pelo jornalista Jaime Spitzcovsky durante o evento MediaOn, fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias, realizado  por uma parceria do Terra com o Itaú Cultural, entre os dias 22 e 24 de novembro.

        RedeTV! investe R$ 10 mi na sede de Brasília e comemora chegada ao "Centro do Poder"

           Com cerca de 50 profissionais e investimentos de R$ 10 milhões, a RedeTV! inaugurou oficialmente sua maior unidade depois da sede, localizada em Osasco. O foco na Capital Federal já estava nos planos da emissora e vinha sendo um dos objetivos do atual superintendente de esporte e jornalismo, Américo Martins. A unidade de Brasília possui mil metros quadrados e é caracterizada pela própria emissora como um "mini-centro de televisão digital de tecnologia", marca da RedeTV! desde que foi criada.

          A inauguração oficial aconteceu na quarta-feira (23) e contou com a presença de jornalistas, políticos e da ministra de Comunicação Social, Helena Chagas. Segundo Amilcare Dallevo, presidente da emissora, Brasília "é o centro do poder, das decisões e há muito tempo queríamos ter um programa transmitindo direto de Brasília para o país. E a partir de janeiro faremos isso por meio de nossa filial em Fortaleza (CE), porque começaremos a produzir uma revista eletrônica do nordeste para todo o Brasil".
          A nova unidade conta com o programa "Tema Quente", transmitido desde segunda-feira (21), diariamente e conduzido pelo jornalista Kennedy de Alencar, e às sextas-feiras, por sua colega Amanda Klein. Lá também será gravado o dominical "É Notícia". "A sede nos ajuda por que Brasília é fundamental. De lá, podemos cobrir os principais assuntos internacionais, de políticas, sem contar que estamos transmitindo um programa totalmente produzido lá e exibido em todo o Brasil; isso só acrescenta em nossa cobertura", disse Américo Martins.

          O superintendente conclui que o objetivo, agora, é qualificar a mão de obra de Brasília e alavancar a cobertura em outras regiões. Ele destacou, ainda, a unidade do Rio, que também tem "grande importância" para a emissora.

          Aécio Neves e Ana Paula Junqueira são vistos saindo juntos de balada

          O senador Aécio Neves e a socialite Ana Paula Junqueira foram fotografados saindo juntos de um balada na noite de ontem em São Paulo.
          Os dois foram fotografados no banco de trás de um carro e tentaram fugir dos flashes dos paparazzi.
          Ana Paula apareceu recentemente em um vídeo que discute o conflito da USP com outras socialites. 

          Orlando Oliveira/AgNew
          Orlando Oliveira/AgNew


          Com informações do Portal Imprensa, TV foco, F5

          Suplente do demo Agripino Maia , o Tucano João Faustino, é preso

          Imagem: Ilustração do Observatório
          Por Altamiro Borges, no seu blog

          O suplente do senador Agripino Maia (DEM-RN), o tucano João Faustino, foi preso na manhã de hoje (24) no rastro da Operação “Sinal Fechado” da Polícia Federal. Ele é acusado de comandar o milionário esquema de corrupção na inspeção veicular do Detran. Após o exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Polícia, o tucano se disse “um home do bem” – ou será do DEM?

          Em seu perfil no twitter, o presidente nacional dos demos fez questão de defender o seu rico aliado: “O passado de João Faustino é suficiente para garantir a credibilidade ao que ele venha a dizer sobre esse assunto”. A situação do DEM é infernal. O partido corre o sério risco de extinção após perder vários mandatários para o recém-criado PSD do prefeito Gilberto Kassab.

          O inferno dos demos

          O Rio Grande do Norte é – ou era – um dos últimos redutos do DEM. A governadora Rosalba Rosado, a única que sobrou na sigla, está em queda nas pesquisas de opinião. Já a prefeita Micarla de Sousa, uma demo travestida de verde (PV), também é detestada pela sociedade, alvo de constantes protestos em Natal. E agora ainda pinta a prisão do rico tucano, suplente de Agripino Maia. A coisa está feia! 

          Atualizado às 11:30

          Genro do Suplente de Agripino é chefe de Patrimônio no TRE

          Marcus Vinícius Saldanha Procópio, genro do suplente de senador João Faustino e denunciado na operação Sinal Fechado, ocupa o cargo de coordenador de Material e Patrimônio do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
          No site do TRE está constando que Marcus Vinícius tem a atribuição “coordenar, orientar e controlar as atividades de aquisição, guarda, conservação e distribuição do material, e de registro e controle dos bens patrimoniais do Tribunal”, como descreve o portal do Tribunal.

          As informações são da TN online

          Mário Sabino, editor-chefe da revista Veja, deixa a publicação

          Por Rodrigo Cavalcante
          Equipe

          Imagem internet
          Mário Sabino, editor-chefe de Veja - a principal publicação da Editora Abril - vai deixar a revista, segundo informa o Brasil 247. O destino do jornalista seria a agência de assessoria de imprensa e relações públicas Companhia de Notícias (CDN).

          Segundo apurou o Portal IMPRENSA, a demissão foi confirmada nesta quinta-feira (24) e Sabino já está cumprindo aviso-prévio. Ele continua à frente da publicação até o final do mês de dezembro.

          Um dos motivos que teria levado à demissão do jornalista seria a "mão pesada" com a qual tratava a redação de temas políticos, sobretudo os ligados à presidente Dilma. Segundo fontes internas, a ideia é de que a revista passe a tratar tais temas de forma mais amena.

          Entrevistado no "Programa do Jô", exibido na madrugada desta quinta (24), Sabino havia elogiado a presidente, afirmando que ela tem sido "uma grata surpresa". Ainda não há informações sobre quem ficará no cargo do jornalista. 

          Reproduzimos abaixo, artigo de Leonardo Attuch no Braisl 247 sobre a queda do Gangster.

          Mario Sabino ou o dia em que matei meu pônei


          - Um mês atrás, estive em Recife, participando de um debate com dois grandes jornalistas brasileiros: Fernando Morais, que já vendeu mais de 5 milhões de livros, com seus romances e biografias, e Raimundo Rodrigues Pereira, ex-editor da Realidade e criador do Movimento, durante a ditadura militar. Ambos já escreveram em Veja, mas se viram forçados a se explicar à plateia, dizendo que trabalharam "naquela Veja", não "nesta Veja". Em Brasília, um de meus bons amigos é o jornalista Hélio Doyle, professor renomado da UnB, colunista deste Brasil 247 e também ex-editor de Veja. Doyle, com frequência, é cobrado pelos alunos sobre essa grave mancha em seu currículo - e ele, com frequência, dá explicações semelhantes às Fernando Morais e Raimundo Pereira. Doyle trabalhou "naquela Veja", não "nesta Veja". Um tanto mais jovem do os três colegas aqui citados, eu também trabalhei em Veja, no início da minha carreira jornalística, em 1994. Infelizamente, numa revista que já deixava de ser "aquela" para se transformar "nesta" Veja. Onde os editores babavam, como chacais, diante da primeira alternativa de destruir uma reputação. Vivi, por exemplo, o caso do embaixador Rubens Ricupero e de suas inconfidências parabólicas. Nada contra cobrir o caso em si - o modo de cobertura é que já revelava a transformação daquela revista nesta revista. E, quando saí, fui aconselhado pelo ex-chefe a ser mais "filho da puta" - nesses termos. Caso contrário, não teria futuro algum na publicação.

          Felizmente, naquele breve período, não tive o desprazer de conhecer Mario Sabino. Ele era ainda um personagem secundário, mas que, rapidamente, absorvia a cultura que, com ele, atingiu seu zênite. Anos depois, quando trabalhei na Editora Três, soube que Sabino foi demitido do cargo de editor de cultura da Istoé por um comentário, numa reportagem sobre o escritor Paulo Coelho, que já revelava parte de seu caráter. Algo jocoso, na linha do "cada país tem o escritor que merece". Domingo Alzugaray, dono da editora Três, sempre foi um gentleman. Um dos barões mais cordatos da imprensa brasileira. Que seria capaz de admitir uma crítica profissional a um autor, mas não ao público, de maneira geral e indiscriminada.

          Por que Sabino teria agido desta maneira em relação a Paulo Coelho? Talvez devido ao fato de ser um escritor frustrado. Seus livros só fizeram sucesso, realmente, nas páginas de Veja. O primeiro deles, "O dia em que matei meu pai", recebeu críticas mandatórias elogiosas na publicação, misturando interesses públicos e privados, e de forma questionável foi incluído na lista de mais vendidos de Veja. Poucas pessoas se deram ao trabalho de ler, mas quem viu enxergou, na obra, os primeiros sinais de conflitos psicológicos internos do autor, que foram levados ao comando editorial da maior revista semanal brasileira. O segundo, chamado "O vício do amor" e lançado nesta semana no programa do Jô Soares, é também sério candidato ao anonimato literário, apesar do esforço de divulgação.

          Em Veja, Sabino deu provas reiteradas de seu caráter. Anos atrás, quando Istoé publicou uma capa sobre um erro da revista da Editora Abril, que destruiu a carreira de Ibsen Pinheiro colocando três zeros a mais num extrato bancário, Veja respondeu na semana seguinte. Numa matéria sobre a concorrente, Sabino classificou em vários trechos o jornalista Hélio Campos Mello, ex-diretor de redação da Istoé e atual dono da Brasileiros, como um reles "fotógrafo" - na lógica de Sabino, fotógrafos são seres inferiores a escritores frustrados. E seu estilo de ataque lembra o de pessoas que, quando enfrentam adversários, molham a pontinha do dedo com saliva e dizem: "Eu te afogo".

          A chegada de Fabio Barbosa

          O caso Hélio Campos Mello foi apenas um dos inúmeros exemplos daquilo que Luis Nassif classificou como "assassinatos de reputação em série", praticados por Mario Sabino. Assassinatos que se tornaram mais notórios na esfera política, mas que também atingiram os meios cultural, artístico e até jornalístico. Sabino tinha um chefe, Eurípedes Alcântara, que continua em Veja, mas era dele a mão pesada e irresponsável da publicação. Eurípedes, ao contrário, é suave e educado.

          Neste ano, quando a Editora Abril anunciou a contratação de Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander, para o comando do grupo, com poderes inclusive sobre a área editorial, ficou claro e cristalino que os dias de Mario Sabino estariam contados em Veja.

          Barbosa tem nome, currículo e reputação. Não jogaria tudo na lata de lixo para preservar um nome que não é querido na própria casa - sim, a redação de Veja, nesta sexta-feira, amanheceu em festa. E, aqui no 247, passamos a escrever o óbvio, desde o dia em que Fábio Barbosa foi anunciado. Mario Sabino estava prestes a cair.

          Alguns diziam que estávamos torcendo ou tentando organizar a sucessão em Veja. Na verdade, estávamos apenas interpretando uma realidade cristalina. Sabino teve ainda a má sorte de se arriscar ainda mais, na semana em que foi anunciada a chegada de Fábio Barbosa. Com o chefe Eurípedes Alcântara em férias, ele organizou a reportagem sobre José Dirceu que terminou numa delegacia de polícia devido ao fato de um repórter ter tentado invadir um quarto de hotel em Brasília.

          O ex-presidente do Santander não toleraria condutas desse naipe, como também misturas entre interesses públicos e privados numa publicação tão relevante como é a revista Veja. Exemplo: Felipe Patury, hoje colunista de Época, deixou a publicação da Abril porque não teve liberdade para escrever sobre o faustoso casamento do criminalista Roberto Podval em Capri, onde um dos convidados foi Sabino. Semanas depois, Podval, que já defendeu Sabino em processos judiciais, foi brindado com uma entevista de páginas amarelas, que lançava seu nome para a disputa da OAB - a chapa, jocosamente, já é chamada pelos adversários de "Pepino di Capri".

          Nesta sexta-feira, o jornalismo brasileiro amanheceu melhor. Respira, novamente, bons ares. Todos que já trabalharam em Veja torcem para que um dia possam voltar a ler "aquela" Veja -- e não "esta" Veja.
          Comenta-se que Mario Sabino irá trabalhar na Companhia de Notícias, uma assessoria de imprensa do bom jornalista e bom amigo João Rodarte. Se é verdade, a CDN saiu perdendo. Essa atividade exige, sobretudo, bom relacionamento entre os pares.
          E não há um profissional brasileiro que tenha construído tantos inimigos em tão pouco tempo como Mario Sabino. Amigos, talvez ele tenha dois: Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo.
          Bom, paremos por aqui, porque o Brasil amanheceu nesta sexta com um sol radiante.

          Dilma terá programação no RN na segunda-feira

          O Palácio do Planalto confirmou ontem a vinda da presidenta Dilma Rousseff (PT) a São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal, na próxima segunda-feira (28). A única informação oficial até o momento é de que a petista virá ao Estado para assinar a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante ao consórcio Inframérica, vencedor do leilão. A assinatura deve ocorrer no local onde funcionará o novo aeroporto do Rio Grande do Norte. O avião presidencial deve pousar no local. Dilma Rousseff também é aguardada em Parnamirim, onde poderá cumprir agenda para oficializar a entrega de moradias provenientes do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

          A equipe de segurança e de infraestrutura da presidenta, denominada de "precursora" já encontra-se em Natal e visitou tanto as instalações em São Gonçalo do Amarante como as de Parnamirim. A estrutura é toda custeada pela União e a comitiva deve ter a participação de ministros e políticos potiguares aliados do Governo petista.

          A presidenta deve desembarcar na nova pista do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Será a primeira vez que a pista será usada. Técnicos da Aeronáutica fizeram inspeção no local e constataram que há condições para um pouso com segurança.

          Esta é a primeira vez que a presidenta da República vem ao Rio Grande do Norte, com agenda oficial, depois que foi eleita em outubro de 2010. Em março deste ano, durante o período do carnaval, Dilma Rousseff escolheu o Estado para passar o feriado com a família. Naquela ocasião, ela optou por um descanso restrito aos parentes e não saiu do local onde ficou hospedada, no hotel de Trânsito da Barreira do Inferno.

          No período, deixou as instalações  onde estava com os familiares apenas para assistir a uma apresentação sobre as atividades desempenhadas pelo Centro de Lançamento. Ela foi informada sobre aspectos sobre outras instalações do programa, além de pesquisas em andamento, como o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

          Fonte: TN online